O Automobile Club de l´Ouest, comprou briga com a Creventic, promotora da 24H Series, que tem em seu calendários corridas de longa duração em Dubhai, Paul Ricard entre outros circuitos. Para 2017, a série chega a Austin, nos Estados Unidos.
Todo o entrave com a ACO começou durante o final de semana das 4 horas de SPA, quando dirigentes da Creventic, realizaram uma sondagem entre as equipes que competem com protótipos LMP3. Tal abordagem não foi em vão. A organização da prova, já tinha anunciado que para o próximo ano, protótipos LMP3 poderiam participar das suas corridas.
“A ideia de explorar as oportunidades com protótipos. Esse foi o resultado dos muitos pedidos que recebemos das equipes e pilotos que desejam correr nas 24H de Dubai”, disse Ole Doerlemann, da Creventic.
O que Ole não sabe ou acabou não percebendo, ou jogou um verde, é que existe todo um processo de licenciamento do uso dos LMP3. Assim como acontece com a VdeV Francesa, British Prototype Cup e IMSA Prototype Challenge nos EUA, a partir de 2017.
A ACO afirma em comunicado oficial, que a Creventic não fez qualquer acordo de licenciamento da marca sobre a plataforma LMP3:
“O ACO nega ter concordado com a Creventic, sobre a organização de uma série de corridas em 2017 chamado” 24 Proto Series “, que está aberta para protótipos LMP3. O ACO nega ter concedido a Creventic a marca LMP3, bem como os regulamentos técnicos LMP3, que são propriedade exclusiva.”
“Da mesma forma, a criação da lista de equipes LMP3 para futuros eventos organizados pela empresa holandesa, foi feita sem o conhecimento e contra a vontade do ACO.”
“Sobre este ponto, como no anterior, o ACO nega e defende fortemente os seus direitos.”
Os nomes dessas equipes foram colhidos durante as 4 horas de SPA. Ivo Breukers, funcionário da Creventic, acredita que uma reunião formal com Vincent Beaumesnil, diretor esportivo da ACO, seja positiva para sua série. “Não é nossa intenção fazer mal a ninguém; é nossa intenção dar serviço aos nossos clientes e equipes “, disse Breukers ao site Sportscar365.
“É bom para ACO, especialmente se você olhar para as equipes.Eles estão nos pedindo mais tempo de pista, mais corridas.”