Durante o lançamento do Porsche 918 a montadora deixou bem claro que se inspirou em modelo como o 908 e o 917 este último o mais temido Porsche de todos os tempos. O carro tem atributos para ser um sucesso nas pistas assim como todo carro que a Porsche produz.
Coincidentemente um dos seus inspiradores o 908 teve um começo promissor e um dos finais mais emocionantes da história da corrida em sua edição de 1969. Construído em 1968 o modelou substituiu o 907 para atender as novas regras que previa motores de 3 litros. Fez bonito e faturou as três primeiras posições no grid de largada da corrida do mesmo ano. O carro mais bem colocado foi o de Rolf Stommelen e Neerpasch Jochen que completem a prova em terceiro lugar.
Para 1969 Hans Hermann e Gerard Larrousse no Porsche e Jacky Ickx e Jackie Olivier em um perigoso Ford GT40. A corrida foi decidida nos últimos metros com a vitória do Ford pois o 908 apresentou problemas de freio na última volta. Esta seria a primeira vez que um mesmo carro faturasse a prova. Mesmo com o segundo lugar na corrida a Porsche conquista o mundial de marcas daquele ano.
No mesmo ano o mundo viu o nascimento da lenda 917 e o 908 evoluiu para uma versão Spyder 908/2 e 908/3 e foi utilizado em percursos sinuosos como Nurburgring e Targa Florio. A dupla consegue mais dois títulos já que o 917 era usado apenas em circuitos rápidos.
O 908 é visto em Le Mans até 1975. Seu piloto mais famoso foi Steve McQueen que ganhou as 12 horas de Sebring de 1970 abordo de um 908/2 em conjunto com Peter Revson. O mesmo McQueen faria um filme aonde pilota um 917 retratando as 24 horas de Le Mans em 1970… mas isso é outra história.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que a pouco tempo encontrei este blog e ele já se tornou um dos meus favoritos, não só pela qualidade das informações mas por ser tratar da “fatia” do automobilismo que mais gosto : Os Protótipos e as 24 h de Le Mans.
Ainda estou naquela fase de conhecer todo o conteúdo do blog e a cada pesquisa seja de uma notícia recente ou de uma matéria antiga, maior é minha admiração por este espaço. Entretanto, lendo a matéria “A 42 anos um Porsche ganhava em Le Mans” me deparei com alguns aspectos que discordo.
Em primeiro lugar a foto que acompanha a matéria, é justamente da grande disputa de 1969, quando o Ford GT40 que aparece atrás na foto, ganhou do Porsche 908 que aparece na frente. Seria mais legal se fazendo juz ao título da matéria, tivéssemos uma foto do Porsche 917 numero 23 (vermelho e branco ) de Hermman e Atwood que de fato venceu Le Mans 70 e foi a primeira vitória da Porsche nessa pista. Aliás, apesar da matéria ser para exaltar a Porsche, dizer que em 1969 Hermman só perdeu para Ickx na última volta por problemas nos freios, além de uma inverdade, esconde a maior batalha e a mais sensacional chegada de toda a história das 24 de Le Mans. Foram horas em que estes dois carros trocaram de posição. Finalmente, dizer que o Steve McQueen foi o “piloto” mais famoso do 908 soa meio estranho, afinal ele era um grande ator e no 908 tivemos verdadeiros pilotos como J. Siffert, V. Elford, o próprio Hermman citado acima entre outros. Para terminar S. McQueen NÃO venceu as 12 horas de Sebring de 1970.
Ele e P. Revson chegaram em segundo com um posrche 908 spyder branco numero 48, perdendo para a Ferrari 512S numero 19 de Andretti, e Vacarella.
Espero que considerem a critica construtiva, pois minha opinião sobre o blog ainda é a melhor possível e espero em breve escrever com outro enfoque.
Abraços
José Maioral Jr