Sabe quando perdemos alguém, mesmo sabendo que mais hora menos hora ela vai para o andar de cima? Mesmo tendo absoluta certeza que ela está pelas últimas nos causa total apavoro quando ela realmente vai.
Foi mais ou menos assim quando li que Allan McNish não vai competir no endurance ano que vem. Em um primeiro momento pensei que a Audi estaria demitindo um dos melhores pilotos (muitas vezes melhor do que Kristensen) mas a iniciativa partiu do próprio Allan. E com ele muito, mas muito do talento do trio do Audi #2 vai junto.
Não estou desmerecendo os títulos e todo o histórico de vitórias de Kristensen ou o talento de Loic Duval, mas a graça de ver o Audi #2 era o fato dele ter McNish. Um piloto experiente, que conseguia guiar com maestria até um carrinho de pipoca. Quem não lembra da peripécias quando competia na ALMS, ou quando começava as corridas e inventava ultrapassagens impossíveis nas voltas iniciais? Pois é quem viu, viu.
O Escocês que teve uma curta temporada na Toyota na sua época da F1 e foi descartado por não ser rápido o suficiente, encontrou no endurance o hábitat ideal para mostrar seu dotes. É de uma raça ímpar, Quem não lembra das voltas finais da etapa de Silverstone do WEC neste ano, aonde não se contentou com o segundo lugar e foi para cima dos companheiros de equipe do Audi #1? Na oportunidade falou que quando se está em um carro de corrida só uma coisa importa, vencer. A frase pode parecer piegas mas em temos de ordens de equipe, e jogos políticos que acaba segundo as regras é taxado de tolo.
Para dizer que nem tudo são flores temos o acidente em 2011 em Sarthe, e uma rodada em 2009 em Petit Le Mans quando liderava. Assim como Kristensen chegou a ser considerado ultrapassado, vide o sucesso dos companheiros em 2012, mas superou e superou com gosto.
Em uma curta nota no site da Audi o piloto fala do ótimo ano que teve. Eu pensei que era o momento perfeito para eu terminar minha carreira endurance.. Com os meus colegas de equipa Tom Kristensen e Loïc Duval, eu fiz a minha melhor temporada este ano. Tendo vencido as 24 Horas de Le Mans e o WEC, eu não posso esperar nada melhor do conseguimos este ano. Tive uma carreira fantástica, onde conheci e consegui todos os meus objetivos. Agora é me preparar para os novos desafios que estão diante de mim. Agora vou ter mais tempo para minha família. Mas vou continuar a fazer parte do mundo do automobilismo de várias maneiras, apesar de não ser piloto da Audi. “
Abaixo estão descritos todos os títulos e vitórias que o piloto teve no Endurance.
· Foi o piloto que correu com todos os protótipos da Audi lançados até então, R8R, R8, R10TDI, R15TDI, R15+TDI, R18 TDI, R18 Ultra e R18 ultra e-tron Quatro.
· Possui 29 vitórias no endurance, 18 poles, 17 voltas mais rápidas, 3 títulos na ALMS (2000, 2006 e 2007).
· Campeão deste do WEC na classe LMP1.
· Possui 4 vitórias nas 12 horas de Sebring (2004, 2006, 2009 e 2012).
· Ganhou 3 24 horas de Le Mans (1998 com Porsche GT1, 2008 Audi R10TDI e 2013 Audi R18).
· Competiu em 16 GPs na F1 pela Toyota.