A Audi que não participou dos testes em Sebring e Paul Ricard aposta em Le Mans para por aprova seu mais novo brinquedo o R18. É sem dúvida o principal lançamento do mundo do endurance em 2011 já que a marca adotou um protótipo coupe abandonando os abertos que fizeram sua fama.
Em entrevista ao site endurance info Ralf Juttner diretor técnico da Audi revela pormenores deste programa decisivo para estreia do carro.
P. No próximo domingo o R18 irá para o circuito pela primeira vez. Do ponto de vista técnico qual é sua opinião sobre este dia de teste?
R.”O dia do teste foi abandonado por dois anos por razões econômicas. Fico feliz que este tipo de evento tem lugar no calendário. Isso permite que as equipes evitem algumas surpresas desagradáveis que aparecessem durante a corrida em junho. No entanto hoje o teste tem um significado diferente. Nos outros anos a a data era muito próxima da corrida e não era possível fazer muitas mudanças. Agora á mais tempo para reagir. “
P. Qual vantagem a Audi vai tirar deste dia?
R. Nós seremos capazes de realizar muitas coisas importantes. A pista é única e o circuito não pode ser usado de forma permanente. Cada milha vale seu peso em ouro. Após a regulamentação, só temos a obrigação de vir para o teste com um carro. No entanto, vamos fazer esses testes com os três R18 TDI. Vamos finalizar um programa diferente em cada um dos três carros para ganhar o máximo de informação possível sobre aerodinâmica, pneus, o set-up e outras questões. “
P. É possível ter uma comparação entre as equipes?
R. Mas não devemos esquecer que só as próprias equipes sabem realmente o que estão testando. Isto pode certamente ser uma primeira comparação, mas a gente só vê o desempenho real em junho.”