Final de semana completo com F1, ALMS E FIA GT

É dos velhos que eles gostam mais.
Spa sempre nos reserva belas surpresas e este ano não foi diferente. Talvez o ponto alto não fosse a brilhante vitória de Haikkonen ou o acidente logo na primeira volta. Acredito que o melhor da corrida foi o belo trabalho de Fisichella e por que não o desempenho de Rubinho. Foi frustrante ver ele, que tinha claras chances de ganhar a corrida, dar aquela erradinha quando mais precisava de uma boa colocação sendo um belo balde de água fria no mais compreensivo torcedor.

Antes de falar de Rubens vamos falar do segundo colocado da corrida, Giancarlo Fisichella. O italiano já estava prestes a se aposentar quando comprou metade da Force Índia. Com as dificuldades de time pequeno nunca teve resultados expressivos ou que remetessem a seus bons anos de F1. Mas tudo começou a mudar neste final de semana. Sua pole foi inquestionável todos diziam que ele estava leve que era um blefe da equipe para dar mais visão aos patrocinadores. Depois do saída do carro de segurança era mais do que óbvio que ele seria superado por todos mas não, Kimi só passou por causa do seu Kers e depois dessa ultrapassagem se viu um belo espetáculo do Italiano. Pilotou com maestria, sem erros e de forma consistente. Ele só não ganhou a corrida, pois Kimi usava o “nitro” o tempo todo e como seu carro não o tinha fazer algo era meio impossível. Convenceu e se o carro continuar com este acerto vai dar um belo trabalho nas longas retas de Monza.

Nosso segundo protagonista tinha tudo, mas tudo para ganhar mas o azar não deixou. Rubens caiu para último e fez milagre, ultrapassou, foi combativo melhor até do que em sua última vitória na Espanha. Em seu histórico Rubinho pode ser considerado um piloto cerebral e não de ataque como Massa, Hamilton ou até Montoya. Esse sempre foi um dos seus principais “defeitos” apontados por especialistas e até por ele mesmo. Nesta corrida ele foi o oposto disso. Ultrapassou, lutou não esperou um erro dos outros, erros que de certa forma ajudaram, mas não se prendeu a apenas isso e foi à luta. Se a corrida tivesse mais voltas com certeza estaria numa posição melhor. As últimas voltas com o motor abrindo o bico comprovam minha tese. Se fosse um desse “baby drives” que aprenderam a pilotar em simuladores, no primeiro cheiro de óleo queimado já teria largado o carro e nem o volante teria posto no lugar. Rubinho foi frio soube controlar e dosar o pé para não estourar o motor antes da bandeirada. Isso me lembra aquelas corridas no início dos anos 50 e 60, antes até do uso de capacete aonde os pilotos chegavam aos boxes com o rosto cheio de óleo, calos nas mãos depois de cansativas trocas de marchas e pés queimados pelo calor gerado pelo motor. Capacete? Sinto de segurança? Isso não fazia parte do mundo deles. Por isso valorizo pilotos como Rubens, Fisichella, Truli que começaram em uma época que a F1 não tinha tanta tecnologia e aonde o piloto não era apenas um piloto que aperta botões. E se tornam muito mais competentes do que o medroso Schumacher.

A Fórmula 1 que tem visto nas últimas etapas o belo trabalho de Raikkonen que não é mais nenhum novato e também por um carro ruim e por que não por uma falta de interesse conquistou a primeira vitória da Ferrari este ano. Vitória madura sem erros, bem ao estilo Raikkonen. Vai chegar a Monza com a moral alta bem ao contrário do seu companheiro de equipe Luca Bodoer. Luca assim como Rubinho tem anos de experiência e se Schumacher teve um carro imbatível nos anos que foi campeão deve isso ao piloto de testes da Ferrari. Infelizmente Luca não se achou nessa “volta” e tem feito belos papelões. Deve ser substituído na próxima prova o que de certa forma irá manchar e muito seu belo currículo como acertador de carros.

E o Alonso? De um lugar ao podium a mais um problema em uma das rodas. Claro que ele teria condições de terminar a corrida mais como medo de uma possível punição Briatore mandou o espanhol voltar mais cedo para os boxes.

Os novatos Grosjean e Alguersuari não completaram a corrida assim como o líder do campeonato Jenson Button que está sentindo a pressão, não só de Rubinho mas também de todo circo da F1. Pela vantagem que ele tinha até 2 corridas atrás pintava um campeonato decidido antecipadamente. Button está pisando em ovos e isso vai ajudar e muito seu companheiro de equipe a brigar de igual para igual com ele e os 2 pilotos da RBR e por mais que muitos torcem o nariz isso é um fato.

A próxima etapa é no templo de Monza. Pista rápida, lendária e que ano passado sob forte chuva viu Sebastian Vettel conquistar sua primeira vitória. Este ano ele chega como um dos favoritos e junto de Kimi, Weber e os 2 pilotos da Brawn, tem tudo para ser uma ótima corrida.
Até lá.

ALMS – Etapa Mosport

Deu a lógica. Depois de mais de 2 horas de prova o Acura da Patron Race de David Brabhan e Scoot Sharp venceu a etapa canadense da ALMS. Foi a segunda vitória consecutiva da dupla em cima do brasileiro Gil de Ferran que chegou em segundo lugar também com um Acura. Em terceiro o P2 também da Acura pilotado por Adrian Fernandez e Luiz Diaz.

Segunda consecutiva de Davis BRabhan e Scoot Sharp 

Gil de Ferran que fez o melhor tempo começou muito forte porem um problema de óleo em sua caixa de marchas impediu um melhor resultado visto que teve que fazer algumas paradas nos pits para por lubrificante nas engrenagens. Destaque também para o bom desempenho do Mazda número 20 que antes de ter problemas mecânicos chegou a liderar no geral. O outro Mazda sofreu um grave acidente ainda no começo da prova e não conseguiu voltar.

Jaime melo Largando em último chega em segundo na GT2 
Entre os carros GT o grandes destaque foi mais uma vez a Ferrari de Jaime Melo e Pier Kaffer que mesmo largando em último acabou chegando em segundo, perdendo apenas para o Corvette de Magnussen e O’ Connell sendo também a primeira vitória do modelo desde a sua volta a categoria correndo na GT2. Em terceiro outro Corvette este de Olivier Beretta e Gavin.

A próxima etapa será a terceira prova mais importante do ano a Petit Le Mans nos dias 23 a 26 de Setembro em Road Atlanta. Com a volta da Peugeout, Audi e muito provavelmente a presença de Bruno Senna com seu Oreca. Prova que tem 10 Horas de duração e no ano passado teve a vitória da Audi.

Abaixo a classificação final

FIA GT – Hungria

 Bartels e Bertolini “ganharam” o primeiro lugar
Ganhou mais não levou. Foi mais ou menos assim que a dupla Karl Wendlinger e Ryan Sharp e seu Salen se sentiram depois da desclassificação por motivos técnicos no motor. Com isso a vitória ficou com Michael Bartels e Andrea Bertolini com Maserati MC12. Em terceiro outra Maserati da dupla Alessandro Pier e Matteo Boddi.
Brasileiros chegaram a liderar 
Mas a boa notícia pouco divulgada no Brasil foi o bom desempenho da dupla formada por Enrique Bernoldi e Roberto Strei da “Sangari Team Brazil” que chegou a liderar a disputa, teve um toque, problemas de freio e abastecimento, mesmo assim conseguiu chegar em terceiro depois da desclassificação da equipe K plus K Motorsport.
Porsche ganha na GT2
Na GT2 o vencedor foi o Porsche 911 da dupla Richard WestBrook e Emmanuel Collard, seguido da Ferrari F430 de Gianmaria Bruni e Toni Vilander com um lastro de 100 Kg e mesmo assim são lideres do campeonado. Em terceiro Paolo Ruberti e Matteo Malucelli o melhor resultado da dupla na temporada.
A próxima etapa será dia 20 de Setembro no circuito de Algarve em Portugual

Abaixo a classificação final da corrida.

P.
C.
Cl.
Piloto
Carro
Tempo
V.
1
1
GT1
Bertolini/Bartels
Maserati MC 12
2:00:50.589
67
2
33
GT1
Pier Guidi/Bobbi
Maserati MC 12
2:00:50.928
67
3
8
GT1
Bernoldi/Streit
Corvette Z06
2:00:51.409
67
4
19
GT1
Maassen/Biagi
Corvette Z06
2:00:55.307
67
5
4
GT1
Hezemans/Kumpen
Corvette Z06
2:01:10.257
67
6
3
GT1
Longin/Ruffier
Corvette Z06
2:01:05.766
66
7
60
GT2
Westbrook/Collard
Porsche 911 GT3 RS (997)
2:01:30.890
65
8
50
GT2
Bruni/Vilander
Ferrari F430
2:01:32.051
65
9
77
GT2
Ruberti/Malucelli
Ferrari F430
2:01:46.800
65
10
40
GT1
Kuppens/Leinders
Ford GT (001 PT GT1)
2:01:57.020
65
11
61
GT2
O’Young/Holzer
Porsche 911 GT3 RS (997)
2:02:02.656
65
12
51
GT2
Barba Lopez/Cadei
Ferrari F430
2:00:24.066
64
13
56
GT2
Bell/Kirkaldy
Ferrari F430
2:00:27.711
64
14
95
GT2
Russo/Perez Companc
Ferrari F430
2:00:39.528
64
15
55
GT2
Mullen/Niarchos
Ferrari F430
2:00:57.658
64
16
97
GT2
Ragginger/Lucchini
Porsche 911 GT3 RS (997)
2:01:57.668
64
17
78
GT2
Romanini/Heyer
Ferrari F430
2:02:07.609
64
18
59
GT2
Sugden/Ashburn
Porsche 911 GT3 RS (997)
2:01:19.906
63
19
18
GT1
Lacko/Nilsson
Saleen S7
1:47:14.061
59
20
44
GT1
Mutsch/Hirschi
Ford GT (001 PT GT1)
2:02:01.840
59
21
112
G2
Konopka/Studenic
Saleen S7
2:02:32.198
48
22
11
GT1
Lemeret/Hines
Saleen S7 Twin Turbo
41:30.690
23
23
2
GT1
Muller/Ramos
Maserati MC 12
9:15.502
5

Rolex Sport Car Series – Etapa Montreal


  Angelelli e Frisseli ganham prova a base de chuva

Chuva… Esta foi a estrela que brilhou e proporcionou um belo espetáculo para quem assistiu a etapa canadense da Rolex. Prova que teve como vencedor a dupla Max Angelelli e Brain Frissele pilotando um Ford Dallara. Em segundo o Porsche da equipe Penske com Timo Bernhard e Romain Dumas. Completaram o pódium o Pontiac Riley com Jon Fogarty e Alex Gurney.

O fisco da etapa foi proporcionado ainda antes do inicio da volta de apresentação quando o piloto da Nascar Marcos Ambronse provando que piloto que corre em oval não sabe correr na chuva rodou sem maiores explicações antes de alinhar seu carro no grid.

Pontiac a frente do Porsche GT3

Na categoria GT o vencedor foi Andrew Davis e Robin Liddel pilotando um Pontiac, que chegaram a frente dos segundos Brendan Gaughan e Andy Lally e terceiros Emil  Assentato e Jeff Segal.

Com o resultado Alex Gurney e Jon Fogarty lideram a disputa com 274 pontos, 5 a mais que os campeões do ano passado Memo Rojas e Scott Pruett. Na GT Dirk Werner e Leh Keen estão na frete com 304 pontos, 35 a frete de Kelly Collins 43 de Andrew Davis.

A próxima etapa será realizada Miller Motorsports Park no dias 18 e 19 de Setembro.

Abaixo a classificação final.

Pos
No.
C.
Pos.
Pilotos
Time
Laps
BL
1
10
DP
1
Angelelli / Frisselle
67
1:34.108
2
12
DP
2
Bernhard / Dumas
67
1:33.676
3
99
DP
3
Fogarty / Gurney
67
1:32.795
4
13
DP
4
Forest / Taylor
67
1:35.992
5
58
DP
5
Donohue / Law
66
1:34.128
6
61
DP
6
Frisselle / Wilkins
66
1:33.985
7
6
DP
8
Pew / Valiante
66
1:33.645
8
55
DP
9
Bouchut / Tucker
66
1:33.269
9
1
DP
10
Pruett / Rojas
66
1:33.511
10
90
DP
11
Garcia / Rice
66
1:34.356
11
2
DP
12
Finlay / Wallace
65
1:37.256
12
57
GT
1
Davis / Liddell
64
1:40.605
13
66
GT
2
Gaughan / Lally
64
1:41.717
14
69
GT
3
Assentato / Segal
64
1:40.827
15
40
GT
4
Espenlaub / Foster
64
1:41.410
16
86
GT
5
Lux / Sellers
64
1:41.646
17
87
GT
6
Keen / Werner
63
1:41.050
18
21
GT
7
Alessi / Green
63
1:42.829
19
30
GT
8
Cameron / Peterson / Sutherland
62
1:40.128
20
65
GT
9
Potter / Stanton
62
1:42.363
21
7
GT
10
Collins / Edwards / Reese
62
1:40.958
22
60
DP
13
Negri / Patterson
62
1:35.568
23
48
GT
11
Lacey / Miller
48
1:44.099
24
70
GT
12
Ham / Tremblay
45
1:40.742
25
32
GT
13
Hyatt / Westphal
31
1:42.188
26
59
DP
14
Barbosa / France
15
1:49.461
27
51
DP
15
Dumoulin / Farano
4
1:53.322
28
77
DP
16
Ambrose / Edwards
0

Programação do final de semana

 

Final de semana chegando e os campeonatos da FIA GT, ALMS, Rolex e F1 estão em destaque no Bongasat Blogger.
12º etapa – Spa Franncorchamps – Bélgica
8º – Mosport – Canadá
5º etapa –  Hungaroring – Hungria

10º etapa – Montreal – Canadá

A Fórmula 1 tem seus treinos livres transmitidos pelo SPORTV e a classificação e a corrida pela Globo. Rolex e ALMS terão suas corridas no sábado e domingo respectivamente e ambas serão transmitidas pelo SPEED

Spa Francorchamps – Uma das últimas pistas (de verdade) da F1


A próxima etapa do campeonato de F1 já é no próximo final de semana na Bélgica em um dos últimos circuitos de verdade da F1 Spa Francorchamps. Digo último circuito pois é um dos que teve apenas uma alteração de traçado significativo. Teve sua origem em 1921com 13 Km de extensão utilizando as estradas públicas e passando por cidades como Francorchamps, Malmedy e Stavelot.
Também foi um dos primeiros circuitos a estar no campeonato de F1 desde sua fundação em 1950. Na sua primeira versão as grandes retas, subidas e o sempre temperamental tempo eram as principais dificuldades para pilotos em carros rápidos demais e pouco seguros. Uma rara oportunidade é assistir o filme Grand Prix de 1966 até hoje considerado um dos melhores filmes sobre automobilismo ao lado de “24 Horas de Le Mans”. No filme podemos ver as grandes retas a principal curva do circuito “Eau Rouge” sem nenhuma chicane, zebras apenas asfalto e mais nada.
 Traçado antigo de SPA 

Visão atual do circuito

Por questões de segurança o circuito teve seu desenho alterado em 1983 e seu traçado está inalterado até hoje. As únicas mudanças foram a modificação da “bus Stop” curva que antecede a reta dos boxes nas corridas da F1. Em outras categorias a Reta é depois da difícil curva “La Source”. Atualmente o circuito tem mais de 6 Km de distancia alternando em descidas, subidas e um trecho de alta velocidade “Blanchimont em queBruno Senna bateu feio este ano na etapa da LMS. Neste mesmo trecho em 1998 sob forte chuva Schumacher não viu a McLarem de David Culthard andando lentamente e acertou em cheio sua Ferrari que andou com 3 rodas até os boxes e no que resultou num alemão bem bravo indo tirar satisfação com o piloto britânico na base do soco.

Eau Rouge nos primórdios do circuito…


e atualmente
Também foi em 1998 o acidente mais espetacular quando 18 dos 22 carros bateram depois da La Source ainda na primeira volta do corrida. Nenhum piloto se machucou mais o que se viu foi foi o maior acidente da historia do circuito e talvez da categoria. Como tragédia pouca é bobagem além de Bruno Senna Luciano Burti bateu e ficou em coma no ano de 2001 e Ricardo Zonta em 1999 bateu realmente feio na curva Eau Rouge.
Acidentes como o de 1998…




Já faziam parte do cotidiano do circuito a muitos anos.

Era uma das pistas preferidas de Ayrton Senna tendo este vencido 5 vezes, Schumacher também gostava do perigo e ganhou lá 6 vezes.

Dois pesos, duas medidas!!!

Começo a coluna de hoje com uma engraçada analogia. Até semana passada toda a F1 estava eufórica com o retorno de Schumacher pois ele seria o salvador da pátria em um ano que a monotonia tomou conta da F1. Claro que seria ótimo assistir ele correr, pois é um grande campeão uma estrela e o que mais ganhou títulos. Todos os pilotos principalmente os mais novos estavam ansiosos para disputar uma curva com Schumi e é claro ganhar dele.
Por outro lado estava Schumi, também com uma vontade doida de voltar para ajudar o amigo Felipe e ganhar mais alguns euros, porem o que ninguém esperava foi sua desistência na última hora alegando dores no pescoço por causa de uma barbeiragem de moto a algum tempo.
Será que foi só isso? Acredito que não em bom português… Schumacher teve medo de encarar uma F1 que não girava mais em torno dele com um carro não tão competitivo e agora com competidores que não teriam medo de dividir uma curva com ele e principalmente superá-lo. Schumacher não é burro e sabia que qualquer pisada na grama iria estragar tudo o que ele conquistou na F1.
No outro lado da moeda ou da balança está nosso Rubinho sempre criticado pela sua morosidade, falta de garra e é claro pelo azar habitual e foi o primeiro a levantar esse possível “medo”do alemão.
E depois de quase um mês a F1 volta a ativa, depois das férias do descanso alguma coisa de diferente tinha que acontecer depois da desistência do super Schumi. As mudanças começaram nos treinos livres com Rubinho e Alonso com os melhores tempos na sexta e Hamilton conquistando a pole no sábado. Quem esperava Button ou os pilotos da RBR teve que se contentar com a dupla da McLaren nas primeiras posições. Rubinho em terceiro. Apostei na coluna anterior que seria uma sorte ele ganhar alguma coisa e cuidando ainda com Button na sua cola, mais não foi bem assim que aconteceu.
Rubinho foi maduro e combativo todo o tempo soube poupar o carro nos momentos certos, soube principalmente tirar proveito das paradas de boxes ganhando ali as posições e abrindo a vantagem para não perder mais. Claro que o Pit Stop desastroso feito por Hamilton ajudou, o que não tira o mérito do piloto brasileiro. Uma corrida impecável.
E Button? Que corrida foi aquela? Errando, saindo da pista pior que ele mesmo foi Badoer que decepcionou e conseguiu ser pior que o Grosjean que esteve no lugar de Nelsinho e acredito que não precise de dois anos para se adaptar a um F1.
RBR fez uma corrida mediana apagada tendo só Webber completado e mesmo assim em nono lugar. A Ferrari teve um bom resultado com esse terceiro lugar de Raikkoen dando sinais de uma melhora. Nessas horas Massa faz falta no desenvolvimento e em ritmo de corrida. Alonso que se esperava mais ficou em sexto também não fez algo expressivo.
Achei engraçado foi o tema da vitória um tanto quanto baixo. As mudanças que a Globo fez no meu ponto de vista não foram legais, claro que estamos acostumados com o tema alto nas vitórias de Senna até ano passado com as conquistas de Massa mais sei lá fico estranho mais que é bom de ouvir isso é. O SporTV também transmitiu a entrevista até o final respeitando o assinante e quem é fã de F1.
Próxima etapa é Em SPA, umas das últimas pistas de verdade que se pode levar o carro a altas velocidades e o mais importante, já é semana que vem.
Abaixo a classificação da corrida.
N.
Piloto
Equipe
Tempo
1 R. Barrichello (BRA) Brawn 57 voltas em 1h35m51s289
2 L. Hamilton (ING) McLaren a 2s358
3 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 15s994
4 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 20s032
5 N. Rosberg (ALE) Williams a 20s870
6 F. Alonso (ESP) Renault a 27s744
7 J. Button (ING) Brawn a 34s913
8 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 36s667
9 M. Webber (AUS) RBR a 44s910
10 A. Sutil (ALE) Force India a 47s935
11 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 48s822
12 G. Fisichella (ITA) Force India a 1m03s614
13 J. Trulli (ITA) Toyota a 1m04s527
14 T. Glock (ALE) Toyota a 1m26s519
15 R. Grosjean (FRA) Renault a 1m31s774
16 J. Alguersuari (ESP) STR a 1 volta
17 L. Badoer (ITA) Ferrari a 1 volta
18 K. Nakajima (JAP) Williams a 3 voltas
19 S. Buemi (SUI) STR a 16 voltas/freio
20 S. Vettel (ALE) RBR a 34 voltas/motor

LMS – 1000 KM Nurburgring

A Aston Martin dominou literalmente e etapa alemã da LMS. O Carro 007 de Charouz, Thomas Enge e Mucke terminou em primeiro lugar, seguido por outro Aston Martin o 009 de Primat e Turner. Em terceiro outro AM o 008 que largou em décimo e conquistou um lugar ao pódium. Em quarto um bom resultado para a kolles e seu ótimo R10, pena que os pilotos não seguem e não conseguem desenvolver esse carro. Com esse resultado e tendo apenas uma corrida para o termino do campeonato a Pescarolo que até então era líder pode dar adeus ao titulo depois de um problema na caixa de marchas.
Segunda vitória consecutiva da Queifel-Asm 
Na LMP2 a segunda vitória consecutiva da Quifel-Asm Team com um Ginetta-Zytek pilotado por Oliver Pla e Miguel Amaral. Em segundo lugar o Lola B08/80 coupé –Judd pilotado por Francioni, Ceccato e Piccini. À 4 voltas do líder da P2 chega em terceiro o Pescarolo-Mazda da Oak Racing comandado por Lahaye e Ajlani.
Com 2 carros na GT1 a vitória fico com o Saleen
Tendo dois carros inscritos na GT1 a vitória ficou fácil para o Saleen da Larbre Competition que chegou 30 voltas a frente do Corvette da Luc alphand Aventures. Na GT2 o Porsche da Felbermayr chegou em primeiro. Com uma volta a menos o Spyker c8 da Snoras Spyker Squadron e completando o podium a Ferrari da equipe FBR com uma volta do líder da sua categoria.
Porsche da Felbermayr dominou na GT2
A próxima etapa será nos dias 11 a 13 de Setembro em Silverstone e teremos a presença de Nigel Mansel campeão de F1 correndo ao lado do filho. Até lá

Resultado final

  

F1 e Lemans Series

F1 GP Valencia  – Treino Oficial


Quem esperava uma luta entre RBR e Brow GP ficou surpreso com a dobradinha da McLaren hoje pela manha em Valência. Muitos pensaram que a viória de Hamilton no GP da Hungria foi obra do acaso mais não. A escuderia inglesa não ficou parada nas férias da F1 e entregou carros tão bons que Hamilton crava 1:39.498 e até H. Kovalainen conseguiu uma ótima posição com o tempo de 1:39.532.

Rubinho mostrou competência ficando em terceiro deixando S. Vettel e J. Button em 4º e 5º respectivamente. Alonso que fez um bom tempo ontem ficou apenas em 8º com um certo ar de decepção e o estreante da vez Luca Badoer foi o único que não saiu da casa de 1:40.

O que podemos esperar da corrida? Com as duas McLaren nas primeiras posições só um milagre ou um erro dos pilotos para tirar a vitória do time inglês. A pouca diferença de tempo entre o Hamilton e Rubinho pode indicar alguma disputa e em experiência eu sou bem mais Barrichello. Temos que torcer também para dar algum entrevero entre Button e Vettel o que de certa forma pode favorecer Rubinho por que é nítido o favorecimento e como sorte não é algo que acompanha o brasileiro…

Mesmo com esse avanço da McLarem a vantagem pela luta do campeonato é toda de Button, mesmo com Vettel largando uma posição a frente e M. Webber largando em 9º pode ajudar o Ingles.

Corrida tem tudo para ser competitiva mesmo com a dobradinha da Mclaren, talvez o único “senão” é péssima narração de Galvão Bueno. Até amanha.

Le Mans Series – 1000 Km Nurburgring


Dobradinha da Aston Martin

Deu a lógica a Aston Martin conseguiu os 2 primeiros lugares para os 1000 Km de Nurburgring que foram realizados nesta amanha na Alemanha. Um terceiro Aston Martin da equipe Speedy Racing fecha os três primeiros lugares no grid. Os Audis da equipe Kolles largam em 7º e 8º respectivamente.

Na LMP2 a “pole” ficou com uma Ginetta Zytrek da dupla Amaral e Pla. GT1 temos uma inversão de posições com o Salen da Laarbre Competition em primeiro e o Corvette que fez os melhores tempos nos treinos livres em segundo. GT2 ficou com a Ferrari da Hankook Team Farnbarcher de Simonsen e Kaffer seguidos por outra Ferrari da Team Modena.

Abaixo a classificação completa.
P.º N.º Cl. Equipe Chassis – Motor Pilotos 1S
1.º 007 LMP1 Aston Martin Racing Lola Aston Martin Charouz
Enge
Mücke
1:41.944
2.º 009 LMP1 Aston Martin Racing Lola Aston Martin Primat
Turner
1:42.060
3.º 13 LMP1 Speedy Racing Team Sebah Lola B08/60 – Aston Martin Belicchi
Fassler
Prost
1:42.570
4.º 23 LMP1 Strakka Racing Ginetta Zytek 09S Hardman
Leventis
Watts
1:42.966
5.º 16 LMP1 Pescarolo Sport Pescarolo 01 – Judd Boullion
Tinseau
Collard
1:43.196
6.º 12 LMP1 Signature Plus Oreca-Courage LC 70 – Judd Ragues
Mailleux
1:43.888
7.º 14 LMP1 Kolles Audi R10 TDI Karthikeyan
Meyrick
Zwolsman
1:44.010
8.º 15 LMP1 Kolles Audi R10 TDI Albers
Bakkerud
Mondini
1:45.446
9.º 40 LMP2 Quifel ASM Team Ginetta Zytek 09S/2 Amaral
Pla
1:45.578
10.º 008 LMP1 AMR Easter Europe Lola Aston Martin Ramos
Hall
Buncombe
1:45.950
11.º 41 LMP2 G.A.C. Racing Team Ginetta Zytek 07S/2 Ojjeh
Gosselin
Peter
1:46.708
12.º 33 LMP2 Speedy Racing Team Sebah Lola B08/60 – Judd Kane
Leuenberger
Pompidou
1:46.762
13.º 30 LMP2 Racing Box Lola B08/80 – Judd Bobbi
Piccini
Biaggi
1:46.784
14.º 25 LMP2 RML Lola B08/60 – Mazda Erdos
Newton
1:46.940
15.º 35 LMP2 OAK Racing Team Mazda France Pescarolo 01 – Mazda Lahaye
Ajlani
1:47.498
16.º 29 LMP2 Racing Box Lola B08/80 – Judd Francioni
Ceccato
Piccini
1:48.098
17.º 37 LMP2 WR Salini WR LMP2008 – Zytek Salini
Salini
Gommendy
1:48.258
18.º 26 LMP2 Bruichladdich Bruneau Radical SR9 – AER Bruneau
Greaves
Sini
1:48.930
19.º 24 LMP2 OAK Racing Team Mazda France Pescarolo 01 – Mazda Hein
Nicolet
1:49.770
20.º 43 LMP2 Q8 Oils Hache Team Lucchini LMP2/08 – Judd Cortés
Jorda
Nieto
1:51.848
21.º 28 LMP2 Ibanez Racing Service Courage LC75 – AER Ibanez
Cavailhes
Da Rocha
1:52.610
22.º 3 LMP1 Scuderia Lavaggi Lavaggi LS1 – AER Lavaggi
Kaufmann
1:52.796
23.º 38 LMP2 Pegasus Racing Courage LC75 AER Schell
Thirion
Metz
1:53.076
24.º 50 LMGT1 Larbre Competition Saleen SR7 – Ford Berville
Dumez
Lemeret
1:55.158
25.º 72 LMGT1 Alphand Aventures Corvette C6.R Jousse
Goueslard
Clairay
1:55.974
26.º 89 LMGT2 Hankook Team Farnbacher Ferrari F430 GT Simonsen
Kaffer
1:57.982
27.º 84 LMGT2 Team Modena Ferrari F430 GT Garcia
Mansel
Melo
1:58.098
28.º 77 LMGT2 Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3 RSR Lieb
Lietz
1:58.228
29.º 92 LMGT2 JMW Motorsport Ferrari F430 GT Bell
Bruni
1:58.436
30.º 76 LMGT2 IMSA Performance Matmut Porsche 997 GT3 RSR Narac
Pilet
1:58.924
31.º 85 LMGT2 Snoras Spyker Spyker C8 Laviolette Coronel
Janis
1:59.114
32.º 90 LMGT2 Farnbacher Racing Ferrari F430 GT Ehret
Farnbacher
Beltoise
1:59.290
33.º 87 LMGT2 Drayson Racing Aston Martin Vantage Drayson
Cocker
1:59.442
34.º 99 LMGT2 JMB Racing Ferrari F430 GT Hartshorne
Kutemann
Scheier
1:59.666
35.º 91 LMGT2 Farnbacher Racing Ferrari F430 GT Rosa
Montermini
Ricci
2:00.272
36.º 78 LMGT2 Advanced Engineering Ferrari F430 GT Griffin
Bamford
2:00.422
37.º 88 LMGT2 Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3 RSR Felbermayr Jr.
Ried
Cruz Martins
2:01.730
38.º 81 LMGT2 Easyrace Ferrari F430 GT Basso
Plati
Tenchini
2:02.942

LMS – 1000 Km Nurburgring

Acabaram os primeiros treinos livres para os 1000 Km de Nurburgring que estão sendo realizados neste final de semana. Até o momento que se deu melhor foi o Lola Aston Martin pilotado por Charouz, Tomas Enge e Mucke que cravou 1:43.514 na primeira seção de treinos , foi seguido pela Ginetta Zyte c quase 1 segundo mais lento. Surpresa foi o Audi R10 da equipe Kolles ficar em terceiro na geral. Mesmo com um carro de ponta a equipe não tem tido resultados expressivos.

Na P2 o Lola Mazda de Erdos e Newton fez 1:47.408. Na GT1 o Corvette da equipe Alphand Adventures com 1:56.368 e na GT2 o melhor foi um Porsche 997 pilotado por Lieb com 1:58.290.
Os treinos oficiais acontecem neste sábado as 13:40 (horário local) e a corrida no domingo as 12:30.

F1 – GP Valencia

Como é bom ver o circo da F1 voltando a ativa. Acabou agora a pouco os treinos livres. Não vejo esses treinos pela busca da pole como uma preparação já que a FIA tem cortado qualquer teste fora dos finais de semana.
A boa surpresa foi ver Alonso garantindo o melhor tempo no segundo treino. Bom para a F1 ver um campeão de verdade na primeira posição e bom também para a Renault que segundo nelsinho piquet não era um carro tão bom assim. Seu tempo pode nao traduzir o tempo que será feito no treino oficial de sábado mais é de se considerar a melhora da pista.
Rubinho que tudo indicava fazer o melhor tempo no segundo treino acabou em terceiro neste não desampontou também ou melhor me surpreendeu e a muitos também. Pena que Buttom estava ali para encomodar nosso brasileiro.
Luca Badoer como era de se esperar terminou nas últimas colocação e não se deve esperar muito dele nem no treino oficial e muito menos na corrida. Uma coisa é ser piloto de teste outra é ter ritmo de corrida.
Emoções não vão faltar. Treino amanha é as 9:00 horário de Brasilia. Até lá

Grand AM – Rolex Sport Car Series.

Emoção, surpresas e muita disputa. Apartir de hoje o Bongasat Blogger irá também fazer a cobertura da Rolex Sport Car Series ou Grand Am sendo este o seu nome oficial. Dividida em duas classes DP (Daytona Protótipos ) e GT ( Grand Turismo) tem basicamente o mesmo espírito da ALMS, com diferenças entre carros e regras.
O campeonato de 2009 tem 12 corridas nos EUA e Canadá com cerca de 35 carros por corrida o que resulta em muitas ultrapassagens e disputas em todas as posições.
Os carros DP são bem parecidos esteticamente. Como na ALMS as equipes optam por comprar chassi e motor de fabricantes diferentes. Riley, Lola e Dallara são os principais fabricantes de Chassis enquanto que nos motores Ford, Porsche, GM, BMW, Pontiac e Lexus são as opções. Entre os GTs a disputa fica com Porsche, Mazda, BMW, Corvette, Chevrolet Crawford.

Grid cheio com até 35 carros por prova

A principal corrida da Rolex é a prestigiada 24 horas de Daytona, prova que abre o campeonato geralmente em Janeiro.
Nós brasileiros podemos torcer por Ricardo Zonta que ganhou a última etapa em Watkins Glen e Cristiano da Matta que depois do grave acidente que teve a alguns anos vem mostrando bons prestimos a sua equipe.Muitos pilotos de outras categorias como Montoya, Scot Pruet que correm na Nascar e IRL podem disputar, sem problema, pois tem equipes nas duas categorias. Ao contrario de categorias européias os pilotos não tem obrigatoriedade de correr o calendário inteiro pois disputam várias categorias. Os principais times são Penske Racing, Brumos, Chip Ganassi .
Desde o ano passado a Rolex está sendo administrada pela NASCAR que tem feito mudanças para deixar as corridas nos mesmos moldes das corridas em circuitos ovais.


Protótipo e GT em disputas acirradas

Também existe a Rolex “B” chama de Koni Sports Car Challenge Teams com carros como Ford Mustang, BMW M3, Porsche 997. A média de carros é de 15 por Grid tendo 12 disputas durante o ano.

Koni Sport Car Challenge a categoria “B” da Grand Am

Por falar nisso a próxima etapa será nos dias 28 e 29 de agosto no fantástico circuito de Montreal. A prova será transmitida pelo SPEED.

DTM Etapa Nurburgring.

Emoção e casa cheia. Assim podemos definir a etapa de Nurburgring da DTM 2009. 86 mil expectadores viram o Audi pilotado por Martin Tomczyk fazer a festa no quintal da Mercedes. Completaram o pódio Tim Scheider e Mattias Ekstrom também com carros Audi A4. O Mercedes mais próximo do pódio foi Markus Winkelhock com Mercedes de “segunda mão” chegou em quinto.
Jaime Green chegou apenas na quinta posição e Ralf Schumacher relembrando suas corridas medianas na F1 em Sexto.

Para o diretor esportivo da Audi Wolfgang Ullrich a corrida por perfeita “Ter quatro Audis na frente é um esforço da equipe e um final de semana perfeito para a Audi. A liderança no campeonato é uma ótima maneira de iniciar a segunda metade da disputa.”
Nos construtores tudo empatado com 55 pontos para a equipe Salzgitter Mercedes e Audi Sport Team ABT Sportsline. Em terceiro com 48 pontos a equipe Audi Sport Team ABT.

Ralf Schumacher: Desempenho aquém do sobrenome
O líder do campeonato depois de 6 etapas é Timo Scheider com 36 pontos seguido por Mattias Ekstrom com 35
Próxima etapa será dia 6 de Setembro no Circuito de Brands Hatch em sua variação “Indy”.