Os circuitos criados pelo alemão Herman Tilke sempre foram alvos de crítica. Traçados estreitos, sem pontos de ultrapassagem. Circuitos para carros desfilarem e não disputarem uma posição.
Some isso a uma F1 com carros que não conseguem pegar um vácuo sem perder pressão aerodinâmica. Pois bem, em 2016 teremos a primeira prova do WEC no circuito Hermanos Rodrigues no México. O traçado foi alterado, mutilado como muitos criticaram Tilke.
O traçado antes desafiador, principalmente na curva Peraltada que antecede a grande reta dos boxes foi o setor mais descaracterizado. O que antes era uma curva realmente desafiadora se transformou em um “Z” feito em baixíssima velocidade, dando ao expectador a chance de ver um F1 ou qualquer carro que por ali passe.
Bem se o fã quer ver o carro quase parado, que veja no momento da largada, nos boxes ou em fotos, não é mesmo? Pois bem. Para testar se realmente a pista é isso tudo, foi feita por Marek Adamus uma ótima versão para Rfactor1.
A pista é boa em termos de textura e construção, não deve nada para pistas feitas por grandes modeladores, mas o que se avaliou mesmo foi como o jogo se comportaria em uma corrida de endurance, já que é um simulador, vamos simular!
Salvo a realidade da coisa, arrisco a dizer que a prova será bem mais interessante do que a da F1 por motivos óbvios. O tráfego e é claro a construção dos atuais LMP1 que não precisam esperar uma reta por exemplo para pegar o vácuo.
A sequencia de “esses” poderá ser um tormento para protótipos e GTs em momentos de ultrapassagens, bem como a parte parada que antecede a grande reta. Mas como não existe prova monótona no Endurance a coisa deve ser bem mais interessante do que na “grande” F1. Abaixo o link da pista para você tirar suas próprias conclusões.