Diretor da Toyota critica pilotagem de Earl Bamber durante última etapa do WEC no Bahrein

Muitas corridas foram perdidas na primeira curva, e não na última. Esse pensamento ecoa na cabeça do diretor da Toyota, Pascal Vasselon, quando viu o piloto Earl Bamber no Cadillac #3, acertar o Toyota #7, na última etapa do WEC, no Bahrein. 

Os pilotos do Toyota #7, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez estavam lutando diretamente pelo título da classe Hypercar do Mundial de Endurance, com uma desvantagem de 16 pontos para o Toyota irmão #8.

Sendo assim, Bamber ainda na primeira curva de uma prova de 8 horas, acertou o #7. O choque botou o #7 na 11º da classe. Assim, o Toyota fez uma prova de recuperação. Com esse acidente, a vitória ficou fácil para Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa conquistaram o Campeonato Mundial de Pilotos de 2023 com o Toyota #8

Mesmo com a dobradinha da Toyota, Pascal Vasselon, diretor do fabricante japonês não gostou da atitude do piloto da Cadillac. “Incrível. Quando você vê um Cadillac travando os pneus por 100 metros, você se pergunta onde está. São corridas de clube? É absolutamente pouco profissional”, reclamou após a prova realizada no sábado, 04, em entrevista ao site Autosports.com.

“Nós vimos isso chegando. Antes eram 100 metros e ele… felizmente, nosso carro voltou a funcionar. Mas poderia ter sido o fim da corrida. Então aqui não temos palavras”.

“Aconteceu em Fuji. Nossos dois carros foram empurrados para fora da pista. E aqui é o mesmo. É absolutamente pouco profissional”. 

Ele acrescentou: “É triste que esse tipo de coisa aconteça nesse nível. É muito triste. Você pode travar os pneus nos últimos cinco metros, sim, mas cem metros… é incrível”. 

“Eu poderia fazer isso se estivesse (no carro)”, salienta. 

Vasselon cobra mais firmeza por parte do WEC

Além disso, o diretor da Toyota criticou a postura da organização do WEC após o ocorrido, para que sejam impostas punições mais severas. 

“Em Fuji, todos os pilotos atrás de nós foram punidos”, disse ele. “Laurens Vanthoor atrás de nós foi pego. Ambas as Ferrari empurraram um carro para fora. Tivemos sorte novamente com o carro #8, pois não tivemos nenhum furo, mas o Porsche #5 teve um furo de pneu. 

“Porque Fuji e aqui – o mesmo problema. Então, em algum momento, precisaremos de penalidades severas para os pilotos que fazem esse tipo de coisa”, cobra. 

A versão de Earl Bamber sobre o toque no Toyota

Por sua parte, Bamber, duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, explicou que não estava tentando passar para o segundo lugar, mas lamentou ter estragado as chances de título da equipe #7.

A equipe do #7 estava em segundo lugar ainda na primeira hora de prova, porém, longe de brigar pela vitória. “Eu estava entrando”, disse ele. “Fiquei muito feliz com a minha posição onde estava e depois travei no meio da zona de frenagem”, explicou. 

“De repente, ambas as rodas dianteiras travaram, o que é realmente estranho. E então, para ser sincero, soltei o freio e tentei evitar os dois Toyotas, não queria acertá-los”. 

“Quase evitei os dois, mas apenas peguei o #7. Portanto, é uma pena afetar a corrida deles. Apenas, honestamente, um toque muito, muito leve e giramos o #7.

“Mas sim, é sempre uma merda receber uma penalidade por isso. Eu me sinto mais mal por estar afetando as corridas desses caras.”

A Cadillac parecia forte nos treinos para as 8 Horas do Bahrein, com seus pilotos sugerindo que o fabricante americano poderia emergir como o adversário mais próximo da Toyota na corrida”.

Porém, o V-Series.R #2 da Chip Ganassi não foi tão competitivo em termos de corrida como muitos esperavam, depois que uma penalidade stop/go de 60 segundos deixou o carro uma volta atrás da liderança.

“Tínhamos grandes esperanças depois que Alex Lynn fez um ótimo trabalho na qualificação e o carro foi muito bom nos treinos”, disse o companheiro de equipe de Bamber, Richard Westbrook.

“Teria sido bom encerrar a temporada em alta. Estávamos muito confiantes para a corrida, mas não era assim. Aproveitaremos esta oportunidade como uma oportunidade de aprendizado e voltaremos mais fortes em 2024”, finalizou.