bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Como adicionar carros ao mod Endurance Series do Rfactor

endurance_series_sp2_by_xxmax14xx-d4kpryv[4]

Um dos mods, mais perfeitos e com belos carros e principalmente para quem gosta de Endurance é o mod Endurance Series. Porém em termos de atualização o mod original acaba devendo em termos de carros atualizados. Assim precisamos recorrer a mod que acabam adicionando carros ao mod, o que nem sempre é algo feito da maneira correta e as incompatibilidades acabam ocorrendo. Por outro lado existem boas conversões que são lançadas em mods isolados e que podem ser adicionadas ao mod Endurance ser qualquer problema. A sequencia abaixo encontrei literalmente fuçando o jogo, e claro, se você tiver um outro jeito fique a vontade para divulgar aqui.

1º Passo: Adicionando Ferrari F458 GT3 do Mod Blancpain Endurance Series.

Uma das coisas que recomento é ter várias instalações do Rfactor no seu micro, uma para cada mod. Primeiro pelo tamanho que o jogo pode ficar (minha instalação do ES tem 13 giga!), segundo, as chances de erro por conta de conflitos de carros tendem a ser menores. Crie uma pasta “GT3” dentro da pasta de veículos do ES.

Foto2

Nunca esqueça de copiar, pastas de som, textura ou qualquer outra que faça parte do mod, no caso o Blancpain, pois mesmo dentro de outra pasta o carro vai buscar os arquivos necessários para funcionar.

2º Passo: Copiando os arquivos do carro para a nova pasta.

Pegue todos os arquivos que estão na pasta do BES, e crie uma pasta com o nome do carro. Optei por deixar a que veio no mod no caso “Ferrari_458_Italia_GT3”. No caso do BES existem 2 pastas para cada carro no mod original. Fiz apenas uma para ser mais fácil, na hora de renomear os caminhos para o carro aparecer no jogo.

Foto3

3º Passo: Renomeando os arquivos .GEN e .VEH

Nesta parte do processo é que ocorrem os erros, consequentemente o carro não aparece no jogo. Todo carro do Rfactor tem em sua construção dois arquivos .GEN que são o arquivo gráfico do carro. Sem alterar as linhas de caminho não vai adiantar de nada.

Primeiro abra os arquivos “Ferrari_458_graphics,gen” e “Ferrari_458_Spinner.gen”, pelo bloco de notas.

Foto4

Com o bloco de notas aberto copie exatamente como está abaixo:

SearchPath=<TEAMDIR>..
SearchPath=<TEAMDIR>
SearchPath=<VEHDIR>

MASFile=Ferrari_458.mas
MASFile=Blancpain_Series_cmaps.mas
MASFile=Ferrari_458.MAS
MASFile=Ferrari_458_TEX.MAS

A primeira parte se refere ao “caminho” que o jogo vai percorrer para achar o carro. A parte do “MASFile” é os arquivos gráficos do jogo.

Outra maneira que pode ser feita é por exemplo:

MASFile=GT3Ferrari_458_Italia_GT3Ferrari_458.mas
MASFile=GT3Ferrari_458_Italia_GT3Blancpain_Series_cmaps.mas
MASFile=GT3Ferrari_458_Italia_GT3Ferrari_458.MAS
MASFile=GT3Ferrari_458_Italia_GT3Ferrari_458_TEX.MAS

Foto5

Tome cuidado para copiar de forma correta o nome dos arquivos para evitar erros na hora de abrir o Rfactor.

Falta editar o arquivo VEH. para o carro aparecer no menu, e consequentemente no jogo. Você deve fazer o mesmo procedimento em todos os skins do carro, para que todos apareçam. Para isto abra o arquivo BES49_458.VEH, pelo bloco de notas.

No caso do mod BES, se faz necessário alterar 3 linhas de comando para o carro aparecer no jogo.

  • Primeira: DefaultLivery=”BES49_458BES49_458.DDS” Deixe exatamente como está ai ao lado.
  • Segunda: Classes= EnduSeries ES_GT3. Você pode criar “classes” dentro do jogo ou utilizar as já existentes. Acho interessante criar uma e fazer seu próprio grid, com carros de várias épocas.
  • Terceira: Category=”Endurance Series. GT3, Ferrari 458 Italia”

Foto6

Chegou a hora de verificar se tudo está funcionando. Se aparece como nas telas abaixo parabéns!!!

rFactor 2014-01-08 20-29-34-67

Considerações finais: Cada mod é um mod, o passo a passo feito aqui é “igual” para qualquer tipo de carro, mas muitos tem suas particularidades como pacotes de sons, textura. Nunca esqueça de copiar estas pastas para evitar problemas de compatibilidade.

O jogo obviamente com mais carros pode ficar lento. No caso do BES e ES devemos sempre configurar os gráficos para DX9, e tudo na resolução mais alta possível, ou a que sua placa de vídeo aguentar.

Um problema comum é o uso de memoria do Rfactor. O programa 4GB Patch, libera mais memoria para ser utilizada no jogo, o que é muito útil quando se compete com grid com muitos carros.

rFactor 2014-01-08 20-28-15-82rFactor 2014-01-08 20-29-17-60

6 comentários sobre “Como adicionar carros ao mod Endurance Series do Rfactor

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.