Cinco equipes asseguraram convites automáticos para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans, após o término da temporada da European Le Mans Series (ELMS), realizada no último fim de semana em Portimão, Portugal.
As vagas foram distribuídas entre os campeões das quatro categorias da ELMS, além do vice-campeão da classe LMP2. Entre os destaques, quatro dos cinco convites foram para a competitiva classe LMP2. Que contará com a presença das equipes AO by TF e Inter Europol Competition, respectivamente primeira e segunda colocadas na classificação geral.
Aliás, a AF Corse garantiu um convite ao vencer a categoria LMP2 Pro-Am, enquanto a RLR M Sport garantiu sua vaga em Le Mans após conquistar o título da LMP3. Além disso, a equipe britânica retornará ao grid de Le Mans pela primeira vez desde 2019, quando competiu com um Oreca 07 Gibson, após ter vencido o campeonato da LMP3 no ano anterior.
Os demais convites paras as 24 Horas de Le Mans
Na categoria LMGT3, a Iron Lynx recebeu um convite automático após a vitória de Hiroshi Hamaguchi, Axcil Jefferies e Andrea Caldarelli. Eles conquistaram o título na última volta da corrida decisiva em Portimão.
Além dos convites da ELMS, outros três lugares já possuem o acesso pelos resultadosa no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, após o Road Atlanta. Nick Boulle e Orey Fidani garantiram os títulos Trueman e Bob Akin Award. Enquanto a Porsche Penske Motorsport assegurou uma vaga adicional após vencer o campeonato GTP.
Por fim, os dois últimos convites automáticos serão dos campeões das classes LMP2 e GT da Asian Le Mans Series. Cuja temporada tem início em 7 de dezembro, no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia.