No final de cada ano a ACO por meio do comitê de resistência com base no desempenho nas corridas durante o ano faz uma planilha e define os pilotos em categorias. Assim como na F1 temos a super licença no endurace a classificação é feita por categorias. Temos Platinum, Ouro, Prata e Bronze. Entenda cada uma delas.
Categoria Platinum – O piloto deve ter menos de 50 anos, atender os diversos critérios pertinentes a super licença da F1, já ter ganho as 24 horas de Le Mans, ser contratado por um fabricante de automóveis e ter terminado entre os 10 primeiros nos campeonatos de F3000, CART/ ChamP Car, IRL, GP2. Se classificado entre os 6 primeiros em séries internacionais como F3, (campeonato Britânico ou F3 Europeia) ou World Series by Ranault. O piloto também pode receber tal definição caso o comitê de endurance decida por isso.
Categoria Ouro – Piloto Semi-profissional internacional com idade entre 50 e 59 anos, ter as mesmas qualificações dos pilotos Platinum. Estar entre os 10 primeiros em campeonatos internacionais secundários como A1GP, Renault V6. Ter terminado entre os 6 primeiros em séries como F3, FR 2000 etc. Ter terminado entre os 5 primeiros em séries de alto nível internacional como Fórmula Ford, F. BMW, F-ZIP, Autosport Academy etc. Também pode ser considerado caso tenha terminado entre os 6 primeiros em séries como Porsche Supercup ou entre os 3 primeiros em séries nacionais ou internacionais organizadas por fabricantes, Porsche, Peugeot, Renault ou ser aceito pelo comitê sem as especificações.
Categoria Prata – Piloto amador, idade inferior a 30 anos, não se encaixar nos critérios das categorias ouro e platinum. Pode ter acima de 60 anos, tenha competido em campeonatos nacionais ou internacionais ou em dupla com pilotos profissionais, ou ganhando um campeonato de pilotos não profissionais como Ferrari Challenge, Trofeo Maserati, Lamborghini Trophy.
Categoria Bronze – Piloto amador, de qualquer idade que tenha carteira B internacional, sem histórico relevante no automobilismo. Ou que seja definido pelo comitê
Sendo assim nas classes LMP1 e GTE-PRO as equipes definem os pilotos independente da categoria. Já nas classes LMP2 em equipes com dois ou três pilotos no mínimo um deles deve ser da categoria prata, para a classe GTE-AM no máximo um piloto deve ser Platinum
Fonte: Site ACO