ILMC–Aston Martin termina temporada com antigo Lola DBR-1


Quando a Aston Martin revelou detalhes do seu novo protótipo um projeto feito inteiramente pelo construtor Inglês um protótipo aberto movido a gasolina todos estranharam já que os grandes fabricantes estavam desenvolvendo protótipos fechados e movidos a Diesel.
Sendo assim no final de 2011 a equipe lançou o AMR-One que desde as primeiras voltas se revelou um verdadeiro fracasso. Nem chegou a competir na rodada inicial em Sebring e não conseguiu andar bem em Le Mans.

Depois de inúmeros atraso a equipe anunciou que vai fazer as últimas etapas do ILMC com seu antigo modelo DBR-1 (Silverstone, Petit Le Mans e Zhuhai) além de competir na etapa de Laguna Seca da ALMS. Os pilotos confirmados serão Adrain Fernandez e Harold Primat. O único exemplar em poder da equipe será testado em Agosto.

O desenvolvimento do modelo AMR-One continua segundo divulgação da fábrica.

ALMS Mid-Ohio–Robertson Racing com tripulação 100% feminina.

A tradicional equipe Robertson Racing vai competir na próxima etapa da ALMS em Mid-Ohio com 2 mulheres no volante de um dos Ford GT da equipe. Andrea Robertson que compete integralmente na classe terá a companhia de Melanie Snow. Melani que compete atualmente na IMSA GT3 Challenge. A menina é graduada já que conquistou o título da IMSA em 2009.
O acordo com a equipe Robertson é valido apenas para a etapa de Mid-Ohio mas pode ser estendido se os resultados forem satisfatórios.

“Andrea e eu fomos amigas por um tempo e sempre conversamos sobre ter uma equipe 100% feminina. É algo que eu realmente não tinha planejado, mas quando recebi um e-mail, foi um choque, mas também uma agradável surpresa.Obviamente, muita coisa mudou desde que eu dirigi no GT em 2009, mas os carros não estão muito longe em termos de desempenho. Dito isto, espero que para conduzir o Doran-Ford de uma maneira diferente da Porsche. Por agora, dirigir apenas em Mid-Ohio, mas vamos ver o que acontece para o resto da temporada.” Revela Melanie.

Bailey Cars revela mais detalhes do seu programa para 2012


O construtor Bailey que está desenvolvendo um protótipo da classe LMP2 para disputar as 24 horas de Le Mans revelou mais detalhes do seu programa para o site endurance info. Acompanhe abaixo.

P. Qual o objetivo para 2012?
R. “Temos a intenção de disputar a Le Mans Series. Há naturalmente, a oportunidade de ver outras equipes para ajudar no desenvolvimento do Bailey LMP2. Queremos  usar a Le Mans Series para mostrar as habilidades do carro. “

P. Não vamos ver o carro antes da temporada de 2012?
R. O cronograma oficial é desconhecido para o próximo ano, mas queremos estar presentes na Le Mans Series desde a primeira rodada. A primeira corrida oficial do carro será em Le Castellet, na França no próximo ano. O carro agora vai passar por extensos testes na África do Sul.”

P. Quem cuida dos testes e desenvolvimento?
R. “Atualmente, dois pilotos estão testando o carro, Jaki Scheckter e George Fouché . Jaki é o sobrinho do ex-Campeão Mundial de F1 Jody Scheckter. George tem experiência no endurance com 14 participações, incluindo as 24 Horas de Le Mans com um melhor resultado como o quarto lugar. A apresentação da equipe será anunciada em breve. “

P. Alguma equipe mostrou interesse no carro?
R. “Sim , nós estamos em discussão com algumas mas não posso revelar nomes”.

P. Qual será o preço do Bailey LMP2?
R. O carro ainda está em desenvolvimento. Portanto é difícil dar um preço. A única certeza é que será a baixo do patamar estipulado pela ACO.

P. Quantos quilômetros já foram percorridos nos testes?
R. “Rodamos mais com um motor 2 litros. Queremos mudar para um Ford V8 de 5 litros mas não está licenciado. Existem várias possibilidades dos que já competiram em Le Mans.

P. O carro tem potencial?
R. “ Pelo que vimos nos testes confirma o bom potencial. Ainda há muito a ser feito no desenvolvimento, mas os primeiros sinais dão conta que nossa estreia na LMS será muito boa”

ALMS Mid Ohio–34 carros na lista prévia de inscritos


A próxima etapa da ALMS será realizada no tradicional circuito de Mid-Ohio no dia 6 de Agosto. A lista que conta com 34 carros apresenta poucas mudanças se comparada a ultima etapa em Mosport. Na classe LMP1 os mesmos 4 carros da última corrida aonde devemos rever a disputa entre Aston Martin e Lola Mazda.

Na classe LMPC o retorno da equipe PR1 Mathiasen Motorsports que não competia desde Long Beach. Na classe GT 16 carros irão competir e o destaque é o retorno do Lamborghini Murciélago da West Racing. Os brasileiros Jaime Melo, Bruno Junqueira e Cristiano da Matta estão confirmadas.
Abaixo a lista.

LMP1
6 MUSCLE MILK ASTON MARTIN RACING
Aston Martin DBR1-2
Greg Pickett/Klaus Graf

12 AUTOCON MOTORSPORTS
Lola B06/10 AER
Tony Burgess/Chris McMurry

16 DYSON RACING TEAM
Lola B09/86 Mazda
Chris Dyson/Guy Smith

20 ORYX DYSON RACING
Lola B09/86 Mazda
Steven Kane/Humaid Al Masaood

LMPC
18 PERFORMANCE TECH RACING
Oreca FLM09 Chevrolet
Anthony Nicolosi/Jarrett Boon

37 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet
Jon Field/Clint Field

52 PR1 MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet
David Cheng/TBA

63 GENOA RACING
Oreca FLM09 Chevrolet
Eric Lux/Christian Zügel

89 INTERSPORT RACING
Oreca FLM09 Chevrolet
Kyle Marcelli/Chapman Ducote

05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet
Jon Bennett/Frankie Montecalvo

06 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet
Gunnar Jeannette/Ricardo Gonzalez

LMGT
3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1
Olivier Beretta/Tommy Milner

4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1
Oliver Gavin/Jan Magnussen

17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 997 GT3 RSR
Wolf Henzler/Bryan Sellers

40 ROBERTSON RACING
Doran Ford GT
David Robertson/Andrea Robertson

44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR
Darren Law/Seth Neiman

45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR
Jörg Bergmeister/Patrick Long

48 PAUL MILLER RACING
Porsche 997 GT3 RSR
Bryce Miller/Sascha Maassen

55 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR
Bill Auberlen/Dirk Werner

56 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR
Dirk Müller/Joey Hand

62 RISI COMPETIZIONE
Ferrari F458 Italia
Jaime Melo/Toni Vilander

98 JAGUAR RSR
Jaguar XKR
PJ Jones/TBA

99 JAGUAR RSR
Jaguar XKR
Bruno Junqueira/Cristiano da Matta

01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia
Johannes van Overbeek/Scott Sharp

02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia
Guy Cosmo/Ed Brown

04 ROBERTSON RACING
Doran Ford GT
David Murry/Anthony Lazzaro

08 WEST YOKOHAMA RACING
Lamborghini Murciélago LP560-4
Dominik Schwager/Nicky Pastorelli

LMGTC
11 JDX RACING
Porsche 997 GT3 Cup
Nick Ham/Chris Thompson

23 ALEX JOB RACING
Porsche 997 GT3 Cup
Bill Sweedler/Leh Keen

34 GREEN HORNET
Porsche 997 GT3 Cup
Peter LeSaffre/TBA

54 BLACK SWAN RACING
Porsche 997 GT3 Cup
Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen

63 TRG
Porsche 997 GT3 Cup
Duncan Ende/Spencer Pumpelly

68 TRG
Porsche 997 GT3 Cup
Dion von Moltke/Marc Bunting

77 MAGNUS RACING
Porsche 997 GT3 Cup
Craig Stanton/John Potter

ALMS Mosport–Vitória tranquila na P1 e emoção na GT


A etapa canadense da ALMS em Mosport foi de 8 a 80. Se por um lado não tivemos surpresas na disputa da classe LMP1 com apenas 4 carros (poderia ser apenas1) dada a superioridade do Aston Martin da Muscle Milk frente aos outros 3 Lola na classe GT a coisa foi um pouco diferente e por que não dizer melhor.

Sempre considerei a etapa canadense um termômetro para a categoria. Mesmo que nas próximas etapas em circuitos mais “tradicionais” como Mid Ohio, Laguna Seca e Petit Le Mans o grid formado por apenas 4 carros na P1 mostra a atual faze da ALMS que pode piorar ano que vem com o campeonato da FIA de endurance que até o momento ainda é muito obscuro.

Corvette fatura a primeira do ano seguido pela Ferrari de Jaime Melo
Outro fator que pode influenciar o futuro da ALMS é a extinção da classe P1 na LMS europeia. Para uma equipe é muito mais vantagem participar de um “mundial” do que de um campeonato regional. E aonde está a graça de um campeonato que leva o nome Le Mans sem protótipos? ou sem protótipos expressivos? Não desmerecendo as equipes que compete na FLM mas o expectador que ver equipes de fábrica ou pelo menos uma maior variedade de protótipos.

#06 da dupla Gunnar Jeannette e Ricardo Gonzalez.

Neste sentido toda a “fama” cai sobre a classe GT que viu uma vitória da Corvette depois de uma belo duelo entre os BMW e o Porsche da Flying Lizard. Os carros da equipe BMW tinham a corrida na mão mas por afobação acabaram sendo punidos por stop and go por “atropelar” seus adversários. O principal oponente o Porsche # 45 que estava surpreendente rápido se comparado com as outras etapas acabou rodando sozinho e danificando a direção hidráulica e acabou em 12 na sua classe.

Equipe TRG fez dobradinha na GTC

O brasileiro Jaime Melo que assumiu o volante da Ferrari na parte final da corrida conseguir superar o grande tráfego e chegou a liderar mas o mesmo tráfego acabou ajudando o Corvette #4 de Oliver Gavin e Jan Magnussen que conquistou sua primeira vitória na ALMS este ano. O outro brasileiro Bruno Junqueira que compete com Jaguar novamente teve problemas com o fraco desempenho e durabilidade do seu carro. Passou mais tempo nos boxes do que na pista. Vale o aprendizado.

Na classe FLM a vitória ficou com o #06 de Gunnar Jeannette e Ricardo Gonzalez depois de muitas saídas de pistas dos carros da classe. A Classe GTC teve o melhor final já que a primeira posição foi decidida na última pelos dois carros da equipe TGR. Venceu a dupla do carro #66 de Spencer Pumpelly e Ende.

Panoz – Demorou mas o Abruzzi conseguiu completar uma prova mesmo não competindo oficialmente. Depois de uma longa pausa para o desenvolvimento o carro parece que chegou lá. A prova final será mesmo uma corrida mais longa.

Ferrari da Rizzi – O primeiro bom resultado da temporada. Muito do segundo lugar se deve ao bom braço de Jaime Melo que está desenvolvendo o carro praticamente sozinho Toni Vilander é apenas um coadjuvante na equipe.

Porsche – Pela primeira vez na temporada o Porsche da Flying Lizard mostrou que pode fazer frente a BMW e a Corvette. Se não tivesse tido problemas a equipe teria ganho a corrida. Promete para a próxima etapa.

Aston Martin – Foi superior e não teve adversários. Só não ganhou na última etapa em Lime Rock por culpa do tráfego. Para a próxima etapa seu maior adversário novamente será o transito já que os dois carros da Dyson não fazem frente em condições normais de corrida.

Le Mans Series anuncia mudanças para 2012


A ACO anunciou mudanças no seu mais tradicional campeonato a Le Mans Series europeia. Para 2012 o campeonato que deve ter de cinco a seis provas não contará com a classe LMP1 já que as equipes devem aderir ao mundial de endurance em parceria entre ACO e FIA.

Contudo a ausência da classe principal não deve fazer o grid minguar já que as classes LMP2, FLM, GTE-PRO, GTE-AM e a estreia da LMGTC nos mesmos moldes da Porsche Cup na ALMS mas também contanto com modelos Ferrari. Segundo a organização o grid esperado é de aproximadamente 50 carros,25 protótipos e 25 GT. As provas contarão com uma duração de 6 horas.Vamos aguardar.

Level 5 troca Lola por HPD ainda este ano


A equipe americana Level 5 Motorsport anunciou que vai competir nas últimas etapas do ILMC (Silverstone, Petit Le Mans e Zhuhai) com um HPD ARX-01G no lugar dos belos Lola Coupe e Spyder.

Na etapa de Mosport e Laguna Seca eles ainda devem ser visto mas nas rodadas que valem pelo ILMC os novos carros estarão apostos. Na avaliação de Scott Tucker isto foi preciso para manter a competitividade. “Olhamos para todas as perspectivas e não há dúvida de que o pacote Honda LMP2 é líder. Vimos que poderíamos ganhar este ano com o motor Honda e ainda há espaço para o desenvolvimento. A combinação de chassis e motor HPD tem provado ser o melhor ao longo do ano. Estamos confiantes em nossa decisão no meio da temporada. “

Os pilotos João Barbosa, Scott Tucker e Christophe Bouchut esperam receber o quanto antes os novos chassis para começar seu desenvolvimento.

LMS–London Project nova equipe compete em Silverstone


Uma nova equipe vai participar da etapa de Silverstone da LMS. A equipe intitulada The London Project tem o nome de (AUH Motorsports) tem como objetivo arrecadar fundos e sensibilizar para uma síndrome intitulada DMLA um distúrbio que causa degeneração muscular.O Time é é baseado nos Emirados Árabes e sempre competiu com protótipos Radical. Os pilotos ainda não foram revelados.

Audi apresenta versão R8 em comemoração as 10 vitórias em Le Mans


A Audi está lançando apenas para o Reino Unido uma versão comemorativa do seu modelo R8 em alusão as 10 vitórias em Le Mans. As 100 unidades contam pintura especial em titânio, além de um sistema novo de navegação por satélite, sistema de som de alta fidelidade da Bang and Olufsen. O comprador ainda terá seções de pilotagem no circuito de Silverstone. O carro tem uma potencia de 430 cv.