Itajaí inicia imunização com vacina da Pfizer

20 de maio de 2021 0 Por Fernando Rhenius

Itajaí recebeu nesta quinta-feira (20) a vacina contra a Covid-19 fabricada pela farmacêutica Pfizer. As 3.510 doses disponibilizadas pelo Governo do Estado começam a ser aplicadas na sexta (21) nos grupos prioritários que estão sendo vacinados no Centreventos da cidade.

Com um armazenamento diferente das demais vacinas já usadas no município por conta do congelamento das doses, o imunizante da Pfizer requer um cuidado especial na aplicação, principalmente em relação à temperatura e diluição. Neste momento, as doses são armazenadas pela Regional de Saúde de Itajaí, que conta com o equipamento adequado, e disponibilizadas ao Município gradualmente (300 por vez) para fazer a aplicação.

“Nossas equipes da Vigilância Epidemiológica receberam treinamento e todo suporte do Governo do Estado para ofertar mais esta vacina à população itajaiense, com todo cuidado e agilidade necessários”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

A vacina da Pfizer será usada nos grupos vacinados no Centreventos em função da logística e condições de armazenamento que inviabilizam a distribuição para mais unidades.

Quem pode ser vacinado com a vacina da Pfizer?

Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades
Faixa etária: a partir de 18 anos
Local: Sala Volante do Centreventos
Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira
Comprovação: declaração médica informando a comorbidade e que está apta a receber a vacina

Pessoas com Síndrome de Down que não frequentam instituições especializadas
Faixa etária: 18 a 59 anos
Local: Sala Volante do Centreventos
Horário: 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira
Comprovação: declaração médica comprovando a condição

Pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea
Faixa etária: 18 a 59 anos
Local: Sala Volante do Centreventos
Horário: 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira
Comprovação: apresentar comprovação do transplante

Idosos com 60 anos ou mais
Os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não conseguiram tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19, podem buscar a sala volante do Centreventos para se imunizar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h.

Trabalhadores de saúde
No Centreventos também é aplicada a primeira dose nos trabalhadores de saúde. O atendimento é conforme horário agendado pela Vigilância Epidemiológica do município.