Toyota testa pacote aerodinâmico do GR010 para 2026 em Paul Ricard após decepção em Fuji

A Toyota Gazoo Racing dará início aos testes do novo pacote aerodinâmico do GR010 Hybrid do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) 2026 na próxima semana, em Paul Ricard, após confirmar a intenção de utilizar ao menos um Evo joker durante a última etapa em Fuji. As informações são do site SportsCar365.com, nesta terça-feira, 30.
O teste está marcado para os dias 8 e 9 de outubro, marcando a estreia do hipercarro atualizado em pista. A novidade representa a primeira grande evolução do GR010 Hybrid desde 2023 e chega com o objetivo de fortalecer a Toyota na luta pelo título e, sobretudo, pela vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2026.
“Estamos trabalhando para introduzir uma atualização para o ano que vem. No início de outubro, testaremos o carro com este novo pacote aerodinâmico pela primeira vez”, afirmou Kazuki Nakajima, vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe (TGR-E).
“Como equipe, seguimos focados em voltar a vencer em Le Mans.”
Nakajima explicou que a atualização estava nos planos desde o ano passado, mas foi adiada por conta da mudança do túnel de vento de homologação para a instalação da Windshear, o que impactou o cronograma do desenvolvimento.
Toyota aposta em avanço técnico após desafio em Fuji
A Toyota nunca revelou publicamente quantos dos cinco Evo jokers permitidos pelo regulamento do WEC utilizou desde a estreia do GR010 em 2021. A equipe promoveu mudanças no hipercarro em 2022, adaptando o tamanho das rodas às regras da categoria, e implementou uma grande revisão em 2023, que se acredita ter sido a segunda homologação do modelo.
A decisão de acelerar a introdução do novo pacote para 2026 foi influenciada pelo desempenho abaixo do esperado nas 6 Horas de Fuji, onde a fabricante japonesa não passou do sétimo lugar.
“Depois de Le Mans, percebemos que precisávamos dar um passo adiante. Queremos estar na frente na próxima temporada”, reforçou Nakajima.
Corrida em casa difícil para a Toyota
A prova em Fuji não foi um sucesso para a Toyota. O trio Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Conway terminou em sétimo lugar com o carro #7. Enquanto o GR010 #8, de Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley, acabou apenas em 16º após incidentes e penalizações.
Kobayashi lamentou a oportunidade perdida de subir ao pódio depois que um safety car no início da corrida favoreceu a equipe. Mas uma nova intervenção na prova os fez cair no pelotão.
“Chegamos a ficar em segundo, mas o safety car nos derrubou para 13º. Diante das circunstâncias, recuperar para oitavo (antes da punição ao Peugeot nº 94) foi o melhor que conseguimos”, avaliou o piloto japonês.
Buemi, por sua vez, teve um furo de pneu por conta do Alpine A424 #35 de Ferdinand Habsburg, que acabou vencendo a corrida. A troca do pneu durante o período de Full Course Yellow (FCY) rendeu à Toyota #8 uma penalização de três minutos. Por não cumprir o protocolo de parada de emergência previsto no regulamento.
“Fomos atingidos e não havia alternativa a não ser trocar o pneu. Não colocamos combustível, mas a regra nos obrigou a voltar à pista para depois parar novamente. É um regulamento um pouco burocrático”, criticou Kobayashi.
Foco no Bahrein e no futuro
A Toyota terá mais uma oportunidade de buscar um pódio na temporada 2025 do WEC na final do campeonato no Bahrein, em novembro. Isso marcará a despedida do GR010 em sua configuração atual.
“O pacote atual não é ideal para Fuji, mas no Bahrein podemos ser mais competitivos, dependendo do BoP (Balance of Performance)”, comentou Kobayashi.
Com o novo pacote aerodinâmico de 2026 prestes a estrear, a Toyota espera recuperar o protagonismo frente aos rivais de Ferrari, Porsche. Além de Peugeot, BMW e Alpine, visando consolidar-se novamente como favorita nas 24 Horas de Le Mans.