Equipes Mitsubishi Cup enfrentam lama na etapa de Cordeirópolis
23 de setembro de 2018As duplas da Mitsubishi Cup voltaram a acelerar para a quarta etapa da temporada 2018. Altas temperaturas, piso fofo e um traçado extremamente técnico foram destaque na prova, que marcou a chegada na metade do campeonato.
“Por causa das chuvas, encontramos muita lama, principalmente na primeira parte. Na última prova, o piso já estava mais seco. Foram vários tipos de condução durante o dia, o que tornou a etapa muito difícil”, conta Ricardo Feltre, piloto da categoria ASX RS Master.
Durante todo o sábado, os competidores das categorias ASX RS, ASX RS Master, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master e L200 Triton Sport RS enfrentaram três provas bastante difíceis, totalizando 84 km. O primeiro trecho do trajeto foi realizado em uma pedreira, onde as duplas tinham bastante visibilidade e trechos de aceleração plena.
“A mudança no piso foi o que mais gostei. Na verdade, é o que sempre chama a atenção nas provas da Mitsubishi Cup: as especiais sempre são interessantes e imprevisíveis”, comenta Marcelo Fiuza, da categoria L200 Triton ER.
Já a segunda parte foi marcada por curvas técnicas em meio a cana-de-açúcar alta. No trecho final, os competidores percorreram o autódromo de terra Valdemar Fragnani, no sentido oposto ao treino realizado na sexta-feira.
Campeões da etapa
No final da etapa de Cordeirópolis, os melhores de cada categoria subiram ao pódio. Na ASX RS, a dupla vencedora foi Flávio Pereira de Oliveira e Vinicius Marcon. “O piso foi mudando no decorrer do dia. No começo a lama dificultou muito, principalmente no primeiro trecho. Depois, o cascalho e terra batida começaram a aparecer”, comenta Flávio.
Já na ASX RS Master, os curitibanos Élcio Bardeli Júnior e Idali Bosse foram os vencedores. “A palavra que define essa prova é superação. O primeiro trecho foi muito difícil e técnico. Ainda fomos surpreendidos com a mudança de sentido no autódromo. Foi muito bom vencer uma prova como essa”, comemora Élcio.
A dupla que subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria L200 Triton ER foi Marcelo Fiuza e Joseane Koerich. “O carro se comportou muito bem, independentemente da situação do piso em que estávamos. A mudança entre os trechos dificulta muito a navegação. Acho que todos concordam que essa foi a etapa mais desafiadora da temporada”, explica Joseane.
Os vencedores da categoria L200 Triton ER Master foram Juliano Jorge Diener e Gunnar Dums. “Lama, terra, cascalho… Foi uma prova completa, para todos os gostos. Fomos consistentes durante o dia e voltamos para a casa com a vitória”, comenta Juliano.
Na categoria L200 Triton Sport RS, o piloto Gunter Hinkelmann levou o troféu de campeão ao lado do navegador Beco Andreotti.
Novo carro: L200 Triton Sport R
Em Cordeirópolis, os participantes puderam conhecer de perto o mais novo veículo preparado para competições da Mitsubishi Motors, a L200 Triton Sport R. Baseada no modelo que é vendido nas concessionárias, esse carro foi desenvolvido no Brasil em parceria com a Spinelli Racing.
O modelo foi criado para a categoria de veículos de produção (T2 FIA), que é extremamente rigorosa nas modificações que podem ser feitas e que mantém as características gerais do carro de fábrica. “Já rodamos 1.600 quilômetros, o equivalente a duas temporadas completas da Mitsubishi Cup, e não precisamos fazer nenhuma substituição de peças, com exceção daquelas de desgaste natural, como freios e filtro. A L200 Triton Sport R vem se mostrando um dos carros mais confiáveis que já desenvolvemos”, afirma Guilherme Spinelli, diretor da Spinelli Racing.
Prova noturna em Indaiatuba (SP)
No dia 20 de outubro, a Mitsubishi Cup viaja até a cidade de Indaiatuba (SP), onde os competidores enfrentarão uma etapa dupla com uma prova noturna.
“Nunca participei de uma prova noturna, será um grande desafio navegar no escuro. Estamos todos na expectativa para esse desafio”, comenta Vinicius Macron.