Novo Lola B11/80


Depois do lançamento do Lola B11/40 a Lola tradicional fabricante de carros e tudo o que se move lança a versão coupe o Lola B11/80. O modelo não é muito diferente do utilizado hoje tanto na LMS quanto ALMS. O protótipo pode correr tanto na classe P1 quanto P2 e tem a opção de vários motores disponíveis BMW, Ford, Acura, Jaguar e Judd.

A principal diferença se comparado com a atual geração a 10/80 é sem duvida a barbatana de tubarão sobre a carenagem traseira medida imposta pela FIA para em caso de acidente o LP não levante voou. Se isso tivesse realmente efeito a RBR de Mark Webber não teria levantado suas asas na prova de valência. Ele também tem uma distancia entre eixos maior se comparado ao atual modelo.

Como é de costume os clientes Lola além do carro tem a disposição estoque de peças, testes em túnel de vento e chassi extra e um mapeamento completo do carro por telemetria.


Os atuais Lolas correndo na ALMS


O belo Lola da Rebellion Racing

 
Lola da RML

F1–Rescaldos da vergonheira

Nunca fui de fazer duas colunas sobre um GP de F1 mais a corrida da Alemanha merece um segundo tempo. Ontem foi o dia de ler o que a “imprensa” especializada comentou, acompanhar blogs, ler criticas de outras pessoas. Claro que nessas horas a gente lê muita besteira pois todo mundo conhece as entranhas da F1 desde criança. Parece que todos são iguais a técnicos de futebol sabem tudo.

Pois é, mais quero por outro ponto de vista da coisa. Acredito que assim como eu a grande maioria das pessoas tem seus empregos, muitos lutaram por eles. Nada na vida foi fácil para muitos. Acredito que para Felipe também não foi, mesmo sendo de uma família de classe média alta ser piloto de F1 e se aventurar pela Europa ainda na adolescência requer coragem e principalmente dinheiro.

Massa sempre teve um talento a mais do que pilotos como Rubinho, ou Cristian Fittipaldi quando chegaram na categoria, tanto é que foi demitido da Sauber por não saber dirigir o carro conforme a equipe queria, ou ele corria ou ele batia e numa categoria sempre preocupada com gastos isso não era bom.´

Até conseguir seu emprego na principal equipe de automobilismo no mundo Quem não gostaria de pilotar para o time italiano? 100% dos pilotos gostariam de correr pela Ferrari, quem dizer que não gosta vai estar mentindo. Felipe conseguiu por mérito próprio pois nunca teve tanta grana para “comprar” sua vaga e dinheiro é uma coisa que a Ferrari não precisa.

E assim como toda organização Felipe e Alonso são funcionários, muito bem pagos por sinal e estão sujeitos a ordens. Quantos de nós já não recebemos ordens dos nossos superiores mesmo sabendo que seria algo errado? Que mesmo quando questionamos tal ordem muitas vezes escutamos “ se você não faz tem 10 que façam”.

Não digo que Massa não tenha sua culpa na história pois fazer cara feia quando saiu do carro e tratar frio Alonso não vai ajudar em nada. Visivelmente chateado e com razão Massa não tem muito do que reclamar. Alonso foi mais esperto que o brasileiro mostrando que estava rápido e se valeu é claro dos seus dois títulos. e a Ferrari que não está a 60 anos na F1 a toa fez o que devia fazer.

Claro que não é assim que as coisas funcionam mais nem sempre o que é certo é valido para a Ferrari e para a F1. Se hoje o time italiano está mandando e desmandando na categoria é por conta da má fiscalização da FIA. A FIA sempre teve medo que a Ferrari saísse do campeonato e levasse com sigo 80% dos consumidores que compram produtos da F1.

Essa vergonheira vem desde a era Schumacher. Naquele momento a punição deveria ter sido imposta. A McLarem no caso de espionagem quase foi excluída do campeonato bem como a Renault perdeu seus dirigentes. Nos dois casos os times eram culpados e recebem uma punição. Na época a Ferrari foi a julgamento? Agora com a ultrapassagem de Alonso uma multa “leve” como foi esta dada para o time italiano vai mudar alguma coisa? Não. O vencedor deveria ser Vettel e os dois pilotos desclassificados.

Infelizmente a FIA tem medo que equipes tradicionais troquem de categoria. O avanço da LMS já foi notada. Tanto Ferrari como Renault já se mostraram interessadas nos moldes de corrida de enduro pela proximidade que os fãs consumidores tem com os pilotos e carros. Se a F1 não começara punir as coisas que realmente interessam para o bem da categoria seus dias estão contados. Quem vai assistir uma corrida onde o melhor piloto não é o vencedor? Apenas para deixar claro como o consumidor pode influenciar as coisas. Depois que gugu mostrou os falsos ladrões em seu programa e foi desmascarado voltou a fazer sucesso? Que patrocinador vai querer sua marca vinculada com uma falsa vitória? o banco ING voltou a patrocinar a Renault depois dos rolos envolvendo Nelsinho Piquet?

Hoje vale mais a pena ver uma corrida do WTCC ou ALMS para ver como a competitividade é bom para uma corrida. Acorda F1.

ALMS–Lime Rock– Opinião


A competitividade rolou solta em Lime Rock

Tivemos neste final de semana F1 e ALMS, enquanto uma a cada dia se queima com tramóias e jogos de equipe a outra busca em soluções simples o tempero para uma boa corrida.

Quem acompanha as corridas americanas sabe que o termo “autódromo” não se aplica na maioria das pistas do hemisfério norte. As arquibancadas são praticamente inexistentes pois a maioria dos circuitos é dentro de parques aonde as famílias podem acampar e curtir a natureza. Os traçados muitas vezes estreitos e antiquados são um prato cheio para boas disputas e acidentes, bem ou mal é isso que leva as pessoas a uma corrida de automóveis. Mesmo sua irmã “rica” a LMS muitas vezes os fãs estão longe dos carros e não podem ver a agitação dos boxes.

Porsche avança no campeonato.

Com todos estes predicados tivemos uma boa apresentação em Lime Rock aonde a chuva e a pista apertada ditaram o ritmo e deixaram pelo caminho bons competidores dando ao Porsche Rs Spyder uma vitória que não vinha desde a finada equipe Penske ainda em 2008. Sempre falei que nunca se deve subestimar um Porsche pois além de nunca quebrarem podem surpreender.

Entre os PC a vitória ficou com o #99

Surpreenderam todos os 5 protótipos da classe principal. Como sempre os Lolas da Equipe Drayson, Dyson e Intersport começaram com uma ótima largada, mas erros principalmente de durabilidade deixaram eles pelo caminho.

Assim a briga ficou entre o Porsche Rs de Greg Pickett e Klaus Graf e o Acura de David Brabhan e Simon Pagenaud, estes que foram os únicos que completaram 171 voltas. A vitória só foi decidida depois de uma disputada lado a lado com os dois aonde prevaleceu o Porsche que jogou o Acura para fora da pista. Mesmo recebendo uma punição pela batida o tempo perdido com o stop & go foi menor do que o tempo que Brabhan levou para trocar o pneu e voltar ainda a pista. O terceiro colocado acabou sendo o Lola de Jon e Clint Field porem  31 voltas atrás dos líderes.

Porsche também faturando na GT

Na classe PC a vitória ficou com a equipe Green Earth pilotado por Gunnar Jeannette e Elton Julian. Os líderes da classe Scott Tucker e Christophe Bouchut não chegaram a largar.

Andy Laly e Henri Richard faturam na GTC
Na GT o troféu acabou nas mãos Joerg Bermeister e Patrick Long depois de um intenso embate com o BMW de Bill Auberlen e Tommy Milner. Em terceiro outra BMW nas mãos Dirk e Joey Hand. O brasileiro Jaime Melo terminou em quarto lugar. A próxima etapa será em Mid –Ohio um traçado apertado como manda o figurino entre os dias 5 e 7 de Agosto. 
Abaixo um vídeo com o resumão da prova.
Voltinha em Lime Rock com o Lola da Dryson

Resultado final.

F1–GP Alemanha–VERGONHA

Para mim as duas principais equipes ou grupos tradicionais na história do automobilismo são Porsche e Ferrari. Enquanto uma trilou um caminho pelas corridas de GT a outra partiu para os monopostos. Vitórias e derrotas as duas equipas já tiveram mais e vergonha? Aprendi a gostar da Ferrari bem antes do Rubinho ir para o time e ter toda essa “onda” vermelha que a imprensa brasileira adora fazer. Quando comecei a entender de automobilismo para mim a única equipe que construía tanto o motor quando o carro era a Ferrari mesmo que muitas décadas atrás inúmeras equipes já o faziam mais naquele momento nasceu o mito.

Estudando a história da equipe o mito se tornou para mim referencia quando o assunto é automobilismo. Isso durou até 2001 naquela maldita corrida na Áustria aonde de forma grosseira Rubinho deixou Schumacher passar na última curva. Já não admirava muito o Alemão pelas atitudes pré-Ferrari. Naquele momento só ajudou a por um pontinho preto em um carro vermelho.
Os anos foram passando e por inúmeras vezes para mim e para muitos brasileiros todas as vezes tanto Rubinho quando Massa estavam na frente vinha aquela pergunta “será que vão ganhar?” “será que é hoje?” 

E hoje novamente vimos uma corrida vendida. Massa tirou da dor da perda de um parente a força para fazer uma boa largada e se manter a frente de um Alonso mais rápido é verdade mais também um Alonso mais influente que sabe usar o seu bicampeonato a seu favor e somente a seu favor. Seja no episódio da China que atropelou o brasileiro na entrada dos boxes ou em muitas largadas que deliberadamente cortou a frente do brasileiro.

Alonso falou pelo rádio e deixou público que é ele o primeiro piloto e cabe aos outros respeitar isso. Mais até que ponto se é um primeiro piloto de fato?

Quantas e quantas vezes o próprio Alonso fez duras críticas a Ferrari e a Schumacher por este tipo de manobra. Enalteceu que uma disputa é decidida na pista aonde o melhor prevalece. Agora eu pergunto ele é realmente o melhor? Massa nunca foi santo ou Senna ou os grandes campeões. Ainda escrevi a alguns dias que a rivalidade de Senna e Prost sempre foi decidida na pista mesmo que muitas vezes os dois acabaram indo para o muro mais foi ali diante de todos os torcedores e com uma disputa roda a roda que eram decididas as coisas.

Agora com a atitude de Alonso como um bebe chorão reclamando para a professora que o seu amiguinho roubou sua bola é realmente o merecedor da primeira posição? Não nego que que Massa estava com um rendimento inferior em relação a Alonso mais o espanhol não é um bi-campeão? não ganhou de Schumacher o título de 2005 com um carro inferior? Ele não teria condições de ganhar a posição na pista? Talvez pois, Massa como bom esportista que é não iria vender fácil sua posição, nem ele nem ninguém pois todos os pilotos que estão ali estão por um motivo. Ganhar.

Senão a FIA devia autorizar a inclusão de um alvo e de metralhadoras nos carros se o piloto da frene não desse passagem seria fogo nele no melhor estilo corrida maluca. Claro que muitos desdobramentos ainda irão acontecer Alonso pode ser punido pois ficou evidente a mutreta. Quem perde com isso é a Ferrari que se orgulha de ter o maior número de vitórias, os maiores vencedores e todos o recordes que para ela são merecidos. Agora será que todos os pilotos que ganharam títulos pelo time italiano são merecedores de fato de tamanha glória? Para mim existe duas Ferrari. de 1950 até 1996 e de 1996 até os dias de hoje. Aparentemente com a saída de Ross Brawn as artimanhas e canalhices também foram embora da equipe.

Ele que por muitas vezes foi “o culpado” das vitórias enganosas do alemão não tem feito o mesmo na equipe Mercedes, talvez por que isto não é da natureza do time que assim com a Porsche teve seus autos e baixo no esporte mais sempre foi irretocável quando o assunto é ética.

Felipe foi esperto mais deveria ter feito diferente. Deveria ter feito isso na reta dos boxes na frente de todos a vergonheira que foi a corrida da Ferrari. A próxima corrida será semana que vem no travado circuito da Hungria.    

F1–GP Hockenheim

Neste final de semana iremos ter mais uma etapa do mundial de F1 no tradicional e mutilado circuito de Hockenheim. Mutilado pois desde 2000 as grandes retas foram destruídas dando lugar a um circuito comum coisa que a pista nunca foi. Para matar a saudade separei dois vídeos com o antigo traçado, um com o grande Senna e o outro com Kakkinen. Vale a pena assistir.

Em 2000 primeira vitória de Rubinho na F1

24H LM–Matech e seu Ford na GT2

Ford GT em Le Mans? só na GT2

Como todos sabem para 2011 as regras para as 24H vão mudar com a extinção da classe GT1. Assim equipes com a Larbre com seu tradicional Saleen terão que fazer mudanças no carro para se adequar as novas classes ou procurar outra categoria para competir.

Na edição deste ano um dos destaques da GT1 foi os Ford GT da tradicional equipe Matech que tem feito bonito na FIAGT. Como seus modelos com a atual especificação estão proibidos de correr Bartek Martin dono da equipe decidiu produzir um Ford GT GT2 para a nova categoria LMGT para correr em 2011. A iniciativa mostra como a LMS quando as 24h são importantes e trazem muito mais prestígio do que as provas sprint da FIAGT. Parabéns a Matech.

ILMC–Porsche Hibrido tem sua participação confirmada

Modelo não vai pontuar mais vai correr.

Uma boa noticia para os fãs de combustíveis alternativos. A Porsche confirmou a participação do seu modelo hibrido em duas etapas da ILMC deste ano, Petit Lemans e Zhuhai. O modelo que chegou a liderar as 24 horas de Nurburgring teve problemas mais não completou a prova.

Mesmo podendo correr o carro não vai pontuar já que o regulamento tato da IMSA quando da ALMS não permitem este tipo de motorização, mesmo assim não é um demérito do carro nem da equipe. “Tivemos uma fantástica demonstração do hibrido GT3-R nas 24 Horas de Nurburgring, estamos acumulando mais experiência com tecnologia híbrida em diversos circuitos” comenta Hartmut Kristen diretor da Porsche. Claro que além do desenvolvimento do carro o fator comercial conta e muito já que a Porsche gosta e precisa vender e desenvolver novas tecnologias “Além disso, queremos mostrar aos fãs e clientes dos nossos dois maiores mercados como é o nosso desenvolvimento pode ser feito diretamente na competição.

Para quem não sabe o modelo além do motor a gasolina conta com dois motores elétricos no eixo traseiro que desenvolvem 60 KW além dos 480 do motor a combustão. A energia é passada para as rodas dianteiras ajudando na estabilidade, tração ou pode ser usada em uma ultrapassagem como na F1 com o kers.

Asian LMS–GT3 também irão participar


GT3 Asia também irão participar do enduro

A última etapa da ILMC que também é a única da Asian LMS terá mais uma categoria. Os carros da GT3 Asia. Ao contrário dos seus pares americanos que correm exclusivamente com modelos Porsche o certame nipônico conta além do fabricante Alemão com Lamborghini, Ferrari e Ginetta.
Lembrando que a prova contará ainda com as equipes da Audi e Drayson Racing na categoria P1. Entre os P2 a OAK Racing é o destaque e entre os GTs teremos AF Corse e Felbermayr Proton. Até o momento 30 carros estão confirmados para a disputa. que acontece no dia 7 de Novembro em Zhuhai

Primeiras imagens do Lola B11/40

A Lola acaba de divulgar as imagens do seu próximo protótipo o B11/40. Visando as regras de 2011 em que os protótipos terão que ter motores de carros de série e as equipes com orçamento apertado o fabricante Inglês da uma mexida no imaginário destas equipes.

O modelo que até o momento é aberto segue o padrão da marca quando o assunto é protótipo. Tanto a frente quanto a traseira são conhecidas das equipes. Mudanças podemos encontrar nas entradas de ar do radiador. Também se tem a impressão de que o piloto vai ter uma posição mais baixa como em um carro de F1. A principal mudança está na “barbatana” na tampa do motor uma “recomendação” da FIA para evitar que o carro decole como aconteceu com o Acura de Brabhan em Petit Le Mans ano passado.

A opção por um modelo coberto seria uma dos “opcionais” oferecidos pelo fabricante, que também garante um farto estoque  de peças e testes em túnel de vento. A opções de motores BMW, Judd, Honda e Ford.
Vamos as compras?