A análise dos carros e equipes que vão participar das 24 horas de Le Mans continua. Hoje vamos falar da categoria que de uns anos para cá deixou de ser apenas um complemento da prova para ser um dos destaques em todos os campeonatos, Seja na ALMS e LMS. Esperei um pouco para comentar sobre esta classe esperando o anúncio por parte da FIA dos inscritos para a FIA GT1 desde ano, e posso dizer com todas as letras, que o belo campeonato que tínhamos o ano passado e que chegou a ser visto como uma ameaça pela ACO foi por terra.
Mas o que isso tem haver com Le Mans? Tudo. A classe GT1 desde 2009 não vai muito bem nos campeonatos organizados pela ACO e por muitas vezes os carros da GT2 foram superiores em desempenho e durabilidade. Os custos para manter um carro na principal classe dos GTs é alto e chegou a ter apenas 2 carros inscritos na ALMS o caso da Corvette e os dois Saleen da Larbre e Atlas eFX na LMS
Ano passado várias equipes da FIAGT entre elas a Matech com seu belo Ford GT participaram da corrida em Sarthe ficando pelo caminho uma a uma dando a vitória ao Saleen. Ficou mais do que provado que o método de corrida feita pela SRO que organiza as provas da GT1 com provas Sprint acabou sendo uma grande piada. Sempre falei que os carros nem deviam mexer o ponteiro da temperatura do motor visto a rapidez da prova.
Para 2011 teremos 18 carros contra um grid de 24 em 2010. Carros como o Maseratti e o Corvette não vão participar. A Matech já vendeu sua divisão de competição e vai se dedicar a desenvolver uma versão GT2 do seu carro para competir em outros campeonatos inclusive os da ACO…
Por outro lado muito do fracasso da FIAGT se dá pelo fato da entidade francesa ter extinguido a classe dos seus campeonatos e criado duas, apenas diferenciando pilotos profissionais dos “amadores” endinheirados. Muito dessa mudança se deve pela pressão de construtores como BMW, Corvette, Ferrari e Porsche que tem apoiado muitas equipes. Dessas quatro, apenas a Ferrari não tem uma equipe “oficial”. A Porsche apoia de forma oficial as equipes Flying Lizard e Felbermayr Proton.
Na classe GTE Pro, teremos 18 carros participando e aonde os fabricantes e equipes gastam mais. A Ferrari e Porsche dominam o grid com cinco carros italianos e cinco alemães. A grande perda é por conta da equipe Rizi Competizione do brasileiro Jaime Melo que são bi campeões da prova. O time que compete na ALMS não vai participar das 24 horas este ano. Por outro lado, a AF Corse vem com duas Ferrari F458 e é uma das favoritas. Deve travar belos duelos com os Porsche da Flying Lizard e Team Felbermayr Proton com dois carros cada.
Não podemos esquecer-nos da Corvette Racing que ganhou de forma inusitada Petit Le Mans ano passado e que tem uma bela experiência em Sarthe. A BMW também entra com dois carros e espera fazer uma apresentação melhor do que ano passado em que terminou no 6º lugar.
Temos a estreia da Lotus Jetalliance com dois Lotus Evora e que devem ter um ano de aprendizado e a Jota Sport com o Aston Martin Vantage. A ACO foi conservadora e escolheu times com estrutura e com projetos confiáveis. Outra ausência é a Spyker que anunciou a construção de um novo carro para 2012 aposentando o Laviolette.
Já na classe GTE Am 10 carros irão buscar a vitória. Espero muito desta classe já que é formado por pilotos “amadores” e pelo menos um profissional. Provavelmente o desempenho seja igual o que vimos em Sebring ano passo quando o Lola da Dryson Racing pilotado por Emanuele Pirro lutou de igual para igual com os Peugeot e quando Paul Dryson assumia o volante o desempenho caia.
A classe também marca a estreia da Robertson Racing com seu Ford GT. A Flying Lizard também está presente com um Porsche 997 bem como a AF Corse com uma antiga F430. A Larbre Competition que corria Com Saleen ano passado volta a disputa com um Corvett C6.R. Também contamos com um Aston Martin Vantage da equipe Gulf AMR Middle East. Será interessante ver o desempenho das F430 frente à nova F458 visto que nos testes em Sebring o modelo antigo superou o novo. Como até lá já teremos algumas provas tudo pode se inverter, bem como o desempenho de pilotos já que a maior diferença mesmo é no braço já que modelos como Porsche têm poucas modificações em relação à GTE pro.
Este ano tem tudo para ser um dos melhores no mundo do endurace com equipes e principalmente fabricantes investindo e muito neste tipo de campeonato. Enquanto a FIA prefere focar seus investimentos na F1 e na acabada FIAGT a ACO luta em todos os sentidos para fazer um belo espetáculo. É só ver o nível das pistas das duas entidades e você terá uma ideia de como vão as coisas.