Além dos assuntos comuns depois de uma corrida o que foi muito discutido nos boxes foi a possível junção da ALMS e Grand-AM a partir de 2014. Quem levantou a lebre foi o jornalista americano John Dagys e que o site Le Mans Portugual tratou de dissecar.
Segundo apurou o jornalista do canal Speed e negado veementemente pelos organizadores dois dois campeonatos a junção seria uma forma de “salvar” as duas competições visto a quantidade pífia de carros e principalmente de construtores. Atualmente a ALMS segue os moldes de Le Mans com seus P1 e P2 enquanto a Grand-AM é algo tipicamente americano e que hoje é controlada pela NASCAR.
Seria esta a salvação? Não sei, talvez o maior empecilho seria a “cultura” que cerca os dois campeonatos. Se formos pegar os carros da classe DP em termos tecnológicos estão muito atrasados em relação a ALMS o que poderia gerar uma briga para ver quem ganharia no “geral”.
Já entre os GTs modelos como Mazda, Audi R8, Camaro seriam bem vindos, bem como uma volta da ALMS para Daytona (ou a mesma fazer parte do WEC). Enfim, existem várias possibilidades.
Ainda no campo das especulações um possível anúncio seria feito na próxima quarta-feira em Daytona. Será? Vamos aguardar.