A F1 está aí. Quase todas as equipes já apresentaram seus carros, pilotos estão contratados, o calendário está definido e temos duas “boas” surpresas para este ano. O Kers e a asa traseira móvel.
Ótimo. O primeiro já é um velho conhecido e para este ano vem menor e mais fácil de acoplar nos carros. A segunda “novidade” é sem dúvida a asa traseira móvel que o piloto pode acionar durante uma reta para realizar uma ultrapassagem ou defender a posição. Com tantas regras e botões para apertar aonde começa e a onde termina a profissão de piloto?
Não seria mais fácil e divertido entrar no carro ligar e sair dando voltas para ver quem é o mais rápido? Esse pelo menos para mim é o principio de uma corrida de automóvel. Mostrar a habilidade do piloto “pilotando” ao invés de apertar botões. Dada às proporções, daqui algum tempo teremos um jovem de 15 anos fera em simuladores ganhando títulos e corridas, pois sabe apertar botões mais rápido do que o adversário.
Há alguns anos Nick Lauda afirmou que até um macaco iria conseguir pilotar um F1 atual. Um macaco talvez, mas ele quando consultor da extinta Jaguar não conseguiu dar uma volta sequer em Silverstone. Claro que o nível de um piloto de F1 está acima de qualquer outra categoria, mas desde quando isso é mérito?
Hoje a FIA divulgou mais regras para o uso da asa móvel. Seu uso está liberado em treinos livres e no treino oficial. Durante a corrida SÓ pode ser utilizado que estiver perseguindo seu concorrente e estiver a menos de 1 segundo dele… Agora a “regra” da vez são zonas no circuito em que o piloto deve usar a asa e somente lá. Seria como no Need for Speed que você tinha locais onde o nitro ou dinheiro estavam esperando pelo piloto mais esperto e conhecedor do jogo.
Entre outras coisas, o mecanismo só poderá ser acionado nos últimos 600 metros da reta designada pela FIA e linhas serão pintadas na pista para “lembrar” o piloto. Retas? Os atuais circuitos possuem tal forma? Aonde por exemplo vai ser usado em circuitos como Mônaco e Hungria? Ou nas pistas novas que nem sei o nome? E se a pista tiver duas retas? Como Monza?
Entendeu? Decorou? Se para nós, meros espectadores e torcedores é complicado, agora pense em um piloto que tem que pensar no estado dos pneus, consumo de combustível, no adversário, no clima e ainda ficar de papo com o pessoal dos boxes… Isso que falei apenas o básico. Ah! Não mencionei o uso do Kers por volta que também está “autorizado” uma vez a cada ciclo.
A FIA ano após ano faz retrocessos na categoria e ainda fala de boca cheia que a F1 é o campeonato de maior nível tecnológico. Será? Vamos analisar sua principal rival a Le Mans Series. Os carros não têm tantos botões para apertar, mas a tecnologia do KERS está ali desde 2008 antes de estrear na F1. O uso do turbo e de combustíveis como Diesel, Álcool, e até Isobutanol são permitidos e incentivados. E a F1 preocupada em pintar faixas e linhas nos circuitos…