A próxima etapa do Mundial de Endurance serão as míticas 24 horas de Le Mans. Tanto os protótipos, quanto os GTE são desenhados para obter o melhor desempenho no tradicional traçado. Na ultima etapa do WEC em SPA, A Audi levou o carro #3 com as especificações de Sarthe. Mas afinal que muda com o “kit Le Mans?”
No caso da indústria automobilística ou no automobilismo, a aerodinâmica é o estudo do movimento do ar sobre um carro em movimento, e como isso vai afetar o fluxo de ar de movimento do carro através do fluxo. Em resumo, a aerodinâmica é desenvolvida para fazer o carro “vencer” a resistência de Ar, economizando os componentes mecânicos e combustível. No automobilismo ele serve essencialmente para fazer o carro obter maiores velocidades ou chegar a ela no menor tempo possível. Assim se viu a necessidade de criar projetos especializados, e uma boa equipe de aerodinâmica pode valer seu peso em ouro para uma equipe de corrida.
Os mesmos princípios se aplicam às aeronaves, a forma do chassis de um carro é semelhante a uma asa invertida, que cria downforce em vez de fazer ele voar. Isso mantém o carro no chão em altas velocidades e aumenta a tração nas curvas, pois o ar sob o carro está se movendo mais rápido do que o ar acima dela. Ar mais lento cria maior pressão, forçando o carro para baixo contra a pista. O Downforce deve ser equilibrado com o arrasto, o que retarda o carro. O layout dos carros é feito em programas como os CFD (Computational Fluid Dynamics) e, em seguida, túneis de vento. O objetivo é encontrar o melhor desenho e solução para obter mais downforce, e o menor arrasto para obter as maiores velocidades possíveis.
“Para atingir as metas de eficiência definidas pelos regulamentos, é necessário encontrar a relação perfeita entre o arrasto aerodinâmico e downforce”, confirma o Dr. Martin Mühlmeier , Chefe de Tecnologia da Audi Sport. “Usando várias simulações, tentamos esclarecer, mesmo antes da primeiro teste se o carro gera downforce suficiente para alcançar as velocidades nas curvas desejadas. Ao mesmo tempo, é necessária impedir o arrasto aerodinâmico excessivo porque ele tem que ser rápido nas retas. Outro desafio decorrente dos regulamentos 2014 é projetar a aerodinâmica de uma forma otimizada em conformidade com as metas de consumo especificados. “
Além da Audi, Porsche e Toyota e as demais equipes devem se apresentar no dia de teste em Le Mans com carros ligeiramente modificados afim de ganhar segundos preciosos durante a prova.
Nas fotos podemos ver que o Audi #3 está com o “kit Le Mans”, enquanto o #1 com as configurações das demais provas do mundial.
Fonte: Audi AG.