Boas surpresas para os brasileiros no mundo do endurance para 2011. A equipe Jaguar RSR divulgou hoje seus pilotos e dois brasileiros estarão entre eles. Bruno Junqueira e Cristiano da Mata.
A equipe que fez sua estreia meio apagada em 2010 está empenhada para reverter isso. Baseada em East Lansing no estado do Michigan renovou por completo seu quadro de pilotos. Além dos brasileiros PJ Jones irá pilotar o carro #98 enquanto os brasileiros o número #99.
Bruno Junqueira tem uma grande experiência no automobilismo. Foi campeão da Fórmula 3000 em 2000 e três vezes vice-campeão da Champ Car (todas pela Newma-Haas) nos anos de 2002 a 2004. Em 2010 participou da F-Truck pela equipe DF Motorsport-Ford.
Já Cristiano da Matta foi campeão pela CART em 2002 pela Newma-Haas além de passagem pela F1 em 2003 pela equipe Toyota. Suas melhores colocações foram dois sextos lugares em 2003 nas etapas da Espanha e Alemanha. Sofreu um grave acidente em 2006 na pista de Elkhart Lake quando atingiu um cervo. Em estado grave foi levado ao hospital aonde ficou em coma por vários dias. Teve que retirar um pedaço do crânio para aliviar a pressão e voltou a pilotar somente em 2008
DaMatta voltou a competir em 2009 pela Fórmula Truck pilotando um Iveco. Já PJ Jones tem uma vitória nas 24 horas de Daytona em 1993 pilotando um Toyota Eagle. Terminou em terceiro na Indy Lights de 1991 e também pilotou pela Nascar.
Bruno Junqueira “Tenho o prazer de correr na American Le Mans Series. Tenho orgulho de fazer parte da equipe e trabalhar com Paul Gentilozzi. Conheço Paul a algum tempo e agora é temos uma boa parceria. É uma honra representar um Jaguar e ter a oportunidade de conduzir o GT XKR . Tenho o prazer de trabalhar com Cristiano. É um piloto talentoso e estou honrado para chamá-lo de meu companheiro. Nós somos brasileiros e da mesma cidade. Nós sempre fomos bem entrosados como em 2002, quando estávamos lutando pelo título da Champ Car. Ele venceu e eu fiquei em segundo lugar. Vai ser bom ter ele como companheiro ao invés de tentar vencê-lo.
Cristiano da Matta “Eu fiz um bom carreira em monoposto e eu sinto que é tempo de abrir um novo capítulo da minha vida. Sempre admirei as corridas de GT, por isso estou muito feliz por iniciar e para fazer parte da ALMS com o Jaguar RSR. Pilotar para a Jaguar é uma experiência enorme, de alguma forma uma grande responsabilidade e um grande prazer, porque eu vou trabalhar no desenvolvimento do carro e renovar a verdadeira tradição do XKR nas pistas. Juntando-se Bruno é especial. Bruno e eu sempre estivemos muito perto e nós corremos juntos desde o tempo do kart. Eu sempre corri contra e agora será experiência diferente.”