Valdeno Brito e Átila Abreu faturam dois pódios em Brands Hatch

252439_499607_img_3383

Na segunda etapa do Blancpain Sprint Series neste Domingo (10). A BMW Team Brasil conquistou, dois pódios com dois segundos lugares da dupla Valdeno Brito/Átila Abreu, do BMW Z4#77, e dois quartos lugares para o outro carro do elenco, o BMW Z4 #0, de Cacá Bueno/Sérgio Jimenez.

Com o resultado a equipe ocupa o segundo lugar na cassificação geral, com 71 pontos na Série Sprint. Na abertura da temporada, a escuderia já havia vencido e conquistado o pódio com o segundo lugar em Nogaro (Fra). A próxima etapa da Série Sprint será dia 7 de junho, em Zolder (Bel). Antes, o time participa das disputas da segunda etapa do Blancpain Endurance Series, em Silverstone (Ing), no dia 24 de maio.

Corrida Principal

Logo após a corrida 1, o Audi #2, de Enzo Ide/Christopher Mies, foi penalizado com o acréscimo de 30 segundos no tempo final de prova por irregularidades no pit stop. Com isso, Valdeno/Átila ficou com o segundo lugar, e Jimenez/Cacá herdou o quarto posto, posições de onde as duplas largaram para a corrida derradeira.

Os dois carros fizeram uma boa largada e ditaram bom ritmo. Cacá, no carro #0, mesmo espremido entre dois rivais, assumiu o terceiro lugar. Átila se manteve em segundo. Mas a McLaren #55, de Kevin Estre, não facilitou e pressionou o carioca volta a volta na busca pelo terceiro posto. A ultrapassagem aconteceu na volta 8. Pouco depois, o McLaren #55 encostou no BMW Z4 #77, pressionando Átila. As investidas de Estre deram resultado na volta 14, quando ele superou o sorocabano.

O ritmo da corrida continuou forte, e no pit stop, o trabalho dos mecânicos brasileiros foi muito bom, e o time garantiu posições no box. Após a janela de parada, a equipe voltou à pista em quarto com o carro #77 e quinto com o BMW Z4 #0. Valdeno, no BMW #77, logo assumiu o terceiro lugar e tratou e manter um ritmo forte conquistar o P2. Jimenez, mesmo considerando que seu equipamento não tinha o melhor dos ritmos, levou o carro para a quarta posição. A vitória ficou com Robin Frijns/Laurens Vanthoor, do Audi #1, dupla que liderou o fim de semana, com dois primeiros lugares e a pole.

Corrida Classificatória

Na Corrida Classificatória, que abriu a segunda etapa, os brasileiros conquistaram o pódio com Valdeno Brito/Átila Abreu, do BMW Z4 #77, em segundo lugar. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno, no BMW Z4 #0, ficou em quarto. Destaque novamente para o trabalho da equipe no pit stop, ganhando posições nos boxes. Foi uma prova de recuperação. Na primeira parte, o carro#77, de Valdeno, caiu para sexto, enquanto Jimenez, no #0, foi para sétimo, o que não impediu que o time brigasse por lugares melhores. A vitória foi para a dupla Robin Frijns/ Laurens Vanthoor do Audi #1.

A segunda parte foi mais movimentada, com muitas investidas de ultrapassagens. A 7 minutos para o encerramento da prova, a direção anunciou uma punição ao piloto Albert von Thurn und Taxis, da Lamborghini Gallardo #88, por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, e isso fez com que Átila, que estava em quarto, conquistasse o terceiro lugar, e Cacá pulasse de sexto para quinto. Após a corrida, o Audi #2, de Enzo Ide/Christopher Mies, que tinha terminado em segundo, foi penalizado com o acréscimo de 30 segundos no tempo final de prova, por irregularidades no pit stop. Com isso, Valdeno/Átila subiu para segundo, e Jimenez/Cacá herdou o quarto lugar.

Para Atíla Abreu foi um momento importante para o campeonato. “Foi um fim de semana muito bacana. Começou meio conturbado, mas fomos evoluindo e conquistamos resultados animadores para o restante da temporada, com dois segundos lugares. Tivemos muito aprendizado nesta etapa. Acredito que poderemos brigar por vitórias e pódios ao longo do ano, que virão com bastante trabalho. Na corrida 1 o Valdeno largou bem, e a equipe fez um bom trabalho no pit stop. Também fui me acostumando ao carro e ao circuito. Na corrida 2, saindo em P2, sabia que era importante manter a posição e consegui ter um ritmo forte. Fizemos mudanças no carro que surtiram resultados, tanto que mantivemos um bom ritmo. O Valdeno assumiu a segunda parte da prova e administrou bem, e novamente contamos com o bom pit stop da equipe. Foi um fim de semana perfeito”, comemorou o aniversariante Átila Abreu.

Já Valdeon Brito classifica a prova como especial. “Foi ótimo voltar aqui e conseguir esse resultado. O segundo lugar estava entalado, desde o ano passado, quando nos tiraram do pódio por uma punição injusta. Toda equipe fez um bom trabalho. Foi um ótimo fim de semana. O time está de parabéns, pois era o máximo que nosso carro poderia andar. Tudo funcionou perfeitamente”, relatou animado Valdeno Brito.

Resultado Corrida Principal (top-10):

  1. Robin Frijns/Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 42 voltas
  2. Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 14.168
  3. Kevin Estre/Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3),a 18.444
  4. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 24.033
  5. Albert von Thurn und Taxis/Nick Catsburg (Reiter Engineering, Lamborghini Gallardo LP560-4 R-EX), a 27.682
  6. Sean Walkinshaw/Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), a 31.656
  7. Stéphane Richelmi/ Stéphane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 37.067
  8. Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8LMS Ultra), a 37.373
  9. James Nash/ Frank Stippler (Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 44.058
  10. PAM – Alexey Karachev/ Bernd Schneider (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3), a 58.906

 

Resultado Corrida Classificatória / Grid Corrida Principal (top-6):

  1. Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 42 voltas
  2. Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 26.711
  3. Craig Dolby/ Sean Walkinshaw (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), a 27.054
  4. Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 27.515
  5. Kevin Estre/ Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3),a 28.011
  6. Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8LMS Ultra), a 35.062

 

Classificação do Campeonato Sprint Series:

1) Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 34

2) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 31

3) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8),33

4) Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 24

5) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), 19

6) Kevin Estre/Rob Bell (Attempto Racing, McLaren 650 S GT3), 17

7) Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 15

8) Marco Seefried/Norbert Siedler (Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), 13

9) Sean Walkinshaw/Craig Dolby (MRS GT Racing, Nissan GT-R Nismo GT3), 12

Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), 12

11) James Nash/Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 10

12) Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), 9

13) Marco Bonanomi/Filip Salaquarda (ISR, Audi R8 LMS Ultra),7

14) Bernd Schneider/ Alexei Karachev (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT), 4

15) Alexey Vasilyev/Christophe Bouchut (GT Russian Team, Mercedes SLS AMG GT3),2

16) Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 1

 

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *