Le Mans é um mundo cheio de tradição, e elas devem ser respeitadas. Por um lado a Audi que ganhou todas as vezes que estreou um novo modelo independente da pista ou do local. Foi assim com R8, R10, R15 e R15+. Pelo outro lado a Peugeot buscava a 5º vitória consecutiva no circuito belga. Um deles teria que quebrar sua tradição, e desta vez foi a Audi.
O desempenho dominante da Audi vem desde o test day em Le Mans e passou por todos os treinos livres e classificatório de SPA. Tudo indicava uma lavada do time Alemão… indicava. O calvário da Peugeot começava no treino classificatório quando não teve “tempo” para conseguir uma melhor posição devido a uma bandeira vermelha.
A Audi tinha tudo na mão porém pequenos erros durante uma corrida longa deixaram o caminho fácil para os concorrentes. Para começar pelo #1 do trio Dumas/Bernhard/Rochenfeller teve que fazer uma parada nos pits para uma troca da tampa traseira. O #2 Treluyer/Lotterer/Fassler acabou dando uma escapada da pista, conseguiu voltar para os boxes porém como o mesmo estava fechado perdeu um tempo precioso. Restou o Audi #3 foi o premiado por receber uma punição por andar rápido nos boxes e no final Kristensen teve que parar novamente nos boxes para trocar o spolier dianteiro que custou a sair perdendo mais tempo ainda. O terceiro lugar chegou a ser uma vitória.
TDS Racing mostra força com Oreca-Nissan e vence na P2
Sem erros o Peugeot #7 do trio Wurz/Davidson/Gené consegue a vitória seguido pelo #8 do trio Minassian/Sarrazin/Montagny. A festa só não foi maior pois o outro carro da equipe teve problemas na suspensão traseira e acabou em 8º lugar.
Entre os modelos a gasolina um ótimo 6º para o Pescarolo Team seguido pelo #12 da Rebellion Racing. O Peugeot da equipe Oreca com problemas na bomba de combustível acabou em 10º. O time Português Quifel ASM Team não completou a prova com problemas no motor.
Já na classe P2 a vitória ficou com o Oreca-Nissan da TDA Racing com Beche/Triret/Firth. A vitória do carro em sua segunda corrida mostra que o chassi Oreca aliado ao motor Nissan tem um futuro promissor na categoria. Em segundo o Oreca da equipe Boutsen Energy Racing e fechando o pódio o Acurada equipe Strakka Racing.
Na classe FLM a vitória ficou com a Hope Racing, Seguido pela Pegasus Racing e Genoa Racing.
Ferrari na frente pelas mãos da AF Corse
Já entre os GTs na classe PRO a AF Corse pelas mãos de Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, seguido por outra Ferrari da Hankook Team Farnbacher. Entre os brasileiros Jaime Melo que chegou a liderar a prova acabou em 7º, assim como Augusto Farfus e Jorg Muller acabaram em 4º com BMW. O melhor Porsche nesta classe foi o #75 que acabou em 6º pelas mãos da equipe Prospeed Competition.
Porsche lava a alma na GTE-AM
Entre os GT “amadores” a Porsche faturou o primeiro lugar com a equipe IMSA Performance Matmut de Nicolas Armindo e Raymond Narac, seguidos pela Ferrari da AF Corse pilotada por Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci e Stéphane Lemeret.
Depois da segunda rodada da ILMC a Peugeot lidera com 27 pontos seguida pela Audi com 19 e Oreca com 18. Na P2 a Signatech Nissan está com 22 pontos, OAK Racing com 18 e Level 5 motorsport com 9.
Hope Racing fatura na FLM
Diferente de outros anos a disputa na classe GT mudou de protagonistas. A Porsche deu lugar a BMW assim a AF Corse tem 27 pontos, BMW 26 e Luxury Racing com 5. Na GT AM Proton Competition 24 pontos. Krohn Racing com 21 e AF Corse com 15.
Quando o zelador do circuito estava trancando o portão para fechar a ACO soltou um comunicado visando alterações no regulamento para tentar “frear” o desempenho dos modelos a diesel frente ao resto do grid. Abaixo a nota na integra.
Enquanto a segunda ronda da Intercontinental Le Mans Cup 2011 acaba, o Automóvel Club de l’Ouest analisa cada um dos carros inscritos.Tendo em conta que as regras técnicas para as 24 Horas de Le Mans, tem sido planejadas há muito tempo para o ajuste de desempenho dos carros em cada classe, após duas corridas, seus gerentes técnicos vão estudar esse evento, em conformidade com os regulamentos técnicos e desportivos.O objetivo do ACO não é a introdução de um sistema permanente de desempenho de compensação, mas se precisar de ajustes as novas regras introduzidas este ano. Depois de analisar os resultados. Apenas os resultados das corridas e não dos testes (classificatória e livre) serão revisados.Esses ajustes serão introduzidos o mais cedo possível para o 24 Heures du Mans de 2011.
Abaixo o que cada vencedor relatou depois da prova.
Jody Firt – TDS Racing #46 vencedor na classe P2 “Foi uma corrida bastante controvertida.Dirigimos rápido e consistente. Mathias (Beche) tem feito um excelente trabalho para poupar combustível. O único problema foi a troca da carenagem. A equipe trabalhou muito rapidamente e não tivemos praticamente nenhum tempo perdido. “
Giancarlo Fisichella – AF Corse #51 vencedor da classe GTE-PRO “É fantástico para nós e para a Ferrari! No ano passado ficamos em segundo por alguns segundos. Este ano, terminamos em quinto na primeira etapa (12 Horas de Sebring) devido a um problema com o tanque de combustível. Poderíamos ainda ganhar a corrida em Paul Ricard (LMS), mas hoje finalmente conseguimos. Tentamos fazer uma parada a menos do que nossos concorrentes, reduzindo o nosso consumo e que era um objetivo difícil. O carro está funcionando muito melhor, o que é muito encorajador para o resto da temporada, especialmente para Le Mans.”
Nicolas Armindo – IMSA Performance Matmut #67 vencedor da classe GTE-AM “Eu cometi um erro. Atravessei o cascalho e bati no muro de pneus. Eu estava muito irritado comigo mesmo.Felizmente, ele foi o nosso único erro. Raymond (NARAC) pilotou com muita regularidade. Nós dirigimos o mais rápido possível ao longo da corrida de recuperação. “
A foto da prova é o estado que ficou o Lola da equipe Level 5 depois do acidente.
A próxima etapa será a “corrida” do ano as 24 horas de Le Mans nos dias 11 e 12 de Julho.
Vídeos dos trenos mostrando o que estes carros tem de melhor o som!!!