A classe dos amadores de “amador” não tem nada. Ao todo 13 carros irão disputar a GTE-AM. Vamos aos carros?
Corvete C6-ZR1.
#50 – Larbre Competition – Patrick Bornhauser, Julien Canal e Ricky Taylor
#70 – LArbre Competition – Cooper MacNeil, Manuel Rodrigues e Philippe Dumas.
Os dois Corvettes que competem na classe são da equipe Larbre que compete a anos no endurance. O modelo que venceu as duas últimas edições na classe GTE-AM tenta o trí-campeonato. O anseio pela vitória ainda será maior visto que esta será o vigésimo quinto aniversário da equipe e a vigésima participação em Le Mans.
Ferrari 458 Itália.
#54 – AF Corse Yannick Mallegol, Jean-Marc Bachelier e Howard Blank.
#55 – AF Corse – Piegiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O´Young.
#57 – Krohn Racing – Tracy Krohn, Niclas Jonsson e Maurizio Mediani
#61 – AF Corse JAck Gerber, Matthew Griffin e Marco Cioci
#81 – 8 Star Motorsports – Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Jason Bright.
Corrida sem Ferrari não é corrida. O fabricante de Maranello vai entregar 5 carros na classe. A AF Corse está presente em Sarthe desde 2007 e é a melhor equipe com o carro Italiano. A Krohn Racing compete em Le Mans desde 2006. O estreante na classe é a Ferrari #81 da 8 Star mas que não deve ser subestimada visto que venceu na classe LMP2 ano passado.
Porsche 911 RSR
#67 IMSA Performance Matmut – Pascal Gibon, Patrice Milesi e Wolf Henzler.
#75 Prospeed Racing –0 Collard, Perrodo e Crubile.
#76 IMSA Performance Matmut – Raymond Narac, Christophe Bourret e JEan-Karl Vernay
#77 Dempsei Del Pierro Proton – Patrick Dempsey, Michael Alenatti.
#88 Proton Competition – Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti.
Porsche não quebra! Essa máxima ainda está engasgada na garganta da equipe IMSA que perdeu a prova ano passado na última para o Corvette da Larbre. O fabricante Alemão vem com 4 carros e muita experiência. A equipe IMSA vai com 2 carros e o destaque é o pilotro Jean-Karl Vernay que postula uma vaga para competir no LMP1 da Porsche ano que vem. Temos ainda o astro Patrcik Dempsey. Dois carros também para a equipe Proton Competition e o destaque para Patrick Dempsey que fez um ótimo tempo nos testes oficiais, 4:04.006.
Aston Martin V8 Vantage
#95 Aston Martin Racing – Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Allan Simonsen.
#96 Aston Martin Racing – Jamie Campbell-Walter, Roald Goethe e Stuart Hall.
Prova que a classe não tem nada de amador é o fato da Aston Martin ter posto 2 Vantage oficiais na luta pela vitória. O carro que vem demostrando muita competitividade nas provas do WEC desde ano, marcou o melhor tempo no dia de testes. A disputa com certeza vai ser acirrada.