Após o lançamento da DLC da European Le Mans Series para o Le Mans Ultimate, a pergunta que fica é: o que virá a seguir? O pacote de expansão do conteúdo europeu traz os três carros da classe LMP3 (Ligier JS P325, Ginetta G61-LT-P325-EVO e Duqueine D09).
Além dos carros, teremos as três pistas restantes do ELMS: Silverstone (já lançada junto com o Ligier), Paul Ricard e Barcelona. Também estão disponíveis as pinturas das classes LMP2 e LMGT3. O Oreca 07 está mais potente do que a versão que compete nas 24 Horas de Le Mans (WEC).
Mesmo que a temporada 2026 do Mundial de Endurance não traga a adição de novas pistas nem a retirada de algum traçado, é esperado o lançamento do Hypercar da Genesis, o GMR-001 Hypercar (uma cópia do Alpine A424), além de atualizações do BMW M8 Hybrid e do Toyota GR010 Hybrid. E o Le Mans Ultimate?
Sendo assim, a Studio 397 terá bastante trabalho durante 2026, além do já anunciado modo carreira e das atualizações de correções de bugs e melhorias. Tudo o que foi mencionado acima deverá chegar ao jogo em algum momento. Logo, sonhar não custa nada e, para manter o simulador atualizado e competitivo frente a iRacing, Automobilista 2 e Assetto Corsa Competizione, é interessante pensar além.
Próxima parada: Asian Le Mans Series
Sendo o LMU um jogo oficial de dois campeonatos organizados pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), por que não um terceiro? É aí que a Asian Le Mans Series entra em jogo.
Lançada originalmente em 2009, a categoria não obteve sucesso e enfrentou problemas financeiros. O ACO a relançou em 2013, alterando seu formato a partir da temporada 2014/15 — um formato que passou por mudanças ao longo dos anos, mas que sempre ocorreu no final de um ano e no início do seguinte.
Assim, a temporada 2025/2026 começará no dia 12 de dezembro, com as 4 Horas de Sepang. O calendário seguirá o formato de rodadas duplas, com provas de quatro horas de duração cada. Além de Sepang, a série contará com etapas nos circuitos de Dubai e Abu Dhabi.
Por ser um campeonato enxuto, há boas possibilidades de sua adição ao LMU. O jogo já possui os carros que estarão na série (LMP2, LMP3 e LMGT3). O desafio, portanto, seriam as pistas e os acordos de licenciamento. Esses traçados ainda não fazem parte do portfólio da Studio 397, mas, considerando o aporte financeiro de US$ 2,5 milhões recebido pela Motorsport Games de investidores em abril deste ano, não é impossível.
Afinal, esse acordo seria, em tese, mais barato do que um com a IMSA. O custo de desenvolvimento de toda a série americana é infinitamente maior do que a construção de três pistas do campeonato asiático.
Outras possibilidades
Além disso, para que o jogo se torne algo ainda mais “oficial” do ACO, bastaria adicionar a Le Mans Cup, já que as pistas e os carros já estão presentes no jogo, sendo necessário apenas incluir as pinturas das classes LMP3 e LMGT3. Indo além, ainda há a base da pirâmide do endurance proposta pela entidade: a Ligier European Series.
Competindo com o mesmo calendário do ELMS, a adição incluiria os carros Ligier JS P4 e JS2 R, que já estão disponíveis no Automobilista 2.
Por fim, são apenas vislumbres que poderiam ampliar as possibilidades do Le Mans Ultimate. Se acontecerão? O tempo dirá. Quer acompanhar a série? A temporada completa do Asian LMS é transmitida pelo canal da categoria no YouTube.