bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Road to Le Mans: CLX Motorsport vence a primeira corrida e mantém invencibilidade na temporada

A CLX Motorsport manteve sua invencibilidade na temporada 2025 da Michelin Le Mans Cup ao conquistar a terceira vitória consecutiva, desta vez na Corrida 1 do Road to Le Mans, realizada nesta quinta-feira, 12. A vitória veio com o protótipo #37 Ligier JS P325 – Toyota, pilotado por Theodor Jensen e Adrien Closmenil, após uma exibição estratégica e combativa.

Resultado corrida 1

Largando da nona posição, Jensen rapidamente escalou o pelotão, chegando ao sexto lugar logo na primeira volta. Após o único Safety Car da prova, o dinamarquês avançou para quinto. Na parada obrigatória, a equipe suíça brilhou: Closmenil retornou à pista em segundo lugar, logo atrás do pole position Hadrien David, no #85 R-Ace GP Duqueine D09.

O bom trabalho da equipe no Road to Le Mans:

A ultrapassagem decisiva ocorreu na volta 8 de 14, quando Closmenil pressionou David em Mulsanne e Arnage e consumou a manobra nas Curvas Porsche. Com dez minutos restantes, David Droux colocou o carro irmão da CLX, o #97 Ligier, na vice-liderança e iniciou uma caçada, marcando inclusive a volta mais rápida da corrida. No entanto, uma penalidade por tempo de pit stop abaixo do mínimo permitido encerrou a ameaça e garantiu a vitória de Closmenil com 8,461 segundos de vantagem.

“Tive um mega começo”, comentou Jensen. “Depois disso, fiquei um pouco atrás dos caras. Foi difícil ultrapassar por causa do vácuo.”

O pódio geral foi completado pelo #16 Ligier da Team Virage, com Theo Micouris e Sacha Lehmann, seguidos pelos carros #92 e #29 da Forestier Racing by VPS.

Largada movimentada e reviravoltas no pelotão

A corrida começou com trocas intensas de posição. Hugo Schwarze, companheiro de David no #85, perdeu a liderança na Dunlop para Luciano Morano (#92), retomou na Daytona, mas caiu para terceiro após um erro na Mulsanne. A liderança então passou brevemente para Romain Favre (#29), também da Forestier Racing.

Após a relargada, os pit stops definiram o rumo da prova. Favre e Morano atrasaram suas paradas até a volta 7, mas perderam tempo nos boxes e terminaram apenas em quinto e sétimo, respectivamente.

A Team Virage #8, o #50 da 23Events Racing e o #25 da Reiter Engineering completaram o Top 8. O #87 da CLX Motorsport, mesmo com o nono lugar, ampliou sua vantagem na classificação geral. O #70 Duqueine da Gebhardt Motorsport fechou o Top 10. O #97 Ligier, punido, caiu para a 14ª posição.

Vitória inédita para a Ginetta na LMP3 Pro-Am

Na classe LMP3 Pro-Am, o triunfo ficou com o #71 Ligier da Rinaldi Racing, pilotado por Stefan Aust e Felipe Fernandez-Laser. A segunda colocação foi do Ginetta G61-LT-P325 Evo #2 da Team LNT, com Antti Rammo e Thomas Laurent — um marco histórico como o primeiro pódio do modelo 2025 e da marca britânica na competição. O pódio da categoria foi completado pelo #98 da Motorsport98.

GetSpeed vence no GT3 com Bartone e Jans

Na categoria GT3, vitória da dupla Steve Jans e Anthony Bartone, no #14 Mercedes-AMG GT3 Evo da GetSpeed. Eles superaram o #51 Ferrari 296 GT3 da AF Corse e o #59 Aston Martin Vantage da Racing Spirit of Leman.

A vitória veio nos minutos finais, após Bartone ultrapassar Nick Halstead (#5 McLaren da Optimum Motorsport). Ele perdeu o pódio devido a uma penalidade de 16 segundos por infringir o tempo mínimo de pit stop.

Halstead havia herdado a liderança do companheiro Bradley Ellis, que largou em quinto e brilhou no início. Outro destaque foi Eliseo Donno, que conduziu forte recuperação com o #51 da Ferrari, cruzando apenas 1,119 segundos atrás de Bartone.