A ABT Sportsline, uma das equipes mais tradicionais do DTM, anunciou neste sábado, 27, que encerrará sua parceria de 25 anos com a Audi e migrará para a Lamborghini a partir da próxima temporada. A mudança marca o início de um novo capítulo para a equipe alemã, que assinou um “acordo de longo prazo com suporte de fábrica” para competir com dois Lamborghini Huracan GT3 EVO2 no campeonato. Os pilotos que integrarão a nova fase da ABT ainda serão confirmados.
Além disso, a troca de fabricante encerra uma das alianças mais icônicas da história do DTM. A ABT competiu com a Audi em todas as edições da categoria desde seu relançamento em 2000, mas a relação entre as duas partes remonta a um passado ainda mais distante, quando colaboraram na Super Tourenwagen Cup, categoria predecessora do DTM moderno.
Durante sua parceria com a Audi, a ABT conquistou cinco títulos de pilotos com nomes de peso como Laurent Aïello, Mattias Ekström e Timo Scheider, além de vitórias marcantes com pilotos como Kelvin Van der Linde, Ricardo Feller, Nico Müller, Robin Frijns, Edoardo Mortara, Miguel Molina, Mike Rockenfeller, Tom Kristensen e o atual diretor de automobilismo da equipe, Martin Tomczyk.
A mudança entre Audi e Lamborghini
A decisão de mudar para a Lamborghini não é totalmente inédita para a ABT, que já colabora com a marca italiana em outras competições. Como nas 24 Horas de Nürburgring. Neste ano, a equipe conquistou o quinto lugar geral na tradicional prova com os pilotos Kelvin Van der Linde, Jordan Pepper e Marco Mapelli.
Aliás, com essa nova parceria no DTM, a Lamborghini reforça sua presença na categoria. Onde já é representada por outras equipes, como a SSR Performance e a GRT Grasser Racing Team. Segundo Thomas Biermaier, CEO da ABT Sportsline, a aliança entre a equipe e a Lamborghini é promissora. “Nós nos conhecemos e nos conectamos durante o projeto das 24 horas. ABT Sportsline e Lamborghini são marcas que combinam perfeitamente, ambas movidas pela paixão pelo automobilismo”, afirmou Biermaier.
A Lamborghini também demonstrou entusiasmo com a parceria, como destacou Rouven Mohr, diretor técnico da marca: “O automobilismo faz parte do DNA da Lamborghini. Contudo, o DTM é uma série com grande importância e muitos fãs, especialmente na Alemanha. Poder trabalhar com uma equipe tão vitoriosa como a ABT no futuro é motivo de orgulho para nós. Estamos confiantes de que essa será uma combinação muito forte.”
Por fim, o acordo, além de garantir a presença da ABT no DTM com suporte de fábrica, também preserva a colaboração existente entre as duas partes nas 24 Horas de Nürburgring. Que continuará como “elemento-chave” do relacionamento.