Equipe X Rally Team disputa o Dakar
2 de dezembro de 2018Depois da consolidação de um projeto iniciado em 2014 no Rally dos Sertões e que rendeu três títulos gerais consecutivos e o domínio das Ford Ranger V8 produzidas pela parceria entre a X Rally Team e a NWM Motorsport – que venceram todas as sete etapas da edição deste ano -, a equipe paulistana irá disputar o Rally Dakar, em janeiro, na categoria UTV.
Principal e mais difícil rali do planeta, o Dakar acontece de 6 a 17 de janeiro e terá 100% do seu trajeto em território peruano, com predominância de trechos em dunas.
Esta foi, inclusive, uma das razões que levou a X Rally Team a decidir na escolha pelos UTVs. Os equipamentos utilizados pelas duplas Cristian Baumgart/Beco Andreotti e Marcos Baumgart/Kleber Cincea serão os UTVs Can-Am Maverick X3 preparados e entregues pela South Racing.
“Tivemos uma experiência nova e muito positiva no Desafio Inca, onde pudemos competir pela primeira vez a bordo destes UTVs em um terreno no qual deveremos passar no Dakar. Vencemos etapa e terminamos bem, e isso nos trouxe já um mínimo de tato com o equipamento; assim, já chegaremos ao Dakar com alguma adaptação feita e quebrado aquele impacto de ser tudo novidade”, detalha Beco Andreotti, navegador tricampeão do Rally dos Sertões ao lado de Cristian Baumgart e também chefe da equipe X Rally Team.
Cristian e Beco pilotarão o Can-Am Maverick X3 inscrito com o número 398, enquanto Marcos e Kleber estarão na condução do número 412. Será a primeira vez que os irmãos Baumgart estarão juntos no Dakar. Marcos já disputou a prova em 2013, entre os carros, mas não concluiu a prova. “De fato será a primeira vez que estaremos como equipe no Dakar e a nossa participação no Desafio Inca foi muito valiosa no sentido de avaliarmos como seria a nossa entrada no Dakar. Nos adaptamos muito bem aos UTVs competindo em alto nível. O aprendizado foi imenso em todos os sentidos e esperamos aplicar isso no Dakar”, explica Marcos Baumgart.