Para esta edição das 24 horas a classe GTE-PRO tem mais equipes oficias do que a badalada LMP1. Foi o tempo que apenas Ferrari e Porsche dominavam as classes GT. O desempenho dos carros vem aumentando ano a ano. Desde que mudou sua nomenclatura a quatro anos a antiga GT2 e hoje seu desempenho quase se equipara aos antigos GT1.
Ferrari 458 Itália.
#51 AF Corse – Fisichella, Bruni e Malucelli
#66 JMW Motorsports – Andrea Bertolini, Abdulaziz Turki Alfaisal, Khaled Al Qubaisi.
#71 AF Corse – Olivier Beretta, Kamui Kobayashi e Toni Vilander.
A Ferrari 458 Itália foi apresentada no salão de Frankfurt em 2009 e leva esse nome por ter um motor de 4,5 litros e 8 cilindros. Entre as equipes a AF Corse pode se considerar a equipe “oficial” da Ferrari. Possui pilotos que já competiram na F1 como é o caso de Fisichella e Kobayashi e ótimos pilotos de GT como Vilander, Beretta e Bruni. A outra equipe JMW é a única que compete com pneus Dunlop o que pode ser um diferencial.
Porsche 911 RSR
#91 Team Manthey Porsche AG – Bermeister, Pilet e Bernhard.
#92 Team Manthey Porsche AG – Lieb, Lietz e Dumas.
Um dos carros mais importantes da indústria automotiva. O porsche 911 foi apresentado em Frankfurt em 1963. Suas variações estão presentes em diversos campeonatos ao redor do mundo. Na história recente está em Le Mans desde 1993 quando carros GT voltaram a participar da prova. A fábrica está ausente da prova desde 1998 quando ganhou com o 911 GT1 e usa a edição de 2013 como preparação como volta a LMP1 em 2014. Os dois carros possuem pilotos de qualidade que classificaram os dois 911 em terceiro e quarto no dia de teste.
Corvette C6-ZR1
#73 Corvette Racing – Magnussen, Garcia e Taylor.
#74 Corvette Racing – Gavin, Milner e Westbrook.
O Corvette foi apresentado em 1953. As versões C5 e C6 desde 2001 tem ao todo sete vitórias em Le Mans, tanto nas classes GT1, GT2 e GTE. A marca também possui 11 participações consecutivas na grande clássica. O modelo que será substituído ano que vem pelo C7 ainda tem potencial e está constantemente recebendo atualizações. Os pilotos já mostraram seu potencial em outras edições da prova além de belas corridas na ALMS. Não é uma equipe que deve ser desconsiderada.
Aston Martin V8 Vantage.
#97 Aston Martin Racing – Dumbreck, Mucke e Turner.
#98 Aston Martin Racing – Auberlen, Dalla Lana e Lamy.
#99 Aston Martin Racing – Bell, Makowiecki e Senna.
O nome “Vantage” foi usado primeiramente nos anos 50 para designar uma versão melhorada do DB KMII. Em 2005 o Vantage V8 assumiu o desenho do DB9 que também foi um modelo competente no endurance. O desenvolvimento começou em 2998 e foi complicado. Venceu sua primeira corrida em Zhuhai ano passado e este ano em Silverstone. O carro também conquistou os melhores tempos no dia do teste oficial. No carro #99 temos o brasileiro Bruno Senna que já se acostumou com o GT. Sério candidato a vitória.
Chrysler Viper GTS-R
#53 SRT Motorsports – Danziel, Farnbacher e Goossens.
#93 SRT Motorsports – Domarito, Kendall e Wittmer.
O Dodge Viper nasceu em 1992 da cabeça de Bob Lutz que viria a ser CEO da Chrysler e Carrol Shelby que dispensa apresentações. A primeira geração do modelo fez várias corridas de endurance porém a falta de investimento e a saúde financeira do grupo aos poucos fizeram o Viper sair de cena.
Porém sob o comando da FIAT e com dinheiro em caixa o modelo ressurgiu em 2012 e assumiu por conta própria seu desenvolvimento, já que o antigo carro era desenvolvido pela Oreca. e que chegou a ganhar 34 vitórias na classe GTS em Sarthe nos anos de 1998, 1999 e 2000, e uma vitória memorável em Daytona em 2000 chegando na frente de todos os protótipos. O carro já provou que é competitivo nas provas da ALMS mas a pergunta fica, e em uma corrida de 24 horas?
Fonte. Site ACO.