WEC 6 horas de SPA–Audi mantem domínio com pódio triplo.

L9-IMG_8076_thumb-25255B1-25255D

As provas realizadas no circuito de SPA sempre foram marcadas pelas intemperes climáticas e muitos acidentes. Porém este ano a coisa foi outra e o sol brilhou praticamente durante as 6 horas de prova o que ajudou para o bom andamento da mesma e é claro para passeio da Audi.

O domínio foi gritante para não dizer ridículo em cima da equipe Toyota que não apresentou em nenhum momento carro para brigar com o time das quatro argolas. Esperava uma reação maior do modelo 2013 o #7 do trio Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima que apresentou problemas de super aquecimento de freios e teve que abandonar a prova. Dos males o menor visto que a equipe teve este problema em SPA e não em Le Mans.

Já o #8 de Anthony Davidson, Sébastien Buemi eStéphane Sarrazin acabou em 4º lugar a uma volta do Audi #1 vencedor da prova. Desta vez André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler souberam usar a prova e a estratégia a seu favor e venceram de forma convincente o #2 do trio Kristensen, Duval e McNish que chegou a liderar boa parte da prova. O #3 que tem Di Grassi, Gené e Jarvis fez uma boa prova, mérito do brasileiro que durante sua pilotagem entregou o carro em primeiro para o companheiro de equipe e teve braço para segurar o R18 com pouca pressão aerodinâmica. O experimento com o carro #3 deve ter surtido efeito e deve fazer a diferença em Le Mans.

Pecon Racing vence na LMP2

Pecon Racing vence na LMP2

Em quinto chegou o Lola-Toyota #12 da equipe Rebellion que fez “dobradinha” com o #13 entre os times privados. Novamente o HPD da equipe Strakka que se envolveu em um acidente logo no começo não teve chances de lutar e apenas completou a prova.

Na classe LMP2 a equipe Pecon Racing que já tinha feito a pole acabou vencendo a prova depois de uma bela disputa com o Morgan da OAK Racing e o Zytek da equipe Jota. O Oreca da equipe Delta-ADR em que compete o brasileiro Antônio Pizzonia foi o protagonista do acidente mais sério da prova aonde a suspensão do seu carro acabou quebrando bem na entrada da curva Eau Rouge não tendo como voltar a prova. Se o protótipo tivesse sem a barbatana de tubarão o acidente teria sido bem mais sério. Os carros da equipe Lotus novamente não fizeram uma boa corrida. O #32 terminou em 7º e o #31 em 8º.

Ferrari supera Aston Martin e vence na PRO

Ferrari supera Aston Martin e vence na PRO

Entre os GTs da classe PRO a vitória ficou com a Ferrari #51 da equipe AF Corse dos pilotos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni que teve uma disputa com o Aston Martin #98 do trio Senna, Makowiecki e Bell. Este segundo lugar do time Inglês só foi possível por uma estratégia ousada de não trocar pneus o que não assegurou uma posição tranquila já que nas últimas voltas a Ferrari #71 de Kamui Kobayashi e Toni Vilander diminui consideravelmente o ritmo.

Os “amadores” da classe AM tiveram um novo vencedor. A Ferrari #81 da equipe 8 Star conquistou sua primeira vitória. O trio formado por Vincente Potolicchio, Rui Aguas e Matteo Malucelli e que estrearam este ano no WEC superaram os experientes Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Allan Simonsen no Aston Martin #95 e o Corvette da equipe Larbre Competition que acabou em terceiro.

Estreante no WEC, 8Stars vence na AM

Estreante no WEC, 8Stars vence na AM

Para nós brasileiros a corrida foi mais interessante já que o Sportv que (In)felizmente possui os direitos do WEC para o Brasil transmitiu a primeira hora e a última hora da prova. Foi bom? foi e não foi. Se a desculpa é que a prova tem mais de 6 horas e que os locutores não “aguentariam” transmitir ela na integra deviam pedir conselhos para a equipe que comentou a prova pelo site da Audi ou do WEC e EuroSport. Outro ponto que achei um tanto quando engraçado é o fato tanto de Lito Cavalcantti quanto do Narrador que se não me engano é o Sérgio Maurício enaltecer que a “prova” do ano será a etapa do Brasil logo apos Le Mans.

Estreante no WEC, 8Stars vence na AM

Estreante no WEC, 8Stars vence na AM

Está certo que é importante destacar a prova brasileira, mas por que só a etapa de Interlagos? Será que o WEC tem apenas 2 provas Le Mans e Brasil? Todos sabem que o endurance gira em torno de Le Mans e é assim que tem que ser. Temos uma prova o Brasil ótimo, mas temos que parar com aquele pensamento besta de que só o que acontece aqui é o mais importante. Le Mans é a principal prova do ano e o que vier além disso é lucro para nós torcedores. Que saudades do SPEED.

Abaixo o teaser “convidando” para as 24 horas, e a classificação final e é claro o melhor e pior da prova.

Resultado final.

audi-logo_thumb-25255B4-25255D

A Audi foi irrepreensível em SPA. Sua superioridade em cima da Toyota foi muito superior nos tempos em que a Peugeot era o principal rival. Com as vitórias em Silverstone e SPA é mais do que favorita a vencer Le Mans. Com certeza a pressão sobre Kristensen e McNish será grande.

s1_1-252520-2525283-252529_thumb-25255B2-25255D

Outra que vai pressionada para Le Mans é a Toyota que não fez nada além de uma pole muito clandestina em Silverstone. A promessa do TS030 “versão” 2013 não se concretizou e o carro ainda não acabou a prova com um problema de super aquecimento dos freios. O time tem que trabalhar muito para não ter que acabar lutando com Rebellion e Strakka Racing por posições secundárias.

bandeira-brasil_thumb-25255B2-25255D

Nossos pilotos estavam mais “soltos” e fizeram boas provas. Di Grassi foi extremamente agressivo e nas voltas finais pressionou o Audi #2 pelo segundo lugar. Senna também teve uma bela apresentação. Os dois são favoritos em sua classes para Sarthe. Fernando Rees com o Corvette da Larbre chegou a liderar sua classe mas acabou em quarto.

WEC-252520badge2_thumb-25255B2-25255D

As duas provas iniciais do WEC foram sensacionais. A próxima etapa será um divisor de águas no campeonato. Claro que essa “emoção” se deve e muito pelos traçados tradicionais, resta saber como serão as provas em traçados travados como Xangai e Bahrein. Por mais que a categoria seja competitiva muito da emoção está no traçado.

 

Published
6 anos ago
Categories
2013Aston MartinAudiCorvetteFerrariLolaLotusNissanOAK RacingPorscheToyotaWorld Endurance Championship
Comments
1 Comment
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

One comment on “WEC 6 horas de SPA–Audi mantem domínio com pódio triplo.

  1. I’m Laurent Chauveau from Endurance-Info.com and 86400.fr. Could you please stop using my pictures without even asking an authorization ? I’d like you to remove all of my pics from your blog as soon as possible, please.

    Regards
    Laurent

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *