Inovar este sempre foi uma das qualidades e características que cercam Le Mans. Para 2012 a ACO criou o projeto 56 aonde equipes podem inscrever protótipos inovadores mas que não irão ter pontuação. São apenas para mostrar que é possível aliar tecnologia com velocidade. O carro é claro terá que cumprir regras nos campos da segurança, confiabilidade e desempenho. Ao fabricantes tiveram até o dia 25 de maio para inscrever seus projetos e três deles foram selecionados.
Projeto 56: The Daltwing Project
DeltaWing é um projeto em parceria das equipes Highcroft Racing, Chip Ganassi, Green Racing e Courace Technology. Ben Bowlby que coordena os trabalho o conceito é algo totalmente diferente.”O carro é capaz de atingir a mesma velocidade que seus concorrentes mais pesados e com arrasto aerodinâmico com um o consumo de energia reduzido pela metade . É mais eficiente, mais relevante e rentável para trabalhar com as equipes”. Outros notáveis do automobilismo americano estão participando dos trabalhos como Don Panoz, Dan Gurney, Duncan Dayton. O protótipo tem uma potencia estimada em 300 cv que são obtidos por meio de um motor 4 cilindros e com 1.600 cm3. O peso é de 475 kg e tem um tanque de 40 litros.
Projeto 56: Greengt LMP-H2
O segundo projeto vem da Suiça; O H2 GreenGT LMP carrega 12 kg de hidrogênio a uma pressão de 700 bar de pressão. O hidrogênio será produzido através da energia solar na água. O que se transformará em eletricidade através da célula de combustível. A célula tem uma potencia de 300kW e 100 kW. Christian Pescatori está a frente do projeto.
Projeto 56: Courage Ø12
A Courage está desenvolvendo um protótipo elétrico. O projeto já tem mais de 18 meses e agora está no processo de fabricação. Não foi revelado detalhes de motorização e do sistema elétrico. Os primeiros testes estão programados para este ano e o desempenho esperado é perto dos obtidos hoje na classe LMP2.