“Lutamos a corrida toda”, comenta Pipo Derani sobre Detroit

(Foto: Brian Cleary)

Com uma boa largada, o paulista Pipo Derani garantiu neste sábado (dia 12) mais um pódio na temporada 2021 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A quarta etapa foi realizada no circuito de rua de Belle Isle, em Detroit (EUA).

Derani e o companheiro Felipe Nasr terminaram na segunda posição, a bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing, e repetiram o resultado da etapa passada, em Mid-Ohio. A boa performance também levou a dupla de quarto para terceiro lugar na tabela de pontos, acirrando ainda mais a disputa pelo título.

Na definição do grid, na sexta-feira (11), Derani conquistou o terceiro lugar, mas poderia ter lutado por um resultado ainda melhor. No entanto, um incidente com outro competidor nos minutos finais da sessão, impediu o brasileiro de tentar melhorar o seu tempo.

Com uma forte largada, Derani já pulou para segundo na curva 1 e manteve um ritmo forte, permanecendo na posição durante todo o seu stint, enquanto economizava o máximo de combustível possível. Desta forma, o time pode fazer apenas uma parada nos boxes durante todos os 100 minutos da disputa.

Na volta 33, Derani entrou nos boxes para a troca dos quatro pneus, reabastecimento, com Nasr assumindo o comando do carro para os 46 minutos finais da corrida.

O companheiro também acelerou forte e esteve o tempo todo no retrovisor do Cadillac #1, que venceu a prova a apenas 0s573 dos brasileiros. Nos minutos finais, Nasr já estava grudado nos rivais, mas uma bandeira amarela, faltando oito minutos para o final, atrapalhou. A bandeira verde foi acionada para os três minutos finais da disputa, deixando o brasileiro sem tempo para tentar a ultrapassagem.

A vitória ficou com Kevin Magnussen e Renger van der Zande, também a bordo de um Cadillac, garantindo a dobradinha para a marca na sua corrida em “casa”.

“Foi um trabalho fantástico da equipe Whelen Engineering/Cadillac”, comemorou Derani. “O Cadillac estava fantástico e foi um grande resultado para a marca. Estamos felizes que tenham conquistado a dobradinha, mas gostaríamos que fosse o contrário”, continuou o brasileiro de 27 anos.

“Lutamos a corrida toda. Mas foi um daqueles dias. Tínhamos de fazer tudo perfeito para conseguir passar, mas faltou essa chance. Mas, no geral, foi um resultado fantástico para a equipe. E agora vamos para a próxima em Watkins Glen”, finalizou Pipo Derani.

As 6 Horas de Watkins Glen acontecem dentro de duas semanas, entre os dias 24 e 27 deste mês.

Resultado da etapa em Detroit (categoria DPi):
1 #01 R. van der Zande / K. Magnussen (Cadillac Chip Ganassi Racing Cadillac DPi) 66 voltas em 1:40:02.674
2 #31 F. Nasr / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) + 0.573
3 #10 R. Taylor / F. Albuquerque (Konica Minolta Acura ARX-05 Acura DPi) + 4.028
4 #55 O. Jarvis / H. Tincknell (Mazda Motorsports Mazda DPi) + 4.876
5 #5 T. Vautier / L. Duval (Mustang Sampling / JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 5.182
6 #60 D. Cameron / O. Pla (Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian Acura DPi) + 5.425

Published
2 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.