A pista de Road América sempre foi propícia a grandes espetáculos independente da categoria. Quem não lembra ano passado a vitória na última curva do Lola da Dryson Racing em cima do Porsche que a equipe Muscle Milk utilizava? Pois bem este ano á diferença foi o carro da equipe do leite pois o rival continua sendo um belo Lola Coupe. A diferença de míseros 0.112 milésimos depois de uma corrida de 4 horas mostra que aquela máxima do endurance que tudo se revolve nas primeiras duas horas de prova não existe mais. A corrida teve uma aspecto de corrida sprint tamanho o “suador” que Lucas Luhr e Klaus Graf tomaram da dupla.
A pista de fato favorecia e muito o motor V12 do Aston mas ninguém esperava um desempenho no mesmo nível por parte da equipe Mazda que largou melhor e liderava com o segundo carro da equipe sendo pilotado por Steven Kane na primeira parte da corrida mas por conta deu uma parada mais rápida por parte do Aston perdeu a primeira posição. Infelizmente algumas voltas depois o carro #20 se perdeu na prova por problemas mecânicos.
Jaime Melo e a Ferrari faturam a primeira vitória na ALMS em 2011
Klaus Graff no Aston Martin assumiu o volante e teve que segurar literalmente Guy Smith que por muitas vezes usou a grama para tentar alcançar o rápido Graff. A 3 voltas dos líderes chegou o terceiro colocado o Oreca da classe LMPC da dupla Butch Leitzinger e Rudy Junco. O desempenho dos carros da classe LMPC foi superior ao único carro inscrito na classe LMP2 o Lola Honda da equipe Level 5 que acabou em 5º no geral.
Butch Leitzinger e Rudy Junco faturam a 1º posição na classe LMPC e 3º na geral.
Klaus Graf faz uma análise da prova “Os últimos 20 minutos foram provavelmente o mais difíceis da minha carreira. Eu não fui muito atacado nas últimas duas horas. Tivemos muita sorte com as bandeiras amarelas. Nós fizemos um grande show, mostramos que a ALMS conta com alguns dos melhores pilotos de endurance do mundo. “
Na classe GT a vitória da Ferrari do brasileiro Jaime Melo foi muito comemorada já que foi a primeira do ano para ambos, piloto e carro. A diferença para o segundo colocado a BMW #55 da dupla Auberlen e Werner de 9 segundos surpreendeu a todos principalmente a equipe Rizzi que teve problemas na saída do Pit Stop e acabou rodando com um dos Corvette. Infelizmente os dois carros não sofreram danos graves.O outro brasileiro na corrida Bruno Junqueira novamente enfrentou problemas com seu Jaguar e não chegou a completar 10 voltas por causa da durabilidade do carro.
Black Swan fatura entre os Porsche
Entre os Porsche da LMGTC a luta foi ferrenha com a vitória da equipe Black Swan Racing com Tim Pappas e Joren Bleekemolen que chegaram a míseros três segundos da dupla Spencer Pumpelly e Dunca Ende. A próxima etapa será uma estreia na categoria no circuito de Baltimore com “apenas” 2 horas de duração. A disputa entre Mulscle Milk e Dyson Racing novamente será acirrada.