Porto de Itajaí promete acabar com fila de caminhões
26 de fevereiro de 2021O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve reunido, nessa quarta-feira,2 4, com o Coordenador de Trânsito da CODETRAN, Robson Alan Costa. Durante o encontro foram discutidas formas de melhorar e solucionar problemas ocasionados alto fluxo de veículos no entorno do Porto de Itajaí.
A reunião aconteceu na Superintendência do Porto de Itajaí e contou com a presença da advogada Silvia Wanderlinde, Assessora Executiva da Superintendência.
“Sabemos que o Porto é muito importante para a economia, mas sabemos das dificuldades que essa prosperidade trouxe para a cidade. Então estamos avaliando formas de melhorar o trânsito e a mobilidade no entorno do porto”, ressalta Robson Alan Costa, Coordenador de Trânsito da CODETRAN.
Para Robson os principais pontos de atenção são a Rua Silva e a Avenida Coronel Eugênio Muller, especialmente nos horários de pico.
“Nós temos a convicção que se tivermos uma cooperação entre a Superintendência, a APM Terminals e a CODETRAN podemos melhorar bastante o fluxo dessa região, principalmente no horário de pico no sentido centro-bairro e vice-versa. Por isso, estamos viabilizando a possibilidade de firmarmos convênios entre a Autoridade Portuária e a Coordenadoria de Trânsito que podem melhorar essa situação”, ressalta Robson.
Transito intenso
Trafegam por dia na região portuária, cerca de 4.000 veículos de pequeno porte. Em média, 1.200 caminhões adentram ao porto. O alto fluxo de veículos traz um impacto para a mobilidade urbana e para a comunidade em seu entorno.
“Nessa conversa nós procuramos dar continuidade a melhorias que tem sido realizada com o objetivo de oferecer um melhor atendimento a toda a comunidade portuária, especialmente nesse caso, os caminhoneiros, que são fundamentais para que essa nossa engrenagem funcione”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
Ele reforça que a Superintendência do Porto de Itajaí já está trabalhando em ações com esse objetivo:
“Nós estamos fazendo a coleta de dados no semáforo que regula o trânsito na principal entrada do porto para que, posteriormente, com base nessas informações a CODETRAN possa melhorar o conflito que ocorre ali, resolvendo aquele gargalo principalmente no trajeto centro-bairros”.
Fábio cita também a implantação do Sistema Carrossel, que desde de 2020 trouxe mais agilidade para a operação na área interna do porto. Com esse sistema todos os caminhões acessam o porto pelo Portão 1 e saem da área pelo Portão 2.
“Todas essas ações que estamos discutindo e, algumas delas já implantamos, tem como principal objetivo melhorar as condições para a comunidade portuária e a relação porto cidade”, finaliza Fábio.