Ferrari garante pole em Austin; Ford lidera dobradinha na classe LMGT3

Robert Kubica colocou a Ferrari na frente da Lone Star Le Mans, garantindo a pole position para a AF Corse na etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) no Circuito das Américas (COTA). O polonês comandou uma dobradinha do Prancing Horse antes da corrida de seis horas, que acontece neste domingo no Texas.
A bordo da Ferrari 499P #83, Kubica registrou 1:57.655 na disputa da Hyperpole, superando por apenas 0,096 segundos o carro #51 de Antonio Giovinazzi. A marca confirmou o domínio da escuderia italiana no classificatório.
Nesse sentido, Jean-Eric Vergne assegurou o terceiro lugar com o Peugeot 9X8 #93, seguido pelo Porsche 963 #6 de Kevin Estre e pela Ferrari #50 de Nicklas Nielsen, que completou o top 5.
O argentino Nicolas Varrone brilhou no início da sessão, marcada por condições instáveis e pista úmida, e ficou em sexto com o Porsche #99 da Proton Competition. Logo atrás, apareceram Charles Milesi com o Alpine A424 #36, Ryo Hirakawa com o Toyota GR010 Hybrid #8, Dries Vanthoor com a BMW M Hybrid V8 #15 e Alex Riberas com o Aston Martin Valkyrie #009, completando os dez primeiros.
Além disso, entre as surpresas negativas, Cadillac V-Series.R #12 e #38 e o Toyota GR010 Hybrid #7 apostaram em pneus de chuva e foram eliminados ainda na primeira parte da sessão. Outros nomes fortes, como o Porsche #5, o Peugeot #94, o BMW #20 e o Aston Martin #007, também ficaram de fora.
Levorato coloca Ford Mustang na pole do LMGT3
Na classe LMGT3, Giammarco Levorato surpreendeu ao conquistar a pole position com o Ford Mustang GT3 #88 da Proton Competition. Sendo assim, garantindo uma dobradinha da marca norte-americana em casa. O italiano marcou 2:07.645 nos instantes finais, superando por apenas 0,018s o carro-irmão de Ben Tuck.
A conquista só foi possível após a exclusão do Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP Team, que cruzou a linha de chegada duas vezes na primeira qualificação. Isso abriu espaço para o Ford nº 88 avançar à Hyperpole.
O McLaren 720S GT3 Evo #95 da United Autosports, com Sean Gelael, ficou em terceiro. Seguido pelo BMW M4 GT3 Evo #46 da Team WRT de Valentino Rossi. O top 5 teve o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #33 da TF Sport, com Jonny Edgar.
Aliás, Sebastien Baud levou o segundo McLaren da United ao sexto lugar. Enquanto o Lexus #87 que havia sido salvo terminou em sétimo com Finn Gehrsitz. O top 10 contou ainda com o Mercedes-AMG #60 da Iron Lynx. Além do BMW #31 da Team WRT e o Aston Martin #27 da Heart of Racing.
Entre os favoritos, destaque para as ausências: o Manthey Porsche #92 e o Ferrari #21 da Vista AF Corse. Os líderes do campeonato, não avançaram para a Hyperpole. A AF Corse, inclusive, não conseguiu classificar nenhum de seus carros entre os dez primeiros do LMGT3. Por fim, a prova será neste domingo, 07, a partir das 14h24 pelo site do Grande Premio. Link abaixo.