Porsche 911 GT3 Cup: ganha evolução com foco em desempenho e sustentabilidade

Desde 1990, o Porsche 911 GT3 Cup tem sido a espinha dorsal das séries monomarca da fabricante alemã, consolidando-se como um dos carros de corrida mais produzidos do mundo. O modelo, usado na Carrera Cup e na Porsche Mobil 1 Supercup, é uma referência global em desempenho e acessibilidade para pilotos profissionais e amadores. O novo modelo teve o seu lançamento para a mídia nesta sexta-feira, 18.
Na atual temporada, competições baseadas no 911 GT3 Cup estão presentes em mais de doze países, incluindo Japão, Austrália, Oriente Médio, Europa e Américas. Além das corridas sprint, a Porsche também organiza 23 campeonatos de longa duração com o mesmo carro. Com 5.381 unidades produzidas, o modelo Cup é montado lado a lado com o 911 de rua na fábrica da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen. A atual geração, lançada em 2021, já teve 1.130 exemplares fabricados — cada um com apenas oito horas de produção.
Desenvolvimento focado em performance e dirigibilidade
Porém, os trabalhos no novo 911 Cup começaram em janeiro de 2024, sob o comando da Porsche Motorsport, em Weissach. A equipe técnica concentrou-se em melhorias aerodinâmicas na dianteira, com impacto direto na dirigibilidade, além de evoluções em freios, transmissão, segurança, eletrônica e no já tradicional motor boxer de seis cilindros. A Michelin continua como fornecedora oficial de pneus.
“O desempenho do atual 911 GT3 Cup já é alto, então ouvimos as equipes das copas nacionais para aprimorar ainda mais o carro”, afirmou Jan Feldmann, gerente de projeto da divisão GT da Porsche Motorsport.
Testes em Monza, Lausitzring e Weissach com eFuel

Nesse sentido, todo o programa de desenvolvimento utilizou exclusivamente a mistura de eFuel já adotada na Porsche Supercup. Aliás, os testes de pista ocorreram em locais de alto nível, como o circuito de Monza (Itália), Lausitzring (Alemanha) e na pista privativa da marca em Weissach. Pilotos experientes como Bastian Buus (campeão da Supercup 2023), Klaus Bachler (vencedor do FIA Endurance Trophy 2024), Laurin Heinrich e Marco Seefried participaram do programa de testes.
A mistura de eFuel atende às novas exigências da FIA para combustíveis renováveis. E oferece uma redução de 66% nas emissões de CO2 em comparação a combustíveis fósseis. Isso com 79,7% de componentes renováveis. A composição inclui gasolina sintética do tipo MtG (metanol para gasolina) e etanol renovável. Resultando em uma octanagem de 100,5 RON — ideal para os motores de alta performance usados em competições.
Produção sustentável na planta piloto no Chile

Além disso, o combustível utilizado no desenvolvimento do novo Porsche 911 GT3 Cup é da pela HIF Global em sua planta piloto Haru Oni, no Chile. A energia utilizada no processo é exclusivamente de origem eólica, e o transporte é compensado por certificados de CO2 gerados por usinas renováveis sul-americanas.
Por fim, a HIF também planeja capturar CO2 diretamente do ar (DAC) para alimentar seu processo de produção. Além de integrar sistemas de armazenamento de energia para otimizar a estabilidade da rede elétrica. A iniciativa visa preparar o caminho para a escalabilidade da produção sustentável de combustível sintético.