DarkSide Books lança “Coração das Trevas”
22 de abril de 2021A DarkSide Books divulgou através das redes sociais, o mais novo integrante do selo Medo Clássico, Coração das Trevas. O livro foi escrito pelo polones, Joseph Conrad, e conta a história das expedições promovidas pelo rei Leopoldo II da Bélgica para colonizar povos selvagens, algo parecido com o que Pedro Alvarez Cabral fez em 1500 em um certo Brasil.
O destino era o Congo e como bom conquistador, fazia bem mais do que colonizar. Exploração de ouro, caça de elefantes em busca do marfim e destruía a floresta nativa. A riqueza produzida seguia diretamente para os cofres pessoais do rei. Mortes do povo local, abusos sexuais e todo tipo de crueldade eram praticados sem qualquer cerimônia.
No ano de 1890, Joseph Conrad percorreu o rio Congo como capitão de uma embarcação a vapor. A experiência viria a marcá-lo pelo resto da vida. Ao chegar no Congo, Conrad encontrou apenas o horror em suas diversas facetas, o horror praticado pelos agentes da civilização, o horror absoluto. Ele rompeu o contrato de três anos e retornou à Inglaterra depois de apenas seis meses. Anos depois, baseando-se na experiência, escreveu o romance Coração das Trevas, em que o capitão Marlow relata sua viagem pelo grande rio africano para o resgate de um gerente de posto de comércio chamado Kurtz.
O livro é um relato cruel de como os europeus devastaram o continente africano. O tradutor do livro, Paulo Raviere classifica o livro como “uma obra metafórica, simbólica, que durante todo o século gerou interpretações psicanalíticas, políticas, filosóficas, de estudos de gênero, culturais, pós-coloniais”.
O filme serviu de inspiração para o filme Apocalypse Now de 1979 do diretor Francis Ford Coppola.
A edição lançada pela DarkSide Books possui ilustrações de Braziliano Braza, e conta ainda com os Diários do Congo, nos quais Conrad se baseou para escrever romance, um ensaio de Virginia Woolf sobre o autor, e um posfácio do pesquisador Carlos da Silva Jr., no qual ele discorre sobre os resquícios coloniais que persistem ainda hoje.“Na África, na Europa ou nas Américas, a disputa pela memória continua viva, vibrante, e a nova edição de Coração das Trevas nos ajuda a lembrar desse episódio sangrento e cruel na história da humanidade”, afirma o pesquisador.
O livro está em pré-venda no site da DarkSide Books e acompanha três cards. O valor é de R$54,90 mais frete.