A temporada 2024/25 da Asian Le Mans Series promete ser a maior da história da competição, com um grid máximo de 44 carros para as seis corridas programadas, a partir de dezembro, na Malásia. Esse número representa um aumento de 15% em relação à temporada 2023/24, marcando o maior contingente de inscritos no Sudeste Asiático.
O grid será composto por três classes, com 17 protótipos de Le Mans: 11 LMP2s, 6 LMP3s, e um impressionante número de 27 carros da categoria GT. Além disso, as marcas que estarão representadas na categoria GT incluem Aston Martin, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Mercedes e Porsche.
Além disso, na classe LMP2, a competição será acirrada com a presença de equipes campeãs. A Algarve Pro Racing, atual campeã, alinhará dois carros na busca pela defesa do título conquistado na última temporada. Equipes de peso como Nielsen Racing e DKR Engineering também marcarão presença, cada uma com um carro. A equipe GT Pure Rxcing, atual campeã da categoria GT, fará sua estreia na LMP2 com um Oreca-Gibson, sob a gestão da TF Sport.
Os destaques da temporada do Asian Le Mans Series
Porém, entre as equipes de destaque, a Proton Competition e a AF Corse participarão com dois carros cada, enquanto a Inter Europol Competition e a RD Limited completam o grid com um carro cada.
A classe LMP3 terá seis carros. Todos Ligier JS P320-Nissan, para a última temporada com os atuais regulamentos técnicos. Entre as equipes inscritas, estão a campeã de 2023, Graff Racing, e a campeã de 2018-19, Inter Europol Competition. Outras equipes de renome incluem RLR MSport, Bretton Racing, Ultimate e High Class Racing.
Já o grid da categoria GT, com 27 carros, superou o da temporada anterior em 17%, atraindo várias novas equipes. O line-up inclui dois Aston Martin Vantage AMR GT3, sete Ferrari 296 GT3s, um Lamborghini Huracan GT3 EVO 2, dois McLaren 720S GT3, além de oito Mercedes AMG GT3 EVOs e sete Porsche 911 GT3 Rs.
Aliás, a AF Corse, uma das principais equipes da Ferrari, inscreveu quatro 296 GT3s, enquanto Kessel Racing, Car Guy e Absolute Racing completam a representação da marca italiana. O Porsche 911 GT3 R estará presente nas equipes como Manthey Racing, Proton Competition e Car Collection. Outras equipes estreantes incluem a chinesa Climax Racing, com dois Mercedes AMG GT3, e a 2 Seas Motorsport, do Bahrein.
O presidente do Automobile Club de l’Ouest, Pierre Fillon, celebrou o recorde de inscrições: “É fantástico ver o grid destatemporada da Asian Le Mans Series. Equipes prestigiadas estão prontas para competir, começando por Sepang, na Malásia, em menos de três meses. Nesse sentido, a ação seguirá para os Emirados Árabes Unidos com etapas em Dubai e Abu Dhabi. Tudo aponta para uma campanha emocionante. Estamos ansiosos para a abertura em 7 de dezembro!”