“A BMW não teve um ano tão competito”, avalia Augusto Farfus sobre temporada da DTM
14 de outubro de 2018O domingo em Hockenheim foi de sol e arquibancadas lotadas para a última corrida do DTM 2018, com uma disputa emocionante pelo título, que consagrou Gary Paffett como campeão da temporada. Para Augusto Farfus, o desfecho do campeonato também foi positivo, com o 7º lugar na prova.
Assim como no dia anterior – quando também teve um bom desempenho, mas foi obrigado a abandonar a corrida porque a porta de seu carro caiu -, o único brasileiro do grid teve boa performance na classificação e largou em 5º lugar. Após uma largada conturbada, ele se manteve em sexto durante as primeiras voltas, até que seus adversários começaram a fazer suas paradas obrigatórias nos boxes, e ele chegou a estar na 2ª posição.
Farfus parou relativamente tarde em relação aos outros pilotos, na volta 22, e voltou à pista em 14º. Mas logo foi escalando o pelotão com boas ultrapassagens, para completar as 36 voltas na 7ª posição, fechando o ano na zona de pontos.
Com a vitória, René Rast aumentou para seis vitórias consecutivas o recorde que já havia estabelecido no sábado. Porém, isso não foi suficiente para ele garantisse o título, ficando com o vice-campeonato, apenas quatro pontos atrás. Gary Paffett, na despedida da Mercedes da categoria, foi o 3º na prova e sagrou-se bicampeão do DTM – seu primeiro título foi em 2005. Paul di Resta, que havia chegado à etapa na liderança, terminou o campeonato em 3º lugar.
“Tivemos um bom desempenho durante todo o fim de semana aqui em Hockenheim, e terminamos pontuando, o que foi positivo. Foi uma temporada de altos e baixos, onde às vezes não tivemos bom ritmo, em outras, tivemos uma boa performance, mas não contamos com a sorte. A BMW não teve um ano tão competitivo quanto o esperado, mas trabalhamos duro e vamos continuar trabalhando forte, para dar sequência no trabalho, já pensando no próximo ano. Quero também dar parabéns ao Paffett pelo ano que fez e pelo título”, comentou o piloto.
Augusto Farfus concluiu assim uma temporada de altos e baixos, em seu sétimo ano consecutivo no DTM, na qual teve como melhor resultado o 2º lugar na etapa de Brands Hatch.
Novidades para 2019
Além da entrada da Aston Martin na categoria no ano que vem, formalizada na última quinta-feira, o DTM também aproveitou a última etapa para anunciar seu calendário 2019. Por enquanto, foram confirmadas nove rodadas duplas, sendo quatro delas no exterior, com a volta de Zolder (Bélgica) ao calendário, que foi o primeiro circuito a receber a categoria em 1984. A temporada também passará por Misano (Itália), Brands Hatch (Inglaterra) e Assen, que substitui Zandvoort para a etapa na Holanda, além das pistas alemãs, com a abertura e encerramento em Hockenheim, Norisring, Lausitzring e Nürburgring. Ainda há a expectativa que seja anunciado um evento conjunto com o Super GT japonês.