Abaixo o resultado final da prova.
Resultado final em PDF.
1 . (1) Alexander Wurz, Marc Gene, Espanha; Anthony Davidson, Inglaterra; Peugeot 908 HDI FAP (1, P1), 367.
2. (2) Sebastien Bourdais, França, Nicolas Minassian, England; Pedro Lamy, Lisboa, Portugal; Peugeot 908 HDI FAP (2, P1), 367. 3. (3) Adrian Fernandez, Mexico; Stefan Mucke, Alemanha; Harold Primat, Suíça; Lola B09 60/Aston Martin (3, P1), 364.
4. (6) Greg Pickett, Alamo, CA; Klaus Graf, Germany; Sascha Maassen, Germany; Porsche RS Spyder (1, P2), 353. 5. (5) Simon Pagenaud, França; Marino Franchitti, Scotland; David Brabham, Australia; HPD ARX-01C (2, P2), 349.
6. (15) Jaime Melo, Brasil; Gianmaria Bruni, Italy; Pierre Kaffer, Alemanha; Ferrari GT 430 (1, GT2), 331. 7. (19) Dirk Werner, Germany; Bill Auberlen, Hermosa Beach, CA; Tom Milner, Leesburg, VA; BMW E92 M3 (2, GT2), 330.
8. (34) Dirk Mueller, Germany; Joey Hand, Sacramento, CA; Andy Priaulx, Alemanha, BMW E92 M3 (3, GT2), 330. 9. (13) Jorg Bergmeister, Alemanha; Patrick Long, Oak Park, CA; Marc Lieb, Germany; Porsche 911 GT3 RSR (4, GT2), 329.
10. (11) Christophe Bouchut, França; Mark Wilkins, Canadá; Scott Tucker; FLM09 Oreca (1, LMPC), 327. 11. (28) Seth Neiman, Burlingame, CA; Richard Lietz, Austria; Darren Law, Phoenix, AZ; Porsche 911 GT3 RSR (5, GT2), 325.
12. (4) Emanuele Pirro, Italy; Paul Drayson, Londres, Reino Unido; Jonny Cocker, UK; Lola B09 60/Judd (4, P1), 324. 13. (20) Guy Cosmo, Long Island, NY, João Barbosa, Portugal; Ed Brown, Las Vegas, NV; Ferrari GT 430 (6, GT2), 323.
14. (23) Nic Jonsson, da Suécia; Eric van de Poele, Bélgica; Tracy Krohn, Houston, TX; Ferrari GT 430 (7, GT2), 321. 15. (16) Jan Magnussen, Denmark; Johnny O `Connell, Flowery Branch, GA; Antonio Garcia, Espanha; Chevrolet Corvette ZR1 (8, GT2), 320.
16. (17) Oliver Gavin, England; Emmanuel Collard, França, Olivier Beretta, Monaco; Chevrolet Corvette ZR1 (9, GT2), 320. 17. 18. (22) Leh Keen, Dublin, GA; Juan Gonzalez, do México; Butch Leitzinger, State College, PA; Porsche 911 GT3 Cup (1, GTC), 308.
18. (25) Romeo Kapudija, Lincolnwood, IL; Jan-Dirk Lueders, Bill Sweedler, Westport, CT; Porsche 911 GT3 Cup (2, GTC), 305. 19. (24) Luis Diaz, Mexico; Patrick Kelly, Minnestrista, MN; Ricardo Gonzalez, México; Porsche 911 GT3 Cup (3, GTC), 304.
20. (7) Chris Dyson, Pleasant Valley, NY; Guy Smith, England; Andy Meyrick; Lola B09 86/Mazda (3, P2), 303. 21. (32) Robert Rodriguez, Zephyr Cove, NV; Galen Bieker, Burbank, CA; Cory Friedman; Porsche 911 GT3 Cup (4, GTC), 302.
22. (21) David Murry, Cumming, GA; Andrea Robertson, Ray, MI; David Robertson, Ray, MI; Design Doran Ford GT (10, GT2), 300. 23. (26) Shane Lewis, Jupiter, FL; Jerry Vento, Palm Beach, FL; Lawson Aschenbach, West Palm Beach, FL; Porsche 911 GT3 Cup (5, GTC), 299.
24. (29) Henri Richard, Los Altos Hills; Andy Lally, New York, NY; Duncan Ende, Los Angeles, CA; Porsche 911 GT3 Cup (6, GTC), 282. 25. (33) Andy Wallace, England; Tom Sutherland, Los Gatos, CA; JR Hildebrand; Oreca FLM09 (2, LMPC), 281.
26. (27) Andy Pilgrim, Del Ray Beach, FL; Brett Curtis, Valencia, CA; James Sofronas, Newport Beach, CA; Porsche 911 GT3 Cup (7, GTC), 280. 27. (18) Scott Sharp, Jupiter, Johannes van Overbeek, San Francisco, CA; Dominik Farnbacher, Alemanha; Ferrari GT 430 (11, GT2), 271.
28. (14) Wolf Henzler, Alemanha; Patrick Pilet, França; Bryan Sellers, Centerville, OH; Porsche 911 GT3 RSR (12, GT2), 255. 29. (30) Joel Feinberg, Ft.. Lauderdale, FL; Kyle Marcelli; Tom Weickardt, Whitefish Bay, WI; Oreca FLM09 (3, LMPC), 234.
30. (12) Mitch Pagery, Deerfield Beach, FL; Brian Wong, David Ducote; Oreca FLM09 (4, LMPC), 232. 31. (31) Paul Gentilozzi, Lansing, MI; Marc Goosens, Bélgica; Ryan Dalziel, Escócia; Jaguar XKRS (13, GT2), 11 de resfriamento.
32. (8) Bryan Willman, Kirkland, WA; Tony Burgess, Canada; Pierre Ehret, Santa Rosa, CA; Lola B06 10/AER (5, P1), 0, Excluída. 33. (9) Gunnar Jeannette, Palm Beach Gardens, FL; Elton Julian, Los Angeles, CA; Christian Zugel; Oreca FLM09 (6, LMPC), excluídos
34. (10) Ryan Hunter-Reay, Boca Raton, FL; Scott Tucker, James Gue, Atenas, GA; Oreca FLM09 (7, LMPC
ALMS – 12 Horas de Sebring – Mega cobertura.
E finalmente começou. As 12H de Sebring, prova que abre a temporada americana da Le Mans Series e que ainda reflete a “crise” que assolou o automobilismo em 2009. Poucos carros e muito menos ação na pista. Faltou emoção e quem assistiu viu a Peugeot dominar sem dificuldades ou quebras. Era o esperado. O Carro 07 Pilotado por Gene, Wurz e Davidson todos ex F1, chegou a frente do segundo Peugeot de Pedro Lamy, Bourdais e Minassian. Porem a prova teve surpresas boas e claro ruins. Vamos começar pelas boas. O Lola da Drayson Racing foi um bom exemplo de time independente que pode incomodar os grandes. Posto que sempre foi do Carro Jon Field, mas que não conseguiu reconstruir o carro depois do grave acidente nos treinos. O Carro que teve como principal piloto Emanuele Pirro (ex-audi) fez um ótimo trabalho nas primeiras horas da corrida. Lutou de igual para igual com os Peugeot e Aston Martin e poderia ter ganho se a corrida tivesse sido menor e Pirro tivesse corrido o tempo todo. Este é o problema de equipes que correm com pilotos profissionais e amadores. Sempre o profissional compensa o amadorismo dos outros o que não ocorre quando o amado substitui o profissional. A equipe tem tudo para ter bons resultados e dividir com o Aston Martin os primeiros lugares nas provas seguintes.
Aston Martin que não teve um bom desempenho. Terminou em terceiro a três voltas dos dois carros franceses e foi bem menos combativo que o carro carro da Drayson Racing. Esperei mais desse carro ainda mais ele sendo campeão em 2009 da LMS. Também deve surpreender durante o campeonato. Com apenas cinco carros na classe P1 tudo foi fácil para a Peugeot. Na P2 com apenas três carros tudo indicava que a vitória ficaria com o Acura da Patron Racing do competente David Brabhan que tinha tudo para ganhar se não fosse problemas com o carro a poucas horas do fim. Assim a vitória ficou com o Porsche RS Spyder do trio Pickett, Gaf e Maassen.”Eu tenho que dizer que eu tentei ganhar aqui com o Spyder algumas vezes, mas desta vez foi bem-sucedida” festejou Maassen que já tinha ganhou 5 vezes em Sebring a primeira com um protótipo Gosto de Brabhan mais é ótimo ver um Porsche ganhando principalmente em um protótipo. Quem sabe com o novo regulamento de unificação da P1 e P2 a Penske volta para a ALMS. Em terceiro fico o Lola Mazda que decepcionou visto que veio de um bom desempenho em 2009 e apresentou apenas um carro até o momento.
Jaime Melo em uma corrida sem erros.
Entre os GTs o duelo esperado entre Ferrari, Porsche, BMW e Corvette aconteceu. A corrida se valeu por isso. A disputa foi forte e confirmou o bom momento que Jaime Melo está passando conquistando a vitória. Não foi algo fácil. Tanto os Porsches como as BMW estavam visivelmente mais rápidos, porém os erros dos adversários é que ajudaram e muito a vitória do brasileiro.
Começando bela batida entre os dois Corvettes nos boxes. Aquilo foi triste, uma total falta de planejamento e visão. Sorte também é tática de corrida. O brasileiro dividiu o volante da Ferrari com Bruni e Pierre Kaffer. Sendo esta a terceira vitória de Melo nas pistas o brasileiro salientou que tem uma equipe madura “A equipe é muito, muito boa. Com três pilotos que consistentes como Gimmi e Pierre, estaa é a maneira de ganhar este tipo de corrida. Os pneus Michelin são muito consistentes e trabalharam bem. A preparação do carro é a chave para esta corrida. Eu sei que o F430 tem muito a evoluir. Queremos coloca-ló nos livros de história”.
Sobre a nova série a LMPC ainda é cedo para se dizer algo. Dos seis Orecas que largaram o melhor colocado foi o pilotado por Tucker, Bouchout e Wilkins. Que chegou 16 voltas a frente do segundo colocado. os outros teriam tudo para fazer um belo espetáculo se não fosse o amadorismo dos pilotos. Como já falei antes vamos esperar as próximas corridas. “No início o carro estava funcionando muito bem, mesmo depois do pequeno problema no warmup, um problema com o motor “, disse Bouchut. “Nós pensamos que talvez ele não iria funcionar como o esperado, mas mas os mecânicos fizeram um ótimo trabalho conseguimos a vitória”. Festeja. Para a ALMS os LMPC devem ter um desempenho menor do que os GTs o que para mim é ruin pois protótipo foi feito para ser mais rápido e fico estranho ver um GT dando luz alta pedindo passagem.
A GTC também não teve grandes disputas e tudo ocorreu na maior tranqüilidade. Os três primeiros lugares foram da mesma equipe a Alex Job Racing.Os vencedores foram Juan Gonzalez, Buch Leitzinger e Leh Keen. A iniciativa da ALMS de por essas novas classes foi válida e deveria ser seguida por outras categorias, só que deveria ter um preparo maior dos pilotos para evita erros grosseiros como um protótipo da LMPC rodar na volta de apresentação. São erros comuns em uma primeira corrida. Vamos aguardar.
O susto do final de semana foi o incendio da Ferrari da Extreme Sports que pegou fogo na reta oposta a poucas horas do fim. O carro era pilotado por Sott Sharp que também é dono da equipe. Felizmente ele saiu ileso.
Também não podia deixar de comentar uma notícia que o site enduranceinfo divulgou semana passada que é uma “sugestão” da FIA de por nos protótipos um “barbatana” de tubarão nos mesmos moldes dos carros de F1. A medida segundo a FIA é melhorar a segurança visto que os últimos acidentes os protótipos literalmente voaram e por sorte não mataram ninguém pois protótipos tem uma tendência de “voar” em acidentes em velocidades elevadas. Se for só isso é uma medida louvável visto que a FIA não manda em nenhuma agulha da categoria. Meu medo e o medo de quem gosta de protótipos é que este seja um primeiro paço para começar a segurar a velocidade dos carros, já que em circuitos longos como SPA e Le Mans eles chegam facilmente a 330 Km/H. O medo da FIA é esses carros serem mais rápidos e tecnologicamente mais avançados do que os F1 que são a galinha dos ovos de ouro da entidade. Fato semelhante aconteceu no começo dos anos 90 com o termino do mundial de esportes protótipos em favor da F1. Temos que ficar de olho para a FIA não querer matar mais uma categoria.
A ACO aproveitou as 12H para revelar mais detalhes sobre a Le Mans Intercontinental Cup. Até o momento as três provas estão confirmadas em Silverstone (12 de Setembro), Petit Lemans (2 de Outubro) e a última prova na China no início de novembro sem dada definida. Como era de conhecimento apenas os protótipos da LMP1 estaria aptos a disputar a copa, porem a ACO tomou a decisão certa de expandir isso para as outras classes. A equipe que quiser participar terá que seguir alguns dos requisitos em todas as três corridas ou em cinco corridas com exceção das 24H de Le Mans. Para 2011 os Planos da ACO são de expandir para 6 corridas válidas para a copa.