A Dunlop anunciou nesta terça (17), introdução de uma nova série de pneus desenvolvidos para categoria GTE, tanto do Mundial de Endurance quanto do ELMS.
O objetivo da Dunlop será aproveitar toda a aprendizagem acumulada ao longo de 2015, o primeiro ano da nova regulamentação de borrachas que designou um pneu único em vez da anterior fórmula de escolha livre.
A nova gama de pneus GTE foi desenvolvida para manter a paridade, consistência e durabilidade necessárias para uma diversificada gama de carros, mas com melhorias nos pneus traseiros e novas misturas de borracha pensadas para oferecer aos pilotos mais confiança em frenagens e uma maior estabilidade nas mudanças de direção, e alta velocidade.
Esta gama de pneus já revelou ser um passo a frente nos testes com diversos modelos de carros usados no ELMS. As equipes que correm com BMW, Ferrari e a Porsche já testaram as novas borrachas. A equipe Beechdean (Aston Martin) vai ter o primeiro contato com os novos compostos no circuito do Bahrein, no fim do mês de Novembro.
Pela primeira vez o regulamento determinou um único fornecedor de pneus, a Dunlop e o ELMS concordaram em colocar um novo pneu intermédio à disposição das equipas. Isso permitirá reduzir custos, pois poderão passar a usar este novo pneu em vez de desgastar desnecessariamente pneus de chuva quando o piso não se encontra muito molhado ou evitar os riscos de usar “slicks” numa pista úmida.
Mike McGregosr, responsável do departamento de testes da Dunlop: “A Dunlop convidará as equipes e potenciais candidatos da classe GTE para testar os novos pneus no circuito de Aragon, na Espanha, no mês de Março. Os primeiros testes já realizados traduziram uma opinião muito positiva sobre a nova gama e permitiram que os clientes possam se preparar melhor para as 24 Horas de Le Mans assim como o ELMS e o FIA WEC”.