F1 – GP Cingapura

O GP de Cingapura foi uma prova engraçada. Não teve muitas emoções, estava bem parecido com a etapa da Bahia da Stock Car. Quase sem ultrapassagens e todo mundo com medo de bater com a cara no muro. A vitória de Hamilton confirmou o bom desenvolvimento da McLarem nas últimas provas. Foi correto, não errou. Mesmo nos minutos finais antes de Vettel ser punido por ter ultrapassado o limite dos boxes, não chegou a ser ameaçado seriamente. Não teve maiores dificuldades.

A corrida teve situações interessantes e engraçadas. O que foi aquele pit stop da STR? Saindo com a mangueira de combustível e ainda atropelando o mecânico? Eles bem que tentaram mas como diz o ditado “o primeiro a gente nunca esquece”. Vai ser sempre de Massa a triste lembrança da mangueira pendurada no carro. O acidente envolvendo Nick Heidfeld e Sutil foi o ponto alto da prova. O piloto da Force India pensou que estava jogando GP4 e que a batida não faria nada com a BMW.

A Punição de Nico Rosberg também contribuiu para a vitória de Hamilton. O piloto da Williams se afobou e levou a penalidade. Poderia ter feito uma ótima corrida mas no meu ponto de vista a culpa não foi do piloto e sim da péssima entrada e saída dos boxes do circuito. Por mais que o piloto andasse ali no limite não estava imune a por o pneu na faixa branca. A saída dos boxes devia desembocar na grande reta e não em um “S”. Mesma situação da entrada dos boxes. O piloto tem que andar colado na parede para poder entrar de forma correta, perdendo mais tempo em controlar o carro do que realmente no pit stop.

Fora essas situações a organização do GP está de parabéns. Mais pela iluminação do que por pontos de ultrapassagem. Mesmo tendo esses pontos Rosberg, com um carro nitidamente superior, penou para passar os últimos colocados depois que recebeu a punição. Situação parecida teve Vettel em cima de Hamilton. Os dois tinham carros superiores mas pela turbulência gerada pelo carro da frente não conseguiam avançar. Some isso a pontos de ultrapassagem quase inexistentes e você tem um circuito padrão de F1 sem sal e sem graça.

E Rubens? Teve um bom treino de classificatório mesmo sabendo que ia trocar o cambio fez um treino com a faca nos dentes o que resultou em seu acidente e o fim do treino faltando poucos segundos. Também teve uma largada melhor que seu companheiro de equipe. Fez o que estava a seu alcance. E viu seu companheiro de equipe aumentar em 1 ponto a larga diferença que já tinha. Lógico que vão dizer que ele não teve garra, que faltou determinação, mas quem viu e principalmente quem entende de F1 sabe que não tinha muito o que fazer. Queria apenas que a prova tivesse mais umas 10 voltas para saber qual seria o procedimento da Brawn em relação ao problema de freios de Jenson Button. Os dois chegaram juntos na última volta e é claro que Rubens teria que passar senão também perderia sua posição para Kovalainen. Ele passaria? Não passaria? Lembro de um episódio no ano 2000 no GP do Canadá que Schumacher teve o mesmo problema mas por “ordens” da equipe Rubinho não ultrapassou. Hoje a história é outra os tempos são outros e com certeza ele teria ultrapassado. Esta pode ser a última vez que o brasileiro pode estar disputando um título e ficar com “medinho” da equipe nestas horas não é uma característica de um vencedor.

O próximo GP é em Suzuka, um circuito fantástico, das antigas e muito seletivo. Acredito num bom desempenho da Force India por causa do forte motor Mercedes. A RBR também é muito competente em curvas de alta assim como a Ferrari. Resta torcer para um bom desempenho de Rubinho e um não tão bom de Button. Até lá.

Destaques ou não da prova

Giancarlo Fisichella

Se esperava demais do jovem italiano. Não foi desta vez que fomos brindados com um bom desempenho, e talvez nunca seremos. Com três corridas faltando para o término do campeonato e a proibição dos testes durante a semana o físico parece não ter tempo para mostrar por que foi chamado para ficar no lugar de Felipe Massa. O 13º lugar não foi um bom resultado e mesmo a Ferrari não tendo o carro que tinha ano passado ele poderia ter tido sim uma melhor posição. Em Suzuka veremos o verdadeiro Fisichella?

Nico Rosberg

Era o nome da Corrida se não tivesse se afobado na saída dos boxes. Largou em terceiro e estava em segundo antes da lambança. Depois fez uma bela recuperação e foi limitado pelos poucos pontos de ultrapassagem do circuito e acabou em 11º lugar. Pelos rumores a Brawn está de olho nele. A algum tempo Rosberg foi tachado de incompetente, pouca garra e está fazendo um bom trabalho com um carro super limitado. Ponto para ele.

Adrian Sutil
O acidente mostra a afobação do piloto que destruiu o bico do carro. Mesmo não sendo problema para uma equipe de F1 um bico novo não é algo que um chefe de equipe queira ver. Foi imprudente e poderia aproveitar melhor o bom momento que a equipe vem atravessando. Talvez não tenha o mesmo desempenho que teve em SPA ou Monza. Suzuka não é um circuito lento e tem belas retas, pode surpreender.

Timo Glock
Surpreendeu no final de semana. Largou em segundo 10 posições a frente do experiente Trulli. Sempre esteve entres os primeiros e não cometeu erros. Mesmo a Toyota não tendo um grande carro esse ano tanto Glock como Trulli tem tirado leite de pedra e se recuperado nas últimas provas. Pode também surpreender em Suzuka.

Lewis Hamilton

Ganhou uma corrida fácil, não foi ameaçado de forma a sofrer algum tipo de pressão e errar como já ocorreu algumas vezes. Está bem mais maduro do que ano passado quando ganhou o título de lambuja. Claro que some isso ao bom desempenho da McLarem e terá um piloto vencedor. Estou curioso em ver como irá se comportar caso kimi Raikkonen realmente retorne a equipe inglesa. Será que vai se sentir trocado caso o finlandês tenha um desempenho superior? Lewis não é do tipo que gosta de dividir os brinquedos que tem. É esperar para ver.

Mudanças na entrada e saída dos boxes

Entrada e Saída
Estragaram um das poucas pistas descentes desta nova leva de circuitos. Tanto a entrada como a saída ficaram estreitas demais a ponto de Rosberg levar uma punição por ter feito a curva rápido demais. Não vejo um erro do piloto e sim da estradinha que fizeram ali. Mesma coisa a entrada que se não for feita de forma demasiadamente devagar pode fazer o piloto voltar para a pista e ai sim a M. está completa. Em nome da segurança a FIA nem sempre acerta e quase sempre erra.

Entrevista Coletiva no SPORTV

Desde o ano passado o Sportv transmite os treinos livres de quinta e sexta e a entrevista coletiva logo apos o término da corrida. É uma idéia louvável se não fosse os constantes erros que ocorrem. Não é de hoje que não entendo como uma emissora no tamanho da Globo que gasta milhões nas suas transmissões de futebol, vôlei e tantos esportes, e não consegue transmitir 19 minutos de entrevista. Quando não temos um brasileiro entre os 3 primeiros ficamos com as 2 primeiras perguntas de cada piloto. Quando temos algum conterrâneo levam a entrevista até o final mas não ouvem as palavras dos outros 2 pilotos. Ouvir qualquer piloto que não seja Inglês ou Espanhol é um dilema. Não levam em conta que nem todo brasileiro gosta de futebol ou até gosta mais tem interesse em saber um pouco mais dos bastidores da F1. Uma pena.

ALMS – Petit Le Mans

 
Peugeot faz primeira dobradinha na ALMS

Sorte e Azar foram dois extremos nesta edição da Petit Le Mans. A forte chuva que caiu na segunda metade da prova acabou encurtando e muito a 12º edição do evento.

A vitória ficou de forma um tanto quanto questionável com o Peugeot número 8 pilotado por Stephane Sarrazin e Franck Montagny que não tiveram um bom desempenho desde o começo da prova. O segundo colocado foi o Peugeot número 7 com Pedro Lamy e Nicolas Minassian seguidos pelo Audi de Allan Mcnish e Dino Capello. Foi a primeira vitória da equipe francesa desde que começou a competir na ALMS. Vitória com uma bela dose de sorte pois Mcnish rodou atrás do carro de segurança quando estava em primeiro e não conseguiu mais se recuperar a tempo. Foi um dos erros mais primários que o piloto cometeu depois de ganhar várias edições da Petit.

 

Mcnish perdeu de forma surreal em uma corrida que era sua.

Em quarto lugar ficou o outro Audi com M. Werner e Lucas Luhr seguido do trio da equipe Oreca com Lapierre, Panis e Dumas. Um resultado interessante desta que foi a primeira participação do time em território americano. Em sexto o primeiro Acura da Patron Racing com David Brabham, Scott Sharp e D. Franchitti que lideram o campeonato na classe P1. Gil de Ferran que teve dois acidentes sérios durante a prova termina em nono lugar muito decepcionado com o toque que teve com J. Fueld que mesmo tomando uma punição de quase 3 minutos terminou a frente do brasileiro em sétimo lugar.



Mazda mostrando evolução para competir com os grandes em 2010

Na categoria P2 a vitória ficou com o Lola Mazda de Butch Leitzinger, Mario Franchitti e Ben  Devlin, seguidos pelos campões por antecipação Adrian Fernandez e Luiz Dias com seu Acura. Em terceiro e merecedor do primeiro lugar o Porsche RS Spyder de Pickett, Graf e Maassen que perdeu a liderança da categoria depois de rodar logo no começo da prova e por causa de problemas elétricos perdeu desempenho e tempo nos boxes. Enquanto esteve na disputa chegou a incomodar os carros da P1.

  

 Mika Salo literalmente salvou a Ferrari de um mal desempenho

Na GT2 a vitória ficou com a Ferrari F430 GT do brasileiro Jaime Melo que fez dupla com Pierre Kaffer e Mika Salo. O trio largou em 10º na sua classe e com uma boa estratégia de por pneus de chuva antes dos outros competidores garantiu o primeiro lugar. Em segundo ficou a BMW M3 de Milner, D. Muller e J. Mueller e fechand o podium o Porsche 911 de D. Werner e Henzed. Com a vitória Jaime Melo e Pierre Kaffer estão a 19 pontos dos lideres da GT2 Joerg Bergmeister e Patrick Long que terminaram em quinto.

Destaques da Prova

Peugeot

A Peugeot teve sorte com sua dobradinha. Tiveram uma bela classificação fazendo a dobradinha para a largada com a pista SECA. Já na largada foram superados pelo Audi de Mcnish e mais a frente pelo Acura de Gil de Ferran. Se não fosse o erro do piloto da Audi a coisa teria sido bem diferente. Mesmo assim a equipe francesa acaba o ano com a vitória nas 24H de Le Mans e na Petit. O próximo feito com certeza será as 12 H de Sebring ano que vem.

Audi e Allan Mcnish

    

O vencedor moral ou perdedor moral ficou por conta da Audi e de sua principal estrela Allan Mcnish. Depois de uma péssima atuação em Le Mans e da crise que assolou a equipe não se esperava muito do R15. Um carro que nasceu com problemas e ganhou Sebring este ano mais pelo azar da Peugeot do que mérito próprio. Teria ganho a corrida de hoje com sobras se não fosse o excesso de água na pista. Teria com certeza recuperado a primeira posição, infelizmente não deu.
Team Cytosport
Como é bom ver um protótipo da Porsche correndo. O Team Cytosport não competiu todo o campeonato mas na prova de hoje se superou. Brigou de igual para igual com os carros da P1, não tomou conhecimento dos campeões da classe o Acura de Adrian Fernandez. Foi uma pena ele ter rodado e afetado a parte elétrica com certeza estaria entre os primeiros. 
Acura e Scott Sharp
O acidente de Sexta para o Acura de Scott Sharp foi um dos mais impressionantes que eu vi. Lembra muito o do Mercedes CLK em Le Mans a alguns anos que literalmente voou na grande reta. Nos 2 casos o piloto nada sofreu, mas ao contrário da Mercedes o time Japonês mostrou uma determinação sem igual e montou o carro em absurdas 30 horas. Mesmo que o carro tenha acabado em sexto no geral isso ficou ao meu ver em segundo plano. A garra dos mecânicos e a dedicação de toda a equipe foi o fator determinante para a reconstrução do carro que utilizou apenas 10% das peças do modelo original.

De Ferran Motorsports
O carro do brasileiro Gil de Ferran apanhou e muito nesta edição da Petit. Levou um toque no inicio da prova que destruiu a suspensão deixando o carro parado por várias voltas. Depois de tudo arrumado um erro de Scott Dixon fez o carro perder mais tempo ainda na garagem. Outros teriam desistido da corrida mais Gil e seus pilotos mostraram competência e arrojo, e provaram junto com a equipe Patron que o Acura é um carro que agüenta o tranco. 

Mika Salo e a Ferrari 430GT
Os problemas com a Ferrari de Jaime Melo a Mika Salo começaram na na sessão de classificação com um pneu furado. Largaram em 10º na sua categoria e viram as BMW, Corvette e Porsche fazendo a festa nas primeiras horas da corrida. Em determinado momento quando ocupavam a 5º posição estavam prestes a ganhar uma volta do líder da GT2 naquele momento. Nesta hora a estrela de Mika Salo brilhou mais alto e com a entrada do carro de segurança botou pneus de chuva e conseguiu ficar 1 volta a frente do resto do pelotão. Tanto ele como Jaime Melo fazem milagre com um carro que já tem quase 4 anos. Conquistaram este ano as12 H de Sebring, as 24H de Le Mans além da Petit. Só tenho uma coisa a acrescentar… Meus parabéns.

Resultado final.


ALMS – Petit Le Mans – Treino oficial


Peugeot larga na frente

A Peugeot começou bem o caminho para a vitória em Atlanta. O carro número 07 de Pedro Lamy e Minassian conquista o primeiro lugar, seguido do outro Peugeot de Sarrazin e Montagny. Os Audi larga em terceiro e quarto respectivamente.
Gil de Ferran com seu Acura larga em quinto. Jaime Melo não fez um bom tempo e larga em décimo na GT2.

Abaixo a classificação

Novidades da ALMS para 2010

 

Scott Antherton no lançamento da ALMS para 2010

Foi anunciado a pouco as mudanças e o lançamento do calendário de etapas da American Le Mans Series 2010. Scott Antherton presidente da ALMS enfatizou que o ano de 2009 foi um dos mais difíceis da categoria e por muitas vezes temeu o fim da mesma “Eu não preciso dizer o que tem acontecido nos últimos 12 meses”, indaga. “Todos nós fomos profundamente afetados por esta crise em todas as facetas das nossas vidas, mas os desafios têm-nos dado a oportunidade de re-enfatizar o que continua a nos diferenciam como uma plataforma de marketing esportivo”.

A principal mudança no calendário é a que Petit Le Mans irá fechar a temporada, evento que hoje cabe a etapa em Laguna seca. Assim o campeonato começa dia 20 de Março com as 12 horas de Sebring e termina dia 02 de Outubro com a Petit Le Mans. Ao todo serão 9 etapas, 1 a menos do que em 2009. “Eu não posso imaginar uma melhor maneira de abrir e fechar a nossa temporada”, afirma Atherton. “Ambos os eventos, como vimos este ano, atrai o maior público para corridas de carros esportes na América do Norte. Este calendário, sem dúvida, permitir-nos continuar a crescer a nossa cada vez maior de fãs e público de televisão”. Festeja.
Mesmo já tendo anunciado as mudanças nas classes para 2010 Atherton voltou a destacar que o campeonato terá quatro classes. A P1 e P2 serão uma classe apenas. A atual P2 será uma classe somente de protótipos Oreca-Courage FLM09. A GT2 mudará sua denominação para GT e a GT3 Challenge que neste ano foi uma categoria mono-marca irá ter a inclusão de outros modelos de carros.

Foi anunciado também o lado “verde” da ALMS o que ajuda no desenvolvimento de novas tecnologias junto a Michelin Green X Challenge. “Não há dúvida de que nós temos tomado a posição de liderança com fabricantes de automóveis, as equipes e parceiros de marketing em termos de desenvolvimento de combustíveis alternativos e outras tecnologias inovadoras que vão ajudar a redefinir a indústria automóvel, num futuro muito próximo” ressalta.



Lola Judd da Drayson Racing irá competir 2010 na ALMS

Além do calendário e das iniciativas também foi anunciado que a equipe Dayson Racing que correu ano passado com um Aston Martin irá correr 2010 com um protótipo Lola Judd LMP1. A equipe é do Lord Paul Drayson que é ministro na Inglaterra. Para ele correr na ALMS é uma ótima oportunidade “Eu realmente estou feliz em participar nos Estados Unidos na ALMS. A combinação de adeptos entusiasmados, grandes competições e circuitos são maravilhosos em um campeonato de classe mundial e extremamente agradável. Estou ansioso para participar toda a temporada do próximo ano.” Ressalta.


Abaixo o calendário para 2010

Data Local Duração
20/03/2010 Sebring 12 Horas
17/04/2010 Long Beach 1 Hora e 40 Minutos
22/05/2010 Laguna Seca 6 Horas
10/07/2010 Miler Motorsports Parck 2 Horas e 45 Minutos
24/07/2010 Lime Rock Parck 2 Horas e 45 Minutos
07/08/2010 Mid – Ohio 2 Horas e 45 Minutos
22/08/2010 Road America 2 Horas e 45 Minutos
29/08/2010 Motorsport 2 Horas e 45 Minutos
02/10/2010 Petit Le Mans 10 Horas ou 1000 Milhas

Final de semana com corridas noturnas!!!

F1 chega a Cingapura, corrida que ano passou foi um pesadelo para nossos pilotos brasileiros. Foi na corrida noturna que Massa começou a perder o título para Hamilton justamente na hora que Nelsinho (sempre ele) resolve brincar de Need For Speed e bate o carro no muro. Felipe entra nos boxes e sai com a mangueira de combustível ainda acoplada ao carro. O resto é história. Rubinho por sua vez nem chegou a pontuar com uma Honda capenga. Neste ano ele tem todas as chances de vencer e roubar mais alguns pontos do companheiro de equipe. Claro, temos que ser realistas. Faltando 4 provas e com uma diferença de 14 pontos mesmo Rubinho ganhando todas basta Button se manter na zona de pontuação que garante o título. Além de torcer pelo brasileiro temos que fazer aquela mandinga para acontecer algo com seu colega de equipe.

O calor que é típico neste época do ano pode ajudar também o brasileiro. É esperado também um bom desempenho de Hamilton que tem mostrado evolução com sua McLarem. Se espera MUITO dos pilotos da RBR e é claro um bom trabalho de Fisichella a bordo da Ferrari.
Repeteco?


Agora pela manha uma cena um tanto quanto bizarra. Romain Grosjean que está no lugar de Nelsinho bate seu Renault no mesmo lugar e no mesmo muro que o brasileiro bateu ano passado. Agora vem a pergunta? Tem alguma macumba ali? Alguém botou um imã ou os dois são ruins de braço mesmo?

American Le Mans – Petit Le Mans

Sábado irá ocorrer a última prova de longa duração da ALMS do ano. A Famosa Petit Le Mans com suas 10 Horas de duração em Road Atlanta. É esperado um belo espetáculo aos moldes das 24 Horas de LM deste ano com um combate entre Peugeot e Audi pela vitória. Ao todo serão 11 carros na Categoria P1, 5 na P2 e 14 na GT2. Vale torcer pelo piloto brasileiro Jaime Melo a bordo de sua Ferrari F430. A largada será ao meio dia de sábado com transmissão ao vivo do SPEED.

FIA está matando a F1?

Todos sabem que a F1 é a categoria máxima do automobilismo e que todo piloto sonha em um dia correr em um dos seus monopostos. Eu cresci ouvindo e acreditando nisto, mas será que a F1 é tudo isso mesmo?

Nos últimos tempos escândalos e mais escândalos vêm assombrando a categoria. Os mais recentes foram à espionagem entra McLarem e Ferrari e por último esses rolos envolvendo Piquet e a Renault. Claro que polemicas também ocorrem como cortes orçamentários, restrição a treinos e regras que mudam todas as horas. Depois de tantos problemas a F1 pode resistir?

Estava realmente torcendo para que as equipes tivesse feito aquela categoria paralela no auge da luta contra o teto orçamentário. Hoje não temos corridas no continente americano o que é primordial para o futuro financeiro das montadoras que tem equipes na categoria. Com o anuncio desta semana da inclusão do Canadá para a próxima temporada fica um alivio. Montreal tem uma pista ótima que já nos brindou com muitas emoções e belas disputas.

Perdemos pistas como Magny Cours, A1 Ring, Indianápolis, Paul Ricard entre outras que davam prazer em assistir e muito mais em pilotar. SPA sempre está com ameaças de não sediar mais etapas. Circuitos foram mutilados como Hockenheim, Imola, Barcelona entre outros. Tudo em prol da “segurança” e do espetáculo. Nos últimos anos os carros têm perdido sensivelmente potencia e a F1 não e mais a categoria com os carros mais rápidos do automobilismo. Não que os carros devessem chegar a 400 km por hora, mas automobilismo é velocidade e principalmente risco. Nenhuma pessoa anda de bicicleta dentro do seu apartamento, e é assim que os atuais circuitos são. Pistas sem emoção, lentas. O que aconteceu com os atuais circuitos? Malásia, China, Bahrein, Turquia. Será que um piloto prefere correr na China ou em Zolder? Adelaide? Watkins Glean? Pistas de verdade.

Neste final de semana passou no SPEED um compacto com as 24 horas de Nurburgring. Não me interessei tanto, pois pensava que seria no circuito tradicional, mas quando vi os carros correndo em Nordschleife, voando em algumas curvas do circuito e correndo na grande reta me fez ter esperança que se pode sim correr em circuitos “antigos” com segurança. Para alegrar ainda mais não eram 22 carros eram mais de 100!!! Isso mesmo 100 carros disputando, correndo, batendo foi um belo espetáculo. Foi bom ver aquele “amadorismo” com pessoas andando pelo circuito podendo chegar perto dos carros tirando fotos. Mecânicos trocando pneus de bermuda, tudo pelo amor ao esporte.

Hoje temos uma F1 muito certinha aonde quem pisa fora da linha é altamente criticado. Pilotos são muitas vezes punidos por “condução anti-esportiva” ou por forçarem demais uma ultrapassagem. Bons pilotos como Montoya que tem um excelente histórico de vitórias não se dão bem na F1 por ter posto em risco a vida de outros pilotos ou fazendo as corridas muitas vezes serem perigosas demais. Imagina se Gilles Villeneuve iria correr numa F1 assim? Deixariam-no andar meia volta com apenas 3 rodas? Ou protagonizar a bela disputa que teve com Renné Arnoux em 1979? Com certeza teria 2 corridas de suspensão.

Resta torcer que a nova diretoria da FIA tenha uma mentalidade bem menos careta do que a do “grande” Max Mosley e transforme a F1 no que ela sempre foi. A principal categoria de automobilismo mundial.

Novas duplas na F1

Fomos brindados com uma noticia um tanto quanto surpresa. Haikkonen de malas prontas para a McLarem para a próxima temporada fazendo dupla com Hamilton. Para seu lugar na Ferrari o competente Fernando Alonso. Qual das equipes terá a dupla mais completa?

Aposto minhas fichas na Ferrari. Felipe esta em ascensão, se não fosse o acidente este ano ele não estaria lutando pelo titulo mais teria ganha corridas com certeza. Alonso chega com o Status de bicampeão. Teve os dois títulos em cima de Schumacher sem a ajuda da equipe, sem ter que jogar colega de equipe no muro. Muitas vezes andou mais que o carro e fez o que Villeneuve, Hakkinen e Damon Hill não fizeram. Alonso convenceu como campeão de F1.

A McaArem terá uma nova dupla de campeões desde os tempos de Prost e Senna. Claro que não com o mesmo talento ou magia, mas são campeões. Kimi ganhou seu título praticamente de graça, foi sortudo. Sorte que sempre lhe faltou na equipe inglesa quando lá esteve. É um bom piloto tem seus rompantes de habilidade e também longas doses de marasmo, muitos deles regados a uma bela bebida destilada. Hamilton foi campeão mais pelos erros da Ferrari do que por seus próprios braços. Errou e errou muito, porem a Ferrari errou mais. É altamente instável em momentos de pressão plena e já perdeu corridas por ser afobado demais. Ao contrário da Ferrari o time Inglês terá um piloto cerebral e outro impulsivo.

No time italiano a futura dupla de pilotos será altamente impulsiva. Tanto Alonso como Massa não são muito pacientes com retardatários e em suas manobras durante a corrida. Quem não lembra de Massa ultrapassando Webber no grande premio da China ano passado? Quase botando as duas rodas no muro? Não tomou conhecimento e passou batido. Ou de Alonso em uma ultrapassagem por fora em Schumacher na Hungria em 2006? São apenas 2 exemplos da habilidade dos dois pilotos. Que venha 2010 !!!

Resultados FIA GT, DTM e WTCC


 Primeira vitória do ano para James e Bert

Depois de uma corrida complicada com vários acidentes o Corvette da dupla James Ruffier e Bert Longin vencer a primeira corrida do ano. Em segundo outro Corvette de Anthony Kumpen e Mike Hezemans. O Maserati de Alex Muller e Miguel Ramos termina em terceiro.

Dando pistas que seria um final de semana perfeito Enrique Bernoldi termina apenas na 4º posição depois de vários contratempos. A vitória poderia ter sido conquistada de maneira mais fácil pois o time fez a pole e estava na liderança por boa parte da corrida. “Peguei o carro no último trecho, quando estávamos em sétimo. Fizemos uma boa recuperação, chegando a figurar em terceiro. Mas o equipamento estava bastante prejudicado e eu estava segurando uma fila de carros. O motor esquentava muito, pois o radiador estava tampado. A duas voltas do final, acabei sendo ultrapassado, mas não tínhamos como resistir”, comenta o triste Bernoldi.


Vitória fico com a Ferrari n. 51

Na categoria GT2 o vencedor foi a Ferrari 51 da AF Corse de Nike Cadei e Alvaro Barba Lopez. Em segundo o Porsche 60 da Prospeed de Westbrook e Collard que é lider do campeonato. Em terceiro outra Ferrari de Malucelli e Roberti.

A próxima etapa será dia 04 de Outubro em Paul Ricard na França.

Pos Car C Piloto Carro Tempos V. Dif.
1 3 GT1 Ruffier/Longin Corvette Z06 2:01:39.556 66
2 4 GT1 Kumpen/Hezemans Corvette Z06 2:02:12.778 66 33.222
3 2 GT1 Muller/Ramos Maserati MC 12 2:02:31.466 66 51.910
4 8 GT1 Maassen/Streit/Bernoldi Corvette Z06 2:02:37.575 66 58.019
5 1 GT1 Bertolini/Bartels Maserati MC 12 2:02:37.866 66 58.310
6 33 GT1 Pier Guidi/Bobbi Maserati MC 12 2:02:38.110 66 58.554
7 51 GT2 Cadei/Barba Lopez Ferrari F430 2:02:04.645 64 2 LAPS
8 60 GT2 Collard/Westbrook Porsche 911 GT3 RS (997) 2:02:18.275 64 2 LAPS
9 77 GT2 Malucelli/Ruberti Ferrari F430 2:02:19.543 64 2 LAPS
10 95 GT2 Russo/Perez Companc Ferrari F430 2:02:27.463 64 2 LAPS
11 56 GT2 Kirkaldy/Bell Ferrari F430 2:02:32.659 64 2 LAPS
12 50 GT2 Bruni/Vilander Ferrari F430 2:02:36.115 64 2 LAPS
13 97 GT2 Ragginger/Lucchini Porsche 911 GT3 RS (997) 2:02:47.888 64 2 LAPS
14 55 GT2 Mullen/Niarchos Ferrari F430 2:02:57.995 64 2 LAPS
15 78 GT2 Romanini/Bonaldi Ferrari F430 2:03:13.144 63 3 LAPS
16 59 GT2 Sugden/Ashburn Porsche 911 GT3 RS (997) 2:03:13.452 63 3 LAPS
17 40 GT1 Leinders/Kuppens Ford GT (001 PT GT1) 1:51:27.146 59 7 LAPS
18 11 GT1 Lemeret/Hines Saleen S7 Twin Turbo 1:41:31.472 52 14 LAPS
19 61 GT2 Holzer/O’Young Porsche 911 GT3 RS (997) 1:03:19.589 34 32 LAPS

Resultados FIA GT, DTM e WTCC

Timo Scheider na busca por mais um título

Depois de 8 rodadas Timo Scheider fatura mais uma e a passos largos ruma ao bicampeonato. O piloto venceu a etapa espanhola da DTM em Barcelona. Com sua segunda vitória no ano amplia a vantagem sobre Mattias Ekstrom que chegou em Sexto. Tom Kristensen e Martin Tomczyk terminaram em segundo e terceiro respectivamente. O piloto Gary Paffett foi o salvador da Mercedes e conquistou o quarto lugar.

Ralf Schumacher que teve problemas com o motor e alinhou em vigésimo teve um desempenho mediano e consegue o décimo terceiro lugar. Entre os modelos de 2008 o mais bem colocado foi Alexandre Premat com um oitavo lugar.

Com o resultado Scheider lidera com 53 pontos, 12 a frente de Mattias Ekstrom e 14 de Gary Paffett o melhor Mercedes em terceiro.


Resultado final:
1. Timo Scheider – Audi, 1h08m38.739s
2. Tom Kristensen – Audi, a 2.157s
3. Martin Tomczyk – Audi, a 4.033s
4. Gary Paffett – Mercedes, a 23.469s
5. Bruno Spengler – Mercedes, a 23.992s
6. Mattias Ekström – Audi, a 24.463s
7. Paul di Resta – Mercedes, a 33.243s
8. Alexandre Premat – Audi, a 42.329s
9. Oliver Jarvis – Audi, a 42.719s
10. Maro Engel – Mercedes, a 43.348s
11. Mathias Lauda – Mercedes, a 54.921s
12. Mike Rockenfeller – Audi, a 55.274s
13. Ralf Schumacher – Mercedes, a 55.581s
14. Jamie Green – Mercedes, a 59.976s
15. Susie Stoddart – Mercedes, a 1 volta
16. Tomas Kostka – Audi, a 1 volta
17. Christian Bakkerud – Audi, a 1 volta
18. Johannes Seidlitz – Audi, a 2 voltas
Abandonos:
Markus Winkelhock – Audi, 29 voltas
Katherine Legge – Audi, 27 voltas

1º Bateria
Tarquini fatura a primeira bateria 
Ganhar em casa deve ter um sabor todo especial para o italiano Gabriele Tarquini( Seat). Foi o terceiro triumfo de Gabriele nesta temporada. Em segundo Yvan Muller (Seat) e terceiro Robert Huff (Chevrolet). O brasileiro Augusto Farfus um dos aspirantes ao título não teve um bom começo e já na primeira volta se envolveu em um acidente nem chegando a competir. O melhor BMW foi com Alex Zanardi em quarto lugar. James Thompson marcou seus primeiros pontos do ano pilotando um Lada. A corrida foi cheia de acidentes tento a intervenção do SC por duas vezes.
Resultados da primeira bateria.

1. Gabriele Tarquini – SEAT, 29m31.701s
2. Yvan Muller – SEAT, a 0.409s
3. Robert Huff – Chevrolet, a 0.842s
4. Alex Zanardi – BMW, a 1.457s
5. Tom Coronel – SEAT, a 3.501s
6. James Thompson – Lada, a 5.620s
7. Sergio Hernandez – BMW, a 6.002s
8. Alain Menu – Chevrolet, a 6.390s
9. Felix Porteiro – BMW, a 10.004s
10. Tom Boardman – SEAT, a 10.346s
11. Franz Engstler – BMW, a 10.819s
12. Stefano D’Aste – BMW, a 11.793s
13. Mehdi Bennani – SEAT, a 12.329s
14. Kirill Ladygin – Lada, a 13.424s
15. Andy Priaulx – BMW, a 13.766s
16. Kristian Poulsen – BMW, a 15.321s
17. Fabio Fabiani – BMW, a 22.432s
Abandonos:
Jaap van Lagen – Lada, 8 voltas
Andrea Larini – SEAT, 7 voltas
Jordi Gene – SEAT, 7 voltas
Jorg Muller – BMW, 5 voltas
Rickard Rydell – SEAT, 5 voltas
Augusto Farfus – BMW, 4 voltas
Nicola Larini – Chevrolet, 3 voltas
Tiago Monteiro – SEAT, 0 voltas

2º Bateria

Dobradinha da Seat com Muller em primeiro 


A Seat mantem a hegemonia e faz nova dobradinha, desta vez com Yvan Muller e Tarquini chegando em segundo lugar. Em terceiro o Chevrolet de Alain Menu. Tanto Muller como Tarquini tiveram um desempenho fantástico largando no meio do grid e superando os adversários.

Em quarto Alex Zanardi com sua BMW mostrou boa forma. O brasileiro  Augusto Farfus conquista um oitavo lugar.

Resultados segunda rodada.

1. Yvan Muller – SEAT, 21m51.680s
2. Gabriele Tarquini – SEAT, a 0.312s
3. Alain Menu – Chevrolet, a 4.008s
4. Alex Zanardi – BMW, a 4.467s
5. Jordi Gene – SEAT, a 5.632s
6. James Thompson – Lada, a 7.190s
7. Rickard Rydell – SEAT, a 7.612s
8. Augusto Farfus – BMW, a 8.327s
9. Andy Priaulx – BMW, a 8.827s
10. Stefano D’Aste – BMW, a 9.499s
11. Sergio Hernandez – BMW, a 12.380s
12. Felix Porteiro – BMW, a 12.902s
13. Franz Engstler – BMW, a 13.39 s
14. Tom Coronel – SEAT, a 13.933s
15. Jorg Muller – BMW, a 14.351s
16. Nicola Larini – Chevrolet, a 15.582s
17. Rob Huff – Chevrolet, a 19.759s
18. Tom Boardman – SEAT, a 30.537s
19. Kristian Poulsen – BMW, a 32.926s
20. Kirill Ladygin – Lada, a 37.197s
21. Andrea Larini – SEAT, a 37.198s
22. Fabio Fabiani – BMW, a 1m24.989s
23. Tiago Monteiro – SEAT, a 3 voltas
Abandonos:
Mehdi Bennani – SEAT, 6 voltas


Classificação final. 

Pos Piloto Marca Pontos
1 Gabriele Tarquini SEAT 109
2 Yvan Muller SEAT 102
3 Augusto Farfus BMW 91
4 Andy Priaulx BMW 66
5 Rickard Rydell SEAT 63
6 Robert Huff Chevrolet 60
7 Jorg Muller BMW 58
8 Sergio Hernandez BMW 36
9 Jordi Gene SEAT 36
10 Tiago Monteiro SEAT 34
11 Alain Menu Chevrolet 31
12 Alex Zanardi BMW 31
13 Nicola Larini Chevrolet 21
14 Tom Coronel SEAT 15
15 Felix Porteiro BMW 10
16 Franz Engstler BMW 7
17 James Thompson Lada 6
18 Stefano D’Aste BMW 3
19 Eric Cayrolle SEAT 1

Rolex Sports Series – Utah

Alex Gurney Vence em Utah

A penúltima etapa da Rolex que foi realizada agora a pouco no Miller Motorsports Park em Utah confirmou a supremacia da equipe Pontiac Gainsco. Com Alex Gurney e Jon Fogarty vencendo a prova praticamente de ponta a ponta. Em segundo lugar o Ford da SunTrust Racing com Max Angelelli e Brian Frisselle. Em terceiro Scott Pruett e Memo Rojas com o Lexus.



Vitória caiu nas mãos de Jeff Segal

NA GT o pega ficou para a última volta com a vitória do Mazda Rx-8 de Jeff Segal, seguido pelo Porsche GT3 de Andy Lally e o Pontiac Paul Edwards. A próxima etapa será dia 10 de Outubro em Homestead.

Abaixo resultado final. 
Pos N. Cat. P. Pilotos Equipe L. M. Volta
1 99 DP 1 Fogarty / Gurney GAINSCO/ Bob Stallings Racing / Pontiac Riley 56 2:37.858
2 10 DP 2 Angelelli / Frisselle SunTrust Racing / Ford Dallara 56 2:38.318
3 1 DP 3 Pruett / Rojas Chip Ganassi Racing with Felix Sabates / Lexus Riley 56 2:38.264
4 12 DP 4 Bernhard / Dumas Penske Racing / Porsche Riley 56 2:38.364
5 61 DP 5 Frisselle / Wilkins AIM Autosport / Ford Riley 56 2:38.649
6 60 DP 6 Negri / Patterson Michael Shank Racing / Ford Riley 56 2:38.863
7 59 DP 7 Barbosa / France Brumos Racing / Porsche Riley 56 2:39.693
8 13 DP 8 Forest / Taylor Beyer Racing / Chevrolet Riley 56 2:39.722
9 58 DP 9 Donohue / Law Brumos Racing / Porsche Riley 56 2:38.717
10 6 DP 10 Pew / Valiante Michael Shank Racing / Ford Riley 56 2:40.382
11 2 DP 11 Finlay / Wallace Childress-Howard Motorsports / Chevrolet Crawford 56 2:42.709
12 69 GT 1 Assentato / Segal SpeedSource / Mazda RX-8 55 2:51.430
13 66 GT 2 Lally / Schroeder TRG / Porsche GT3 55 2:53.676
14 7 GT 3 Collins / Edwards / Reese Team Drinkin’ Mate / Pontiac GXP.R 55 2:51.994
15 32 GT 4 Hyatt / Westphal Miracle Sealants Team PR1 / BMW M6 55 2:54.322
16 65 GT 5 Potter / Stanton TRG / Porsche GT3 55 2:53.940
17 87 GT 6 Keen / Werner Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3 55 2:51.563
18 57 GT 7 Davis / Liddell Stevenson Motorsports / Pontiac GXP.R 54 2:51.427
19 48 GT 8 Miller / Roush Miller Barrett Racing / Porsche GT3 54 2:53.893
20 70 GT 9 Ham / Tremblay SpeedSource / Mazda RX-8 54 2:52.275
21 21 GT 10 Briody / Prewitt Battery Tender/ MCM Racing / Pontiac GTO.R 52 3:01.728
22 40 GT 11 Espenlaub / Foster Dempsey Racing / Mazda RX-8 51 2:52.438
23 30 GT 12 Buford / Cameron / Taylor Racers Edge Motorsports / Mazda RX-8 43 2:52.205
24 86 GT 13 Henzler / Lux Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3 29 2:53.370