Finalmente aconteceu. O ano automobilismo do endurance deu seu pontapé inicial neste final de semana em Sebring. Para muitos a vitória da Audi era fato consumado bastando apenas saber qual dos três carros seria o grande vitorioso. Dentro da equipe existia uma grande briga os jovens dos carros #1 e #3 e os veteranos do carro #2. Torci pelo carro da trinca McNich, Capelo e Kristensen para mim o melhor conjunto do endurance dos últimos tempos. Alan é o “matador” do trio. Rápido, desafiador. Capello é cerebral consegue manter o carro na mesma posição que os outros dois deixaram e claro Kristensen, extremamente veloz.
A vitória foi merecida pelo jeito que ela veio, na base da estratégia com paradas antecipadas e é claro não tendo adversários diretos já que nenhum carro fez frente aos R18. Este campeonato tem tudo para ser uma disputa entre estes três trios nos mesmos moldes da Chevrolet no WTCC. Resta saber se o R18 híbrido estará competitivo e no mesmo nível do R18 “normal” em SPA.
Em “terceiro” na classe P1 o #16 da equipe Pescarolo com o trio Collard / Boullion / Jousse apenas completou a prova e se valeu da desgraça alheia. Não que isso fosse um problema pois equipes “maiores” como Dyson Racing (que chegou em 4º) e Strakka Racing (em 5º) deveram pequenos deslizes pelo caminho. Em quase todas as seções de treinos o HPD da Muscle Milk se mostrou superior e tinha como certo o primeiro lugar entre os protótipos a gasolina mas o bocal da bomba de combustível resolveu não abrir dificultando a entrada de líquido precioso. Abandonou mas a disputa pela liderança da ALMS com o carro da Dyson promete ser boa. Vale também destacar o bom desempenho do #22 da JRM Racing que também correu com HPD e disputava liderança dos P1 a gasolina com a Muscle Milk e poderia ter ganho se não fosse um pneu furado.
Na classe LMPC uma das causadoras de tantas bandeiras amarelas o vencedor foi o #06 da equipe CORE AutoSport com o trio Popow / Viso / Friselle. Em segundo o #52 da PR1/Mathiasen Motorsports do trio Leitzinger / Dobson / Junco.
Entre os GTs que foram o destaque da prova a “nova ordem” não leva mais o nome de Ferrari e Porsche. A prova começou com uma vantagem formidável da Ferrari #59 pilotada pelo brasileiro Jaime Melo que ia bem até se envolver em um acidente com um dos carros da LMPC. Até tentou voltar mas acabou abandonando. O azar rondou o fabricante Alemão que antes da largada perdeu seu principal lutador o #45 da equipe Flying Lizard que se chocou com outro carro.
#06 da Core Autosports ganhou entre os LMPC
Restou Corvettes e BMW que monopolizaram as primeiras posições Na GTE-PRO durante grande parte da prova. No final como manda o figurino a vitória ficou com o #46 do trio Hand / Summerton / Mueller que definiu na última curva da última volta sob o Corvette #03 Magnussen / Garcia e Taylor. Em terceiro e se valendo das bandeiras amarelas chegou a Ferrari #71 de Bertollini / Cioci / Beretta.
Já na GTE-AM a vitória caiu no colo do Porsche #88 da Team Ferbermayr-Proton depois que o Corvette da Larbre Competition enfrento problemas no finalzinho da prova. Em segundo e terceiro os dois carros da Larbre. Na classe GTC O #023 e #022 ambos da Alex Job Racing fizeram a dobradinha. Em terceiro o #66 do trio LeSaffre / Faulkner / Bleekemolen.