A Comtoyou Racing garantiu uma vitória histórica para a Aston Martin nas 24 Horas de Spa, neste domingo, 30. Tudo ocorreu após um drama no pit lane envolvendo o carro #51 da AF Corse.
O Aston Martin Vantage GT3 Evo #7, pilotado por Mattia Drudi, Marco Sorensen e Nicki Thiim, cruzou a linha de chegada à frente do trio da Ferrari, composto por Alessandro Pier Guidi, Davide Rigon e Alessio Rovera. Esta vitória marca a primeira conquista em uma corrida de 24 horas para o atualizado Vantage GT3 da marca britânica. Além disso, sendo também a primeira vitória da Aston Martin no evento desde 1948.
Reviravolta dramática na hora final
Na última hora da corrida, a Ferrari parecia destinada a conquistar sua segunda vitória no evento em quatro anos, com Pier Guidi mantendo uma liderança confortável. Porém, a sorte virou quando Pier Guidi ficou preso na entrada dos boxes devido a um Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #19 da GRT Grasser Racing, que também estava preso. Mesmo após o reboque do Lamborghini, Pier Guidi caiu para o quinto lugar, permitindo ao Aston Martin #7 assumir a liderança, seguido pelo BMW #998 e o Porsche 911 GT3 R #96 da Rutronik Racing.
Recuperação e penalidades na luta da Aston Martin
Além disoo, Pier Guidi recuperou-se rapidamente, ultrapassando o Aston Martin #34 da Walkenhorst Motorsport e o Porsche, assumindo o terceiro lugar atrás do carro da ROWE Racing. Na reta final, Max Hesse do BMW #998 precisou fazer uma parada no pit lane para evitar exceder o tempo máximo de turno, caindo para o sexto lugar e permitindo que a Ferrari terminasse em segundo.
Desempenho das equipes
O BMW da equipe WRT #32, pilotado por Dries Vanthoor, Sheldon van der Linde e Charles Weerts, ficou em terceiro lugar, após uma penalidade de 30 segundos por infração de Full Course Yellow na 14ª hora. Apesar de liderarem na metade da prova, ambos os BMWs da WRT não conseguiram se manter na disputa até o final. O carro #46 perdeu duas voltas após Valentino Rossi provocar um acidente, agravado por penalidades adicionais por contatos e liberações inseguras.
Classificação final
O Aston Martin #34 da Walkenhorst Motorsport terminou em quarto lugar, seguido pelo Lamborghini #163 da GRT Grasser Racing em quinto. O BMW #998 da ROWE Racing acabou em sexto devido à parada tardia no pit lane.
Na categoria Gold Cup, o Mercedes-AMG GT3 Evo #777 da AlManar Racing by GetSpeed garantiu a vitória. Enquanto as honras da classe bronze foram para o Audi R8 LMS GT3 Evo II #66 da Tresor Attempto Racing. A GetSpeed também conquistou a classe Prata com o Mercedes-AMG #3, e a vitória na classe Pro-Am foi para CrowdStrike by Riley.
Desafios e abandonos
Por fim, a corrida foi desafiadora para vários concorrentes. Incluindo o Porsche 911 GT3 R #911 da Pure Rxcing, que capotou na 17ª hora, e o #992 da HubAuto. Que abandonou cedo devido a uma falha na suspensão. Os carros da classe Pro da Mercedes-AMG também enfrentaram problemas, com abandonos devido a acidentes e falhas mecânicas.