A equipe BMW Team Brasil completou neste final de semana (14 e 15) testes no circuito dePortimão, no Algarve, em Portugal, como preparação para temporada 2015 do Blancpain GT Series. Cacá Bueno, Felipe Fraga, Átila Abreu e o alemão Dirk Müller trabalharam em diversos pontos do BMW Z4 GT3.
Fraga, que será o companheiro de Cacá e Sérgio Jimenez nas provas de endurance, teve seu primeiro contato com o BMW Z4. Átila, que fez uma prova com o time brasileiro na Espanha, há dois anos, iniciou um novo programa, agora visando a temporada completa. Ele será companheiro de Valdeno Brito nas provas do Sprint e Endurance. O terceiro piloto para as provas de longa duração será anunciado em breve.
Müller, que é piloto de fábrica da BMW, participou dos testes como convidado e consultor. Ele pode ser um dos substitutos dos titulares, caso a primeira etapa em Nogaro, na França, coincida realmente com a prova de Stock Car em Ribeirão Preto, no dia 4 de abril, o que vai impossibilitar a participação de Átila, Valdeno, Cacá, Jimenez e Fraga.
“Ele participou do teste, dividindo o carro com o Cacá, e também trouxe um dos engenheiros da BMW. Ambos elogiaram bastante o trabalho da equipe e foi um intercâmbio muito bom para todos”, declarou Bruno Munhões, engenheiro do BMW Team Brasil.
Para Átila Abreu, os dois dias de trabalho foram importantes em vários aspectos. “Os treinos foram bem produtivos. A gente conseguiu testar bastante coisa, tanto para o campeonato de Sprint, quanto o de Endurance. No começo, eu e o Fraga focamos muito em andar com o carro, conhecer um pouco mais, nos acostumar, entendendo um pouco melhor o BMW Z4. Já o Cacá, como já está mais acostumado, foi testando outras coisas. No segundo dia, cada um, já pode utilizar um jogo de pneus novos. Testamos tanto o pneu do Sprint, quanto o do Endurance, já que eles são diferentes e a equipe não conhecia o pneu de endurance. Então foi uma experiência nova que a gente teve e também trabalhamos um pouco na simulação de corrida”, explicou o paulista Átila Abreu.
“O teste serviu muito para conhecer melhor o carro. O estilo de pilotagem é bem diferente do Stock Car e requer um pouco mais de cuidado. O carro tem mais eletrônica, tem controle de tração, freio ABS, algumas coisas que o Stock não tem, e que são coisas que modificam o estilo de pilotagem e que eu precisava me acostumar, principalmente eu que na Stock sempre tento extrair um pouco mais do carro, tento andar meio no limite e esse carro não aceita tanto em virtude da eletrônica, tem de ser um outro estilo de pilotagem”, continuou o piloto de Sorocaba.
“Me entrosei um pouco mais com os mecânicos também, com a equipe, engenheiros. É diferente ir para um treino, se preparando para fazer uma temporada, comparando com a única etapa que eu fiz em Navarra. Agora vamos dar sequência a um trabalho de toda uma temporada. Já conversei com o Valdeno também depois do treino e estou ansioso para que chegue logo a primeira etapa e estamos muito confiantes de que a BMW também vai andar bem. Eles aumentaram um pouco o restritor em comparação ao ano passado, o que dá um pouco mais de potência para o motor, que era uma das deficiências, então o carro está um pouco mais rápido de reta. Acho que vai ser mais competitivo e vamos ter mais chances de brigar por vitórias e pódios. Tende a ser um ano muito promissor e está todo mundo animado para colher bons resultados”, completou Abreu.
A primeira etapa do Blancpain Sprint Series será entre os dias 4 e 6 de Abril em Nogaro e a Blancpain Endurance Series nos dias 11 e 12 de Abril em Monza.