O titulo pode parecer bobinho para quem acompanha automobilismo mais a fundo. Mas hoje conversando com meus colegas de trabalho e amigos nas redes sociais apenas confirmei o que já sabia. Poucos tinham o conhecimento que um brasileiro venceu uma das principais corridas do mundo.
Achei que estava enganado e fui procurar nos grandes portais (que adoram enaltecer quando um brasileiro ganha campeonatos de jogar pedra no rio por exemplo), e o único registro foi no site do Terra. Globo, R7, Folha entre outros sequer noticiou o feito de Osvaldo Negri e Felipe Nasser, sim!! outro brasileiro chegou em terceiro em sua primeira vez na grande pista de Daytona.
O principal assunto do dia foram os testes de Rubens Barrichello com um carro da Indy. Não que isso fosse uma péssima notícia já que Rubens pode e deve ter um bom desempenho nos carros da Indy ou em qualquer outra categoria. Mas Negri com seus 48 anos de vida (Rubinho tem 40) está no auge da sua carreira. Competiu na Nascar e em outras categorias. Trilhou o mesmo caminho de Rubens más acabou migrando para o lado dos GTs.
Isso o faz pior ou melhor que Rubens? Ou qualquer notícia “importante” sobre automobilismo. Não o erro de Negri e não ter feito sucesso na F1 ou quando tivesse perto da aposentadoria chamar a imprensa e avisar que vai competir na StockCar que são as duas (e para a maioria dos editores) as únicas categorias amplamente divulgadas. É triste saber que o público que gosta de automobilismo muitas vezes não tenha acesso a informação. Claro que graças a essa falta de vontade dos grandes meios jornalísticos de buscar novas histórias fizeram surgir milhares de blogs e sites que buscam, esgravatam e garimpam notícias e principalmente a história não só da Rolex mas de tudo que é corrida por esse mundo a fora.
Alguém viu alguma matéria sobre a etapa de mundial de Endurance em Interlagos? WTCC ou FIA GT? Pois é são campeonatos importantes em qualquer lugar do mundo e que trazem dinheiro e investimentos por onde passam, mas aqui no Brasil a única coisa que “vende” é F1 e Stock.
E as etapas da F-truck? Pois é a média de público é infinitamente maior do que qualquer etapa da Stock mas é pouco divulgado, sem contar campeonatos de marcas e pilotos, Copa Spyder bons campeonatos com belas disputas.
Por isso parabéns Osvaldo Negri e Felipe Nasser, continuem dando orgulho para os poucos brasileiros que acompanham suas carreiras graças a péssima cobertura da nossa rica imprensa.
Sabe o que é chegar na escola e ninguém, NINGUÉM se quer saber o que é uma edurance, fia gt, wtcc..nada. Agora pergunta sobre futebol( não, não gosto de futebol)! Não o que conversar, se eu falar que o Osvaldo Negri venceu, nem vão entender
Antes tarde do que nunca:
https://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2012/01/historica-50-edicao-das-24-horas-de-daytona-tem-dois-brasileiros-no-podio.html
a corrida teve cobertura ao vivo do speed. não foi integral, mas teve bastante gente acompanhando na tv paga e na internet. arrisco dizer que pelo menos uns 2 mil brasileiros que gostam de corridas independente da categoria assistiram a prova.
osvaldo negri e felipe nasr estão de parabens pelo que fizeram.
Com certeza Egidio…. Mas lhe pergunto… quantas pessoas tem acesso a tv paga e Internet? Mesmo que a cada ano o número de assinantes dobre mais da metade da população não sabe quem é Oswaldo Negri e é ali que a grande impressa entra…