bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Alpine conquista vitória nas 6 Horas de Fuji do WEC

Ferdinand Habsburg, Paul-Loup Chatin e Charles Milesi levaram a Alpine a uma vitória marcante nas 6 Horas de Fuji, garantindo o primeiro triunfo do protótipo A424 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e encerrando um jejum da marca francesa que durava desde as 6 Horas de Monza de 2022.

Resultado final

Milesi cruzou a linha de chegada com o Alpine A424 #35, vencendo por 7,682 segundos de vantagem sobre o Peugeot 9X8 #93 pilotado por Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen e Paul di Resta.

Corrida marcada por reviravoltas e intervenção do safety car virtual

A Cadillac Hertz Team JOTA controlou os primeiros estágios da corrida após largar da primeira fila com seus dois V-Series.R, com o carro #12 construindo vantagem inicial.

O cenário mudou na segunda hora, quando o piloto da BMW, Raffaele Marciello, sofreu um acidente de alta velocidade entre as curvas 8 e 9, batendo forte no guard rail enquanto perseguia o Porsche 963 Proton Competition #99 de Nico Pino. Marciello saiu ileso, mas o incidente provocou a entrada do safety car virtual, embaralhando a ordem do pelotão.

Durante o ciclo de paradas, Nico Varrone, agora no volante do Porsche #99, assumiu a liderança, mas foi superado por Jean-Eric Vergne, que fez uma ultrapassagem decisiva na curva 10 restando menos de três horas para o fim.

Estratégias de pit stops decidem a prova

O Peugeot #93 e o Alpine #35 foram os últimos a parar antes da bandeira amarela causada pela colisão entre o Aston Martin Valkyrie #007 de Tom Gamble e o Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing Team.

A disputa pela vitória virou um duelo triplo com a entrada do Porsche 963 #6 de Kevin Estre, que perdeu terreno após receber uma penalidade de cinco segundos por infração nos boxes. No pit stop final, a escolha da Alpine de trocar apenas dois pneus permitiu a Charles Milesi ultrapassar Jensen e assumir a ponta, garantindo o triunfo.

O francês abriu vantagem enquanto Jensen passou a ser pressionado por Laurens Vanthoor, permitindo à Alpine conquistar sua primeira vitória geral com o A424, um protótipo com chassi ORECA.

Pódio, tabela do campeonato e destaque para Alpine

Vanthoor e Estre completaram o pódio geral, enquanto a dupla da Porsche Penske reduziu a desvantagem para os líderes do campeonato. A Ferrari 499P #51 não pontuou, o que reduziu a diferença na liderança para 21 pontos antes da final no Bahrein.

O Porsche #5 de Julien Andlauer e Mathieu Jaminet terminou em quarto, à frente do Peugeot #94 de Malthe Jakobsen, Stoffel Vandoorne e Loic Duval.

O Aston Martin Valkyrie #007, pilotado por Marco Sorensen e Alex Riberas, chegou em sexto. Conquistando seu melhor resultado no WEC após se recuperar de uma penalidade de drive-through. O pole position, Cadillac #12, de Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn, acabou em sétimo após perder terreno com a confusão causada pelo acidente na segunda hora.

O Toyota GR010 Hybrid #7, de Nyck de Vries, Mike Conway e Kamui Kobayashi, terminou em oitavo. Apesar de um toque de Kobayashi com o Aston Martin nº 009 de Sorensen nas voltas finais. Além disso, o AF Corse Ferrari 499P #83 e o BMW #20 completaram o top 10.

Penalidades impactam Ferrari e Toyota

As Ferraris de fábrica ficaram fora do top 10, com o carro nº 51 prejudicado por duas penalidades por repetidas infrações de limite de pista. O Toyota #8 recebeu uma severa punição de parada e avanço de três minutos. Tudo isso por descumprir corretamente o procedimento de parada de emergência sob bandeira amarela total. Terminando em último na classe Hypercar.

Aliás, o problema do Toyota começou após um furo de pneu causado por um toque com o Alpine #35, vencedor da prova.

TF Sport vence na LMGT3 após drama na última volta

Na classe LMGT3, a vitória ficou com Tom van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood. Eles conduziram o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport à frente após um desfecho dramático.

A Ferrari 296 GT3 #21 da Vista AF Corse, tripulado por Francois Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera, liderava após uma parada tardia para reabastecimento. Mas recebeu uma penalidade de cinco segundos por infração nos boxes. A punição entregou a vitória ao Corvette #81, a segunda da equipe na temporada.

Rovera ainda cruzou a linha de chegada à frente de Eastwood. Porém,  diferença de apenas dois segundos não foi suficiente para manter a liderança após a aplicação da penalidade.

Por fim, o pódio foi completado pelo BMW M4 GT3 EVO #31 da The Bend Team WRT, de Augusto Farfus, Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy. O carro irmão #46, de Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Kelvin van der Linde, ficou em quarto. Após superar o Manthey Porsche 911 GT3 R #92 de Richard Lietz na batalha final.