Sempre critiquei circuitos de rua. Para mim o único que realmente tem uma tradição e um traçado único é Mônaco. Claro que temos belos traçados em Macau e Long Beach. A Segunda etapa da ALMS não devia ser chamada de uma prova de “endurance”. Foi rápida demais. Acredito que os motores nem deve ter aquecido muito. Brincadeiras a parte foi uma corrida boa com disputas interessantes sempre reservadas a categoria LMP e GT.
Porém a corrida teve um resultado injusto no meu modo de ver. Quem assistiu a corrida pelo SPEED notou que desde o começo o nome da corrida seria o Lola De Jon Field. Mesmo saindo da terceira posição botou pressão tanto no Aston Martin de Adrian Fernandez como no Acura de Jack Brabham e teria ganhado a prova fácil se não tivesse feito um pit stop demorado e depois abandonar com problemas no carro. Em um traçado apertado Field achou espaço para fazer belas manobras e abrir uma boa diferença até os problemas chegarem. Se serve de alento as perspectivas de bons resultados paras próximas provas.
Desempenho fraco também teve outro Lola. O carro da equipe do “Lord” Drayson terminou em 25º no geral e em 6º em sua classe. A resultado prova que não basta ter dinheiro, comprar um carro e sair por ai pilotando. Drayson tem um belo equipamento na mão, equipamento que provou ser competitivo em Sebring chegando a incomodar os fortes Peugeot, na oportunidade quem pilotava o protótipo era Emanuele Pirro, piloto profissional de anos correndo pela Audi.
A vitória ficou com o Acura de Jack Brabham e Pagenaud depois de um final interessante com o Aston Martin de Adrian Fernandez. Final que começou bem antes com um toque entre os dois carros resultando na punição do Acura e depois de bandeias amarelas e um erro primário de Fernandez o campeão de 2009 conquistou a prova. Simon Pagenaud comenta “Eu disse a mim mesmo que iria pressioná-lo até o fim, e talvez ele iria cometer um erro e assim o fez”. Não digo que o Acura não mereceu ganhar mais se for levar em consideração vários fatores que merecia ter ganho seria Jon Field.
Agora com os protótipos em uma categoria única podemos notas que as mudanças para os P1 serem mais lentos que os P2 e com isso ter uma disputa entre as classes não surtiu muito efeito. O melhor P2 foi o Porsche RS Spyder de Pickett e Graf que terminou em terceiro no geral. Claro que os resultado veio por causa de abandonos e desistências e batidas nos muros. Depois dele veio o Lola Mazda da equipe Dyson. É cedo para dizer se as mudanças feitas irão nivelar os protótipos mais uma coisa eu digo. Cuidado com o Porsche. A próxima prova em Laguna Seca iremos ter a prova real
Entre os GT´s a bela disputa como sempre prevaleceu e quem levou a melhor foi o Porsche de Patrick Long e Bergmeister, seguido pelo Corvette de Magnussem e o BMW de Milner. Jaime Melo depois de fazer uma bela disputa com o Porsche de Sellers e Hanzler terminou em 4º.
Nos protótipos da Oreca o vencedor foi o carro #99 de Julian e Jeannette e entre os GTC o vencedor foi Gonzales e Leitzinger repetindo o bom resultado ode Sebring. A próxima corrida será no belo circuito de Laguna Seca com uma prova de 6H de duração, ai sim uma prova de endurance de verdade. Até lá.
O mico do final de semana foi com o Oreca # 11 da Primetime Race Group pilotado por Gerardo Bonila, que depois de uma ordem do Pace Car ele simplesmente vai reto no muro de contenção. Como já falei…Comprar um carro é uma coisa pilotar é bem outra.
Algumas imagens da corrida.
O vídeo abaixo mostra o momento que definiu o vencedor da corrida, Mesmo sendo no começo o Acura forçou a barra e cortou a frente do Aston Martin. Brabham foi punido e no final depois de um erro de Fernandez acabou ganhando.
Outra bela disputa entre Bruni e Hezler. No final acabou prevalecendo a Ferrari.
E para terminar um vídeo da edição de 2008 da prova de Laguna Seca a bordo do Porsche da Penske com o brasileiro Hélio Castro Neves. De um tempo de fartura para a categoria.