Um pouco mais sobre a Michelin GT3 Le Mans Cup

Michelin-LeMans-GT3Cup-logo

A ACO anunciou em Outubro durante a última etapa da ELMS em Portugal seu mais novo campeonato. O Michelin GT3 Le Mans Cup, será um evento de apoio da ELMS e contará exclusivamente com modelos GT3 que hoje competem na classe GTC.

Com uma aposta alta no crescente mercado de carros GT3, a entidade aposta em provas mais curtas e acessos a Le Mans para os vencedores, bem como ser um rival de peso para a série Blancpain organizada pela SRO.

Todos os carros terão um equilíbrio de desempenho (BoP) criado pela ACO com base nos regulamentos da FIA. Como o nome na série, a Michelin será o fornecedor exclusivo de pneus, enquanto a Shell irá fornecer o combustível.

Os regulamentos finais serão conhecidos em Janeiro de 2016. O período de inscrição começa no dia 11 de Janeiro e tem como prazo final 14 de Março. Abaixo algumas características.

Calendário

1º etapa: sexta-feira (13) / sábado 14 de maio, 2016 Imola ITA

2º etapa: sábado (18) de junho, 2016 Le Mans FRA

3º etapa: sexta-feira (15) / sábado, 16 de julho, 2016 Red Bull Ring AUT

4º etapa: sexta-feira (26) / sábado 27 de agosto, 2016 Le Castellet, FRA

5º etapa: sexta-feira (23) / ​​sábado 24 de setembro, 2016 Spa-Francorchamps BEL

Testes oficiais: Sexta-feira (21) / sábado 22 de outubro, 2016 Estoril PRT

Para cada evento, os competidores participarão de duas sessões de treinos de 60 minutos e uma qualificação com uma duração máxima de 30 minutos (15 ‘+ 5’ parada + 10 ‘super pole).

Apenas o motorista com classificação Bronze podem participar no sessão de qualificação.

Todas as corridas irão durar duas horas, exceto a etapa preliminar das 24 horas de Le Mans que terá uma hora de duração com parada nos boxes obrigatória.

Sessão oficial de testes inaugural

Para apresentar equipes e pilotos, um seção de testes será feita entre os dias 19 e 20 de Março no circuito de Paul Ricard na França.

Composição das tripulações e equipes

Uma equipe pode contratar no máximo de dois carros do mesmo fabricante. Dois pilotos será permitido por carro. Pelo menos um motorista com classificação Bronze deve estar presente por carro. O segundo piloto pode ser Bronze, Prata ou Ouro (pilotos com classificação platina não serão aceitos).

A lista de classificação que será utilizado será o da FIA.

Formato do evento

Quinta-feira: Verificações administrativas e técnicas.

Sexta-feira: Briefing e duas sessões de treinos livres

Sábado: Sessão de qualificação e corrida

BOP

O ACO vai criar uma equipa técnica dedicada para produzir um equilíbrio de desempenho com a maior precisão com base nos resultados de cada prova.

Compromisso

Somente equipes comprometidas com a temporada podem participar na corrida de Le Mans. Para esta etapa os protótipos LMP3 também serão aceitos.

O vencedor do campeonato Michelin GT3 Le Mans Cup 2016 receberá um convite para participar das 24 Horas de Le Mans em 2017 na categoria GTE Am.

Prêmios

Prêmios serão distribuídos da seguinte forma:

  • € 100.000 para o vencedor do campeonato
  • € 70.000 para o segundo lugar no campeonato
  • € 50.000 para terceiro no campeonato

Complementando os prêmios abaixo também serão distribuídos no final de temporada

  • € 40.000 para o carro menos penalizado durante toda a temporada
  • € 10.000 para o vencedor de cada evento

Acordo específico entre a Michelin Le Mans Cup GT3 e FFSA GT Posto

Se um competidor que participa do campeonato Francês de GT, terá um desconto de 20% caso queira participar da Michelin LMS. Os calendários estão dispostos de modo de não existir conflitos entre os dois campeonatos.

Além disso, a equipe que estiver presente nos dois campeonatos terá o mesmo número  em ambas. Os pilotos de cada carro podem ser alterados em ambos os campeonatos, mas a presença de um piloto bronze é obrigatória.

Organização geral

Toda organização do campeonato terá a mesma estrutura técnica, TV, esportiva e de cronometragem da que é utilizada pela ELMS. Cada equipe terá seu devido espaço no paddock para alocar seus veículos.

Published
3 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *