Cetilar Racing controla prova do início ao fim e vence novamente na Asian Le Mans Series

A Cetilar Racing manteve o aproveitamento perfeito no fim de semana de abertura da Asian Le Mans Series 2025 e conquistou sua segunda vitória em duas corridas no circuito de Sepang. Roberto Lacorte, Charles Milesi e Antonio Fuoco garantiram um triunfo dominante na prova de domingo, que terminou de forma antecipada em razão da forte chuva na Malásia.

O Oreca 07 Gibson #47 da AF Corse, conduzido por Fuoco no momento decisivo da corrida, sustentava uma vantagem confortável de 31 segundos sobre o Oreca #25 da Algarve Pro Racing, pilotado por Enzo Trulli, quando o safety car entrou na pista pela terceira vez, a 25 minutos do fim.

Todavia, a neutralização ocorreu após dois incidentes distintos. O Oreca #6 da United Autosports, com Paul di Resta ao volante, saiu da pista após contato com o carro da DKR Engineering, de Mathias Beche. Pouco depois, o Ligier LMP3 #1 da Team Virage, pilotado por Julien Gerbi, também ficou preso na brita.

Resultado corrida 2

Sendo assim, a Cetilar Racing controlava a corrida desde o fim do período anterior de safety car. Cerca de 90 minutos antes da bandeirada final, Fuoco ultrapassou Tom Dillmann, da APR, assumiu a liderança e passou a abrir vantagem consistente sobre os concorrentes diretos.

Os detalhes da vitória da Cetilar Racing

Embora a pista tivesse secado após uma chuva intensa que atingiu a metade da prova, um novo temporal caiu sobre o circuito malaio logo depois da última entrada do safety car. Diante das condições extremas, a direção de prova optou por interromper a corrida faltando 13 minutos para o término, confirmando Lacorte, Milesi e Fuoco como vencedores.

O segundo lugar ficou com o trio Enzo Trulli, Tom Dillmann e Michael Jensen, que repetiu o resultado obtido na corrida de sábado. George Kurtz, Malthe Jakobsen e Louis Deletraz completaram o pódio geral com o Oreca #4 da CrowdStrike Racing by APR, em um desfecho idêntico ao da prova de abertura do fim de semana.

Jakobsen perdeu a segunda posição para Trulli após uma disputa direta na parte final da corrida, quando o piloto estreante na LMP2 retomou a liderança de Dillmann a 38 minutos do fim. O quarto lugar ficou com o Oreca da DKR Engineering, dividido por Mathias Beche, Alexander Mattschull e Griffin Peebles, mesmo após um toque tardio com di Resta, que estava uma volta atrás.

A chuva em Sepang

O Oreca #88 da Proton Competition, pilotado por Horst Jr. e Felix Felbermayr, além de Lorenzo Fluxa, fechou o top 5. Já o carro #5 da United Autosports terminou em sexto. Depois de Mikkel Jensen cumprir uma penalização de passagem pelos boxes por provocar um acidente que envolveu o carro da RD Limited, de Tristan Vautier.

Em outras palavras, A Inter Europol Competition teve uma corrida complicada com o Oreca #43. Que perdeu posições após apresentar aparentes falhas elétricas durante o stint de Nolan Siegel, encerrando a prova apenas na 12ª colocação. Situação semelhante viveu o Oreca #20 da Algarve Pro Racing. Que chegou a liderar após a primeira chuva, mas caiu para 13º após um erro na montagem dos pneus durante uma parada nos boxes.

CLX Motorsport e Kessel Racing vencem nas demais categorias

Na LMP3, a vitória ficou com o Ligier JS P325 #17 da CLX Motorsport, pilotado por Paul Lanchere, Kevin Rabin e Alexander Jacoby. Apesar disso, a equipe realizou as duas paradas obrigatórias de longa duração durante o primeiro período de safety car virtual. E assegurou o triunfo mesmo após cumprir uma penalização de cinco segundos por infração ao VSC.

Jacoby retomou a liderança nas voltas finais, após o Ligier #8 da Team Virage realizar sua última parada pouco antes do último safety car. O segundo lugar ficou com o Ligier #71 da 23Events Racing. Dos pilotos Matus Ryba, Terrence Woodward e Ibrahim Badawy, seguido pelo Ligier #29 da Forestier Racing by VPS.

A classe LMGT3

Aliás, na classe GT, a Ferrari 296 GT3 #74 da Kessel Racing, pilotada por Dennis Marschall, Dustin Blattner e Chris Lulham, conquistou a vitória após assumir a liderança depois da primeira entrada do safety car. Isso neutralizou a vantagem inicial da Mercedes-AMG GT3 Evo #37 da QMMF by GetSpeed.

Abdulla Ali Al-Khelaifi construiu uma grande vantagem no início da corrida com a Mercedes-AMG. Porém, o ritmo caiu no trecho intermediário com Ghanim Al-Maadheed, permitindo que Lulham assumisse a liderança na metade da prova. Além disso, após nova neutralização, Lulham abriu quase 20 segundos sobre o Porsche 911 GT3 R da Origine Motorsport. Isso antes de entregar o carro a Marschall, que manteve a ponta até a interrupção final.

A disputa pelo segundo lugar terminou com ultrapassagem do BMW M4 GT3 EVO #69 da Team WR. Dos Anthony McIntosh, Parker Thompson e Dan Harper, sobre o Porsche da Origine Motorsport. Dois carros da AF Corse completaram o top 5. Com Davide Rigon garantindo a quarta posição no Ferrari #51 à frente de Alessandro Pier Guidi, no #54.

Nesse sentido, a GetSpeed obteve apenas o sexto lugar com o carro #9, vencedor da prova de sábado. Já o Mercedes-AMG #37 terminou em décimo após uma punição por exceder os limites de pista.

A chuva intensa também provocou diversos abandonos. O Corvette Z06 GT3.R #66 da JMR, que havia largado da pole position, perdeu o controle e ficou preso na brita. Um acidente na mesma curva envolvendo o Porsche nº 10 da Manthey e outro Corvette resultou em danos severos e eliminou os carros da disputa. Por fim, o Corvette da Racing Team Turkey precisou de longos reparos após sofrer avarias significativas.