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Endurance tratado a sério!
IMSA introduz mudanças significativas nas classes GTD Pro e GTD para 2025

A IMSA anunciou nesta segunda-feira, 25, alterações importantes nos regulamentos esportivos do WeatherTech SportsCar Championship para 2025. As medidas visam uma maior separação entre as categorias GTD Pro e GTD. As mudanças incluem sessões de qualificação específicas para cada classe e um sistema revisado de divisão de classes durante períodos de bandeira amarela.

Apesar de ambas as categorias continuarem utilizando o mesmo Balance of Performance (BoP) e os pneus Michelin Pilot Sport Pro, os procedimentos de corrida e qualificação serão individualizados.

Entre as novidades, destacam-se sessões de qualificação de 15 minutos exclusivas para cada classe, com a GTD Pro abrindo os trabalhos. Do mesmo modo, esse formato segue o modelo aplicado entre as categorias GTP e LMP2, permitindo que os carros de cada classe se concentrem em disputas internas sem interferências.

Além disso, a IMSA ajustará o gerenciamento de reinícios de corrida sob bandeiras amarelas, reorganizando os carros por classe, o que deve minimizar incidentes entre categorias diferentes.

Aprovação entre pilotos

Contudo, as mudanças receberam apoio de pilotos de ambas as classes. Nicky Catsburg, da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, elogiou a decisão, destacando que a separação deve reduzir frustrações.

“A IMSA deu um passo na direção certa”, disse Catsburg. “As pessoas querem competir dentro de suas classes, sem interferências externas. Essa abordagem renova nossa energia para a temporada.”

Ao mesmo tempo, Ollie Millroy, da Inception Racing, também se mostrou otimista. Segundo o piloto, o novo formato beneficiará equipes que utilizam pilotos amadores na qualificação, como Brendan Iribe, da classe Bronze. “Não vejo nada negativo nisso. Faz sentido manter as classes separadas durante as corridas.”

Aliás, Manny Franco, piloto de Ferrari na GTD, destacou a importância de uma execução eficiente no novo sistema de reinício. “Se conseguirem organizar rapidamente, será ótimo. Isso elimina confusões e nos deixa focados em nossos verdadeiros adversários.”

Kyle Kirkwood, da Vasser Sullivan Lexus na GTD Pro, afirmou que a mudança reduz margens para erros estratégicos. “Agora, não será tão prejudicial realizar pit stops estratégicos durante bandeiras amarelas, já que as posições serão reorganizadas por classe.”

Impactos estratégicos

A divisão de classes alterará estratégias, especialmente em pistas mais estreitas, onde a qualificação e os reinícios tendem a ser mais complicados. Kirkwood acredita que essas mudanças são positivas e refletem o compromisso da IMSA em ouvir as equipes.

Por fim, com as alterações, espera-se que as corridas sejam mais equilibradas e focadas, proporcionando disputas mais justas e emocionantes em cada categoria no campeonato de 2024.